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RODOVIA

Investimento na BR-163 deve ficar para 2025

São previstos R$ 12 bilhões, mas atualmente, a concessionária só faz obras pontuais como novo viaduto e alguns retornos

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Sem uma data certa para aprovar as regras do acordo de solução consensual para a concessão da BR-163, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai frustrar os planos dos governos estadual e  federal em garantir ainda para este ano a retomada dos investimentos a serem feitos pela MSVia na rodovia, previstos em R$ 12 bilhões.

Atualmente, a concessionária só faz obras pontuais, como o novo viaduto em Dourados, a manutenção do asfalto e alguns retornos. 

A própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) teve de alterar o seu cronograma para assinatura do  contrato de repactuação da concessão da BR-163, planejado no ano passado, quando o processo da solução consensual começou a ser analisado pela Corte. 

O órgão subordinado ao Ministério dos Transportes previu em julho que a assinatura só ocorrerá a partir de outubro.

Já o ministério estimava em abril, depois de sucessivas redefinições de novas datas, o que deve ocorrer novamente.

É que o processo em tramitação no TCU, desde setembro de 2023, nem tem data para ocorrer, como afirmou o ente administrativo responsável por fiscalizar as contas públicas. “Não há data prevista para que o processo seja apreciado em plenário.”, declarou a assessoria de comunicação.

Na semana passada, dia 26, é que foi enviado o processo ao relator para sua manifestação, que ficou sob responsabilidade do ministro Aroldo Cedraz, o mesmo que cuidado processo da repactuação do contrato da ferrovia Malha Oeste, este sem movimentação desde fevereiro.

A proposta chegou às mãos do ministro com o parecer do  Subprocurador-Geral Lucas Furtado, que ficou 12 dias analisando a proposta que já definiu os critérios do novo contrato após contestações e avais pontuais da MSVia, Ministério dos Transportes e da ANTT. Eles analisaram a Minuta de Termo de Autocomposição (termo técnico  do  documento que estabelece regras e condições do acordo que será assinado, dando fim à controvérsia), que já está elaborado desde 10 de junho.   

Sem esta definição, o início do investimento de R$ 12 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões em 2024, 2025 e 2056, com o novo contrato deixaram de ocorrer em agosto, na última  previsão dos poderes públicos estadual e federal. A primeira era janeiro, depois ficou para abril e por último em agosto. 

Em março, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, afirmou ao Correio do Estado que a partir do mês passado já deveria ter uma definição. “Após a manifestação do TCU é que se pode ter a assinatura do contrato.

Então, nesse momento, isso deve estar na iminência de sair. A gente já deve, nos próximos dois a três meses, ter essa solução, e caso o TCU dê seu parecer 100% favorável, as obras podem iniciar no meio de julho ou agosto”, declarou Verruck à época. 

Também o Governo federal não teve as suas expectativas atendidas. Em setembro do ano passado, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, apresentaram uma prévia do plano de investimentos para a BR-163, com previsão de iniciarem  no começo deste ano.

Além de aval do TCU, o Ministério dos Transportes ainda terá de levar à B3 (Bolsa de Valores) a concessão da BR-163 para leilão simplificado. Este procedimento é para dar condições de saber se alguma outra empresa oferece condições mais favoráveis ao apresentado na repactuação.

Nessa etapa, o Governo federal vai precisar vencer trâmite interno na B3 para viabilizar o certame, aí, então, o processo estará concluído.

DEMORA

O termo de relicitação foi assinado em 2021 e manteria a MSVia gerenciando a rodovia por até dois anos. Só que depois foram assinados mais dois termos que mantém a concessionária à frente da gestão da BR-163 até 2025.

No ano passado, o Governo federal tomou a decisão de refazer o contrato com a maioria das atuais concessionárias do país (incluindo a MSVia) por meio da repactuação com o argumento de que esta seria a melhor forma de manter os serviços aos usuários. 

Só que com este novo encaminhamento foram deixados de lado estudos  avançados do Ministério dos Transportes. A BR-163 foi dividida em dois lotes: Rota Pantanal (379 quilômetros , entre Campo Grande e divisa com o Mato Grosso) e a Rota Tuiuiu  (714 quilômetros, entre Campo Grande e divisa com o Paraná e trecho da BR-267, entre Bataguassu e divisa com São Paulo).

Saiba

Os estudos dessas  novas concessões preveem investimentos de R$ 19 bilhões nas rodovias, no prazo de 30 anos.

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Alívio

Inmet emite alerta de chuvas intensas para estados do Sudeste e Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o aviso vale para o leste de Mato Grosso do Sul e para Itajá, único município goiano da lista.

16/09/2024 22h00

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva.

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva. Álvaro Rezende/ Correio do Estado

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O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de chuvas intensas e acumulado de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O alerta de "perigo potencial" para chuvas intensas se estende até às 20h desta segunda-feira (16). O aviso é emitido quando há expectativa de acumulados de chuva de até 50 mm por dia e ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Inmet pede que as pessoas evitem usar aparelhos elétricos ligados à tomada e que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Em São Paulo, o alerta é válido para as regiões de São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Vale do Paraíba, Araçatuba, Piracicaba, Macro Metropolitana Paulista e Bauru. Em Minas Gerais, as chuvas devem atingir as porções sul, sudoeste, Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba. As chuvas também chegam à região metropolitana do Rio de Janeiro, ao centro e ao sul fluminense. No Centro-Oeste, o aviso vale para o leste de Mato Grosso do Sul e para Itajá, único município goiano da lista.

São Paulo tem alerta amarelo para acumulado de chuvas até às 10h da próxima terça-feira (17). O aviso se refere à previsão de chuva de até 50 mm por dia, mas sem previsão de rajadas de vento.

O Inmet destaca que há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O órgão pede que a população evite enfrentar o mau tempo e observe alterações nas encostas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O aviso de acumulado de chuva inclui 106 cidades paulistas. Os municípios fazem parte das regiões metropolitana e macro metropolitana de São Paulo, além do Vale do Paraíba, litoral sul e a região de Itapetininga.

 

*Informações da Folhapress 
 

Oportunidade

IFMS abre vagas para professor substituto com salário de R$ 7 mil

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de setembro pelo portal do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

16/09/2024 19h00

Imagem Arquivo

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O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul está com vagas abertas para professores temporários por meio de processo seletivo simplificado no campus de Corumbá. A vaga em caráter temporário com salário que pode chegar até R$ 7 mil.

A vaga é para professor substituto na área de Metalurgia Extrativa. Conforme o edital (que pode ser acessado clicando aqui), está vedado o envio da documentação por correspondência.

Processo Seletivo

  • Serão duas etapas: na primeira, será aplicada uma prova de desempenho em caráter eliminatório e classificatório.
  • Na segunda fase, para os candidatos classificados, o desempate ficará por conta da prova de títulos.

Inscrições

  • Os interessados têm até o dia 25 de setembro para acessar a Página do Candidato.
  • A taxa de inscrição é de R$ 50 e pode ser paga nas agências do Banco do Brasil até o dia 26 de setembro.

Quem pode disputar a vaga?

Para concorrer à vaga, os candidatos precisam ter graduação nos seguintes cursos:

  • Engenharia Metalúrgica
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia de Minas
  • Tecnólogo na Área de Metalurgia
  • Tecnólogo na Área de Mineração
  • Graduação na Área de Tecnologia Mineral
  • Graduação em Geologia

Cabe ressaltar que o candidato não pode ocupar outra vaga com dedicação exclusiva nem ter atuado como professor substituto na instituição nos últimos dois anos.

Também não serão aceitos candidatos que participem de sociedade privada ou sejam administradores, sócios e gerentes.

Data das provas

  • Prova didática e de títulos: dia 9 de outubro, às 8h, no campus do IFMS em Corumbá.
  • Resultado: a seleção está prevista para ser divulgada no dia 14 de outubro.

O contrato estará vigente a partir da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU), segundo o edital, com previsão de prorrogação dentro do limite estabelecido de dois anos.

Pontuação da Prova de Títulos

Salário e Carga Horária

O salário será de R$ 4.070,63 a R$ 7.014,02 (podendo variar conforme a titulação do candidato) para uma carga horária de 40 horas semanais.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected].

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