Cidades

Tecnologia

Internet 5G chega às últimas 28 cidades de MS

As operadoras devem solicitar à Anatel, a partir da próxima segunda-feira (5), o licenciamento para a ativação da faixa de internet

Continue lendo...

Conforme divulgado pelo Ministério das Comunicações, cerca de 28 municípios de Mato Grosso do Sul poderão receber o sinal da internet 5G e, com isso, o Estado passará a ter cobertura de 100% do serviço.

Cabe às operadoras que adquiriram os lotes na faixa 3,5 GHz, a partir da próxima segunda-feira (5), solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o licenciamento de ativação das estações da internet 5G. 

Instalação gradual


Com relação ao pedido de liberação que as empresas de telefonia precisam solicitar à Aneel, mesmo tendo adquirido a permissão, isso não implica que a instalação das redes será feita de imediato nas regiões contempladas. 

A implementação do serviço ficará por conta da organização de cada prestadora de serviço. 

“A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira para usufruir dos benefícios desse serviço” , disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Segundo o Ministério das Comunicações no país serão atendidos 4.808 municípios, com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, ocupados por aproximadamente 197 milhões de brasileiros. 

Por meio da  Agência Nacional de Telecomunicações, é possível verificar os municípios em que o serviço 5G está liberado, sendo que no Estado, 51 municípios estão com a tecnologia ativa. 

Em amarelo status dos municípios que aguardam liberação para uso da faixa 3,5 GHz pelo 5G 

O Estado, segundo a Estação Rádio Base e de Estações Móveis da Telefonia Móvel (ou Serviço Móvel Pessoal (SMP) conta com quatro operadoras com serviço nos 79 municípios com 1.360 estações.

Veja a lista dos municípios

  • Alcinópolis
  • Amambai
  • Anaurilândia
  • Aparecida do Taboado
  • Aral Moreira
  • Bandeirantes
  • Bataguassu
  • Batayporã
  • Camapuã
  • Cassilândia
  • Coronel Sapucaia
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Eldorado
  • Figueirão
  • Iguatemi
  • Japorã
  • Maracaju
  • Mundo Novo
  • Paranhos
  • Pedro Gomes
  • Rio Negro
  • Santa Rita do Pardo
  • São Gabriel do Oeste
  • Sete Quedas
  • Sidrolândia
  • Tacuru
  • Taquarussu

Campo Grande, uma das capitais selecionadas para receber a tecnologia “5G puro”, a funcionalidade entrou em vigência em setembro de 2022.

Interferência

Como antenas convencionais utilizam o mesmo sinal da faixa de 3,5 GHz, para evitar a falha na recepção do sinal, a Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciou a mudança de recepção do sinal de televisão aberta. 

Os usuários que recebem transmissão com uso de antena parabólica precisam adaptar o equipamento para que o sinal do 5G não interfira na transmissão televisiva. 

Munícipes que forem inscritos no  Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devem pedir o kit gratuito para realizar a adaptação necessária do equipamento. 

Em caso de dúvidas o usuário pode telefonar gratuitamente por meio do número 0800-729-2404 ou por meio do site (www.sigaantenado.com.br).
 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024

20/11/2024 22h00

Em 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países

Em 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países Foto: Reuters / Divulgação

Continue Lendo...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina LC16m8 contra a mpox à lista de insumos de uso emergencial. Este é o segundo imunizante aprovado pela entidade para controle e prevenção da doença, declarada emergência global em agosto.Em 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 paísesEm 2024 foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países

Dados da entidade revelam que, em 2024, foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo, país mais atingido, responde pela maioria de casos suspeitos.

Nas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que a vacina LC16m8 é a primeira aprovada para uso em crianças menores de 1 ano que vivem em localidades onde se registra surtos de mpox.

“Este é um passo vital para proteger populações vulneráveis, principalmente crianças, à medida em que a mpox continua a se espalhar”, escreveu.

Segundo Tedros, ao longo dos últimos dois meses, metade dos casos suspeitos contabilizados na República Democrática do Congo foram identificados entre menores de 12 anos. “O número total de casos suspeitos ultrapassou 40 mil este ano, com 1,2 mil mortes reportadas”.

No post, o diretor-geral da OMS alertou que os surtos da doença no Burundi e em Uganda estão em plena expansão. A entidade convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo.

Com informações de Agência Brasil 

Assine o Correio do Estado

Cidades

MS tem o segundo maior índice de mortos pela polícia da história

O presente ano está atrás apenas do ano passado, que havia sido recorde

20/11/2024 18h28

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Arquivo/Correio do Estado

Continue Lendo...

Dois homens, de dois municípios diferentes de Mato Grosso do Sul, foram mortos pela polícia na última terça-feira (19). Agora, o número de vítimas de agentes do Estado chegou a 70 no ano, o segundo maior índice registrado na série histórica divulgada no portal de dados da Secretaria Estadual de Justiça de Segurança Pública (Sejusp).

O presente ano está atrás apenas do ano passado, que foi o recorde em mortes causadas por agentes de Estado em Mato Grosso do Sul, com 131 mortos de janeiro a dezembro, quantidade 156,8% superior ao registrado em 2022, quando 51 foram mortos.

Os 70 mortos de 1º de janeiro a 20 de novembro deste ano se igualam às 70 vítimas registradas em todo o ano de 2019. Confira o levantamento:

Imagem ilustrativa

Perfil das vítimas

Assim como nos anos anteriores, em 2024 os homens representam a maior parte dos mortos pela polícia: foram 62 vítimas, número que representa 88,5% do total registrado. Apenas uma mulher foi vítima, e outros sete casos não tiveram o sexo especificado.

Quanto à idade, mais de metada das vítimas (52,8%) eram jovens de 18 a 29 anos. Na sequência, figuram adultos de 30 a 59 anos, que representam 31,4% do índice. Os adolescentes representam 5,7% do índice. Sete casos não especificaram idade, e representam 10%.

A maioria dos óbitos aconteceram em Campo Grande (36). No interior do Estado, foram registrados 34, sendo 19 na faixa de fronteira.

Casos mais recentes

Em menos de 12 horas, dois homens, um de 32 anos e outro de 33, morreram em confronto com a Polícia. O primeiro caso aconteceu durante a tarde, e o segundo à noite, nesta terça-feira (19).

Em Bataguassu, um homem de 32 anos foi baleado e morto por policiais civis após reagir ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão. A Polícia Civil não divulgou muitos detalhes a respeito da ocorrência.

Em Dourados, um homem de 33 anos morreu após reagir a abordagem de policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG). Conforme apurado pela mídia local, ele estava sendo monitorado pela polícia suspeito de ameaçar uma família devido a uma dívida.

Na noite de segunda-feira (18), Gabriel Nogueira da Silva, de 27 anos, responsável pelo assassinato do médico Edivandro Gil Braz, de 54 anos, foi baleado e morto por policiais, após resistir à prisão e tentar fugir da delegacia onde estava detido, localizada em Dourados.

Colaborou: Naiara Camargo.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).