Cidades

Dados assustadores

Incêndios florestais devastam 1,5 milhão de hectares no Pantanal

Segundo dados de monitoramento de incêndios florestais do Cemtec, 98,7% dos focos de incêndio estão registrados no Pantanal sul-mato-grossense

Continue lendo...

Os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense já consumiram 1,5 mil hectares somente neste ano. Segundo informações do Monitoramento de Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), 98,7% dos focos de incêndio são registrados nessas regiões.

Segundo dados do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve um aumento de 90% nas áreas queimadas no cerrado sul-mato-grossense.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (17), a área queimada no Pantanal chegou a 1.542.600 hectares, correspondendo a 1.567,7% a mais do que os danos do ano passado.

Dentre os números apresentados, 98,7% dos focos de calor estão concentrados na região do Pantanal sul-mato-grossense. As cidades que mais concentram focos de calor são Corumbá (64,8%), Aquidauana (16,6%) , Porto Murtinho (9,6%) e Miranda (7,7%).

No caso de incêndios em unidades de conservação, os estudos revelam que os focos estão concentrados no Pantanal e no Cerrado (2.844,4%), na Rede Amolar (17.857,9%) e nas Terras Indígenas (934,5%).


Mais de mil militares trabalham arduamente  

A atuação do Corpo de Bombeiros na região é incansável. Até o momento, 1.441 militares estão lutando contra as chamas.

Sobre as ocorrências, as equipes do Corpo de Bombeiros atenderam 5.292 ocorrências de incêndios florestais somente neste ano, o que representa 41,7% a mais do que o registrado no ano passado.

Os números piorar ainda mais devido ao clima seco e ao calor que sempre podem se apresentar nos verões brasileiros.

E o tempo? 

Entre sexta-feira e sábado, a previsão indica tempo instável, com possibilidade de chuvas isoladas em Mato Grosso do Sul, devido à baixa pressão atmosférica, aliada ao calor e à baixa umidade.  

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), neste final de semana, uma frente fria avança pelo estado e deve favorecer o aumento da nebulosidade, chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em Mato Grosso do Sul. Neste período, os modelos indicam uma probabilidade de tempo severo, com chuvas intensas podendo superar os 40 mm em 24 horas.

As temperaturas mais amenas ocorrerão nas regiões sul, leste e sudeste do estado, com mínimas variando entre 19°C e 23°C e máximas entre 25°C e 33°C.

No Pantanal sul-mato-grossense, no norte e no bolsão, onde os focos de queimadas aumentaram significativamente, são esperadas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 27°C e 34°C.

Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, os ventos neste final de semana atuaram nos quadrantes oeste e sul, com velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora, o que pode servir de combustível para o aumento das queimadas.

Assine o Correio do Estado 

 

Caso Marielle Franco

Chiquinho Brazão deixa presídio em Campo Grande para cumprir prisão domiciliar no RJ

Com a autorização, para retornar ao Rio de Janeiro, concedida pelo STF, o parlamentar colocou tornozeleira eletrônica neste sábado (12), acompanhado por agentes federais

12/04/2025 17h23

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Após passar 385 dias na Penitenciária Federal de Campo Grande, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido) colocou tornozeleira eletrônica, na tarde deste sábado (12), para cumprir prisão domiciliar no Rio de Janeiro (RJ).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta sexta-feira (11) que o parlamentar cumpra a pena em casa, devido ao seu quadro de saúde.

A decisão do STF de conceder a prisão domiciliar ocorre em razão das condições clínicas de Chiquinho Brazão, que sofre de doença cardíaca, diabetes, hipertensão, insuficiência renal e episódios de angina.

Ainda que tenha obtido liberação para cumprir a pena em regime domiciliar, o ministro Alexandre de Moraes impôs algumas restrições:

  • Acessar redes sociais;
  • Falar com a imprensa;
  • Receber visitas que não sejam da família ou de advogados;
  • Manter comunicação com investigados no caso Marielle.

Segundo apurado pela Veja junto ao advogado do parlamentar, Cléber Lopes, a família de Brazão está hospedada em um hotel na Capital sul-mato-grossense. 

O defensor do parlamentar confirmou também que a previsão de retorno será neste domingo (13) para a residência do parlamentar no Rio de Janeiro. 

Caso Marielle Franco

O deputado chegou no final da manhã de 27 de março de 2024 a Campo Grande, onde ficou preso no presídio federal da Capital, em uma cela de 7 m².


Ele é acusado de ter sido um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

O parlamentar foi preso no dia 24 de março de 2024, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre o crime.

Além dele, seu irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, também foram presos.

Acusações


Após as delações de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz (que dirigiu o veículo que levou o atirador), a Polícia Federal concluiu que os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão contrataram o ex-policial militar Ronnie Lessa para executar a vereadora Marielle Franco, em 2018. O motorista dela, Anderson Gomes, também foi morto.

Para a PF, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que tem ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Segundo a PF, Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, “planejou meticulosamente” o crime.

Conforme o relatório, as tratativas ocorreram de forma clandestina e em breves encontros, em locais desertos.

A primeira reunião ocorreu em 2017, quando, segundo a PF, os irmãos Brazão contrataram Edmilson Macalé, um miliciano que atua na Zona Oeste do Rio. Foi ele quem convidou Ronnie Lessa para participar do crime.(Com agências)

** Colaborou Daiany Albuquerque

Assine o Correio do Estado

Vacina no braço

Drive do Corpo de Bombeiros realiza mutirão de vacinação contra a gripe

A imunização acontece hoje e no domingo (13); veja o grupo prioritário e os horários

12/04/2025 15h30

Divulgação PMCG

Continue Lendo...

Neste final de semana, quem ainda não se imunizou deve procurar o Quartel-General do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho, em Campo Grande.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, desde o dia 27 de março, quando a campanha de vacinação teve início, mais de 53,7 mil doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas.

Neste final de semana, a vacinação será no Drive do Corpo de Bombeiros, tanto hoje quanto no domingo (13).

Antecipação

A Cidade Morena antecipou em uma semana a imunização contra a gripe (Influenza), em uma tentativa de ampliar a proteção ao público-alvo, que está suscetível diante do aumento da circulação de vírus respiratórios.

Quem pode se vacinar?

O Ministério da Saúde recomendou que o seguinte grupo receba o imunizante:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
  • Até o momento, em Campo Grande, foram aplicadas 49.023 doses no grupo considerado prioritário.

Procure unidades de saúde

A Prefeitura Municipal de Campo Grande reforçou que, durante a semana, a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família.

Já aos finais de semana, para atender pessoas que não podem comparecer por estarem trabalhando, outros pontos de vacinação estão funcionando em locais estratégicos.

“Todos que se enquadram nos públicos preconizados como prioritários pelo Ministério da Saúde, como pessoas com deficiências, trabalhadores da saúde e da educação e pessoas com doenças pré-existentes, devem buscar as unidades de saúde por estarem mais vulneráveis e expostos aos vírus da Influenza”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

A secretária alertou que, diante do aumento do número de pessoas com síndromes respiratórias, é crucial que o público-alvo receba a vacina o mais rápido possível.

Plantão de Vacinação

Quartel-General do Corpo de Bombeiros
Data: Sábado (12) e domingo (13)
Local: Rua 14 de Julho
Horário:  7h às 11h e das 13h às 17h

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).