Aos 54 anos, o docente morreu na manhã desta segunda-feira (17); ele deixa esposa e dois filhos
O professor Hemerson Pistori, de 54 anos, que lecionava no curso de engenharia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), infartou e veio a óbito na manhã desta segunda-feira (17), em Campo Grande.
Por meio de nota, a UCDB lamentou o falecimento do professor. Hemerson atuava como cientista da computação e docente na universidade desde 1994.
Chegou a ser pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2017. Durante sua gestão, a UCDB tornou-se referência em pesquisa científica, o que foi fundamental para a criação dos cursos de Doutorado, assim como ocorreu o fortalecimento da internacionalização e o fomento à inovação.
Hemerson era casado e deixa dois filhos.
Leia a nota na íntegra:
“Um dos maiores expoentes da ciência em Mato Grosso do Sul, Hemerson liderava o grupo Inovisão, pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional/inteligência artificial no Centro-Oeste.
Em 2023, foi considerado um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.
Sua contribuição para a ciência e para a formação de milhares de alunos é comprovada pelas inúmeras publicações em revistas científicas.
Também pelas orientações de alunos de graduação e pós-graduação. Era docente nos cursos de Engenharia e professor titular nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.
A UCDB se solidariza à família do querido professor Hemerson e agradece imensamente sua contribuição por uma vida inteira dedicada à docência e aos avanços científicos, sempre com gentileza e humanidade.
Seu legado será eternamente lembrado, e as sementes plantadas frutificarão em sua memória”.
Alunos
Por meio da rede social, o Facebook, alunos lamentaram a partida do mestre.
"Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida. Perdemos nosso grande mestre, minha maior referência como pesquisador, meu orientador amado, meu grande e eterno amigo, Prof. Dr. Hemerson Pistori. Juntos, tivemos a honra de receber em Brasília-DF o maior prêmio internacional promovido pelo CNPq e MCTI, o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia. Lembro-me do seu orgulho ao contar do prêmio para seus amigos, e de como me senti valorizado ao seu lado. O que mais deixará saudade serão nossas conversas, nossas reflexões sobre o mundo, os projetos para o futuro e as discussões sobre nossas limitações enquanto seres humanos.Hoje, a dor na alma é imensa. Quanta falta você fará, meu amigo!”, escreveu um aluno.
Outro classificou o professor como uma das referências em inteligência artificial no país. Leia:
"Um grande cientista, um enorme ser humano e um gigante humanista... Esse era o Dr. Hemerson Pistori, uma das referências em Inteligência Artificial e Visão Computacional no Brasil, e extremamente citado em artigos de relevância internacional.
Conheci Hemerson na adolescência, no saudoso Colégio Salesiano Dom Bosco, onde estudamos o ensino médio. Eu gostava de tocar violão, e ele também. Ambos tivemos bandas de Rock; a dele foi duradoura. Ambos éramos apaixonados por computadores e tecnologia.
Estive conversando com ele semana passada sobre projetos de pesquisa em Inteligência Artificial.
Que Deus o abençoe e o receba com todo carinho e amor ao Seu Lado, e abençoe imensamente sua linda família. Meus sinceros sentimentos a toda sua família. Deus os abençoe."
Assine o Correio do Estado