Cidades

Vem calor aí

Inmet prevê dezembro de calor intenso e chuvas irregulares

De acordo com o diagnóstico do Inmet, as chuvas devem ocorrer, mas de forma irregular, em diversas regiões do estado. O calor acima da média, ocasionando o abafamento climático

Continue lendo...

Historicamente, em dezembro, os sul-mato-grossenses enfrentaram chuvas isoladas combinadas com o forte calor, o que deixa o clima úmido e quente ao mesmo tempo. De acordo com o prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), tudo indica que o último mês do ano será marcado por temperaturas acima da média e chuvas dentro ou abaixo do esperado em diversas regiões do estado.

Segundo os dados fornecidos pelo órgão, as chuvas nas regiões sul e oeste do estado devem ocorrer fora da mídia (área em cinza). Em outros gráficos, é mostrado que as chuvas podem ocorrer abaixo ou dentro da mídia registrada anualmente.

Divulgação/ Inmet

De acordo com esta análise, as regiões de Mato Grosso do Sul serão marcadas pela elevação dos níveis de umidade do solo, devido à previsão de chuvas mais regulares, o que pode beneficiar os agricultores nos cultivos da primeira safra. Prognóstico, algumas áreas do estado podem ser afetadas pela maior distribuição das chuvas, especialmente na região sul.


Calor vem forte 

Em outro gráfico disponibilizado pelo Inmet, é indicado que o calor no estado pode atingir níveis elevados, com temperaturas superiores a 28ºC. As regiões central, leste, norte e bolsão devem registrar temperaturas ainda mais altas, criando um clima abafado, combinado com as chuvas irregulares previstas para o mês.

Ondas de calor 

De acordo com dados meteorológicos, não haverá ondas de calor em dezembro. Embora o Inmet não tenha essa possibilidade, o Brasil, em 2024, vivenciou ondas de calor em todos os meses do ano.

Segundo a CNN Brasil, especialistas explicam que o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos, combinado com a intensificação das mudanças climáticas, são os principais fatores responsáveis pelas ondas de calor mais recentes.

Para o especialista e fundador do LAPIS, Humberto Barbosa, as ondas de calor que assolaram o Brasil em 2024 são um claro sinal dos impactos das mudanças climáticas causadas pela ação humana.

“Essas ondas de calor não são naturais, mas provocadas pela ação humana, principalmente pela fumaça das queimadas”, completa Humberto.

Ainda segundo os especialistas, é crucial que os governos e a sociedade atuem de forma conjunta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e implementem medidas de adaptação para enfrentar os próximos desafios, já que o clima está cada vez mais extremo. 

Assine o Correio do Estado.

 

 

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).