O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer para adolescentes será de doze semanas em Mato Grosso do Sul, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
Atualmente o intervalo entre doses em adolescentes é de três semanas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Últimas notícias
“Aqui no Estado vamos tomar uma decisão junto com os secretários municipais: vamos continuar aplicando a D1 em adolescentes, só que a D2 nós vamos dar um aprazamento de 12 semanas”.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (20), por meio de live transmitida em uma rede social.
De acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela SES, 4,82% de adolescentes tomaram a segunda dose da vacina em Mato Grosso do Sul.
São 180.978 doses aplicadas no público de 12 a 17 anos, sendo 167.552 da primeira dose e 13.426 da segunda.
Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a imunização em adolescentes.
O Ministério da Saúde orientou as 27 unidades federativas à suspender a imunização em adolescentes após uma menina de 16 anos falecer em São Paulo horas depois de receber o imunizante da Pfizer.
A Pfizer anuncia que a vacina é segura e eficaz contra a Covid-19 em pessoas acima de 12 anos.
Mato Grosso do Sul não seguirá a orientação do Ministério e continuará vacinando adolescentes de 12 a 17 anos.
Resende afirma que a orientação do Ministério foi equivocada e que a imunização de jovens segue normal em Mato Grosso do Sul.
“Vai continuar. Como já estamos acelerados nós queremos inclusive avançar o processo de imunização nos adolescentes”.
O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), é a favor em dar prosseguimento à imunização de adolescentes. “Vamos continuar vacinando adolescentes”.
O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, afirma que adolescentes continuarão sendo imunizados com a primeira e segunda dose.
“A princípio nada muda. Neste momento, estamos seguindo a orientação da câmara intergestora bipartite e da Anvisa”.
Ritmo da vacinação
De acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tem 75,52%% de pessoas vacinadas e 53,19% imunizadas contra Covid-19.
Isso representa 1.886.827 sul-mato-grossenses que receberam a primeira dose, 1.260.793 que receberam a segunda dose e 234.904 que receberam a dose única.
Campo Grande tem 69,74% de vacinados e 55,93% de imunizados, segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Este número representa 631.897 campo-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 506.750 pessoas que tomaram as duas doses ou dose única.
Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do país no ranking de aplicação da segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.