Cidades

Cidades

Jovem morre após cair de motocicleta durante evento de manobras

De acordo com relatos de testemunhas, o jovem de 20 anos não estava usando capacete no momento do acidente.

Continue lendo...

Nicholas Yann dos Santos de Jesus, de 20 anos, faleceu na madrugada de hoje (2) durante um evento de manobras de motocicletas no Autódromo Internacional de Campo Grande. Conforme relatos de testemunhas presentes no local, o jovem não estava usando capacete no momento do acidente.

O acidente ocorreu por volta das 3h durante um evento da 'Motor Sound Brasil'. De acordo com informações apuradas pela reportagem, o jovem caiu da motocicleta e bateu a cabeça no chão durante uma manobra. Um casal que estava em outra motocicleta também ficou ferido.

As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apresentando fraturas pelo corpo, e foram encaminhadas para a Santa Casa de Campo Grande, onde permanecem em observação

Nicholas foi atendido por uma ambulância do autódromo, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos. 

Conforme apurado pela reportagem, o evento ocorreu em uma pista conhecida como 'arrancadão'. Segundo informações da Polícia Civil, o evento estava sendo realizado de forma ilegal.

Segundo informações da Polícia Civil, o organizador do evento, um homem de 40 anos, deve responder por homicídio simples. A Polícia Civil fornecerá mais detalhes sobre o caso em uma coletiva de imprensa na Delegacia de Pronto Atendimento Cepol, onde o caso foi registrado

 


Divulgação 

Conforme o banner do evento "Motor Sound Brasil", o evento seria de som automotivo e manobras de moto. A reportagem do Correio do Estado tentou contato com organizadores, mas não obteve retorno. 

Há vídeos divulgados pelas redes sociais de vários motociclistas sem capacete, realizando manobras perigosas próximo ao público. 

De acordo com informações da Polícia Civil, a entrada para o evento custava R$20. Testemunhas relataram que no local havia grande quantidade de bebidas alcoólicas, motociclistas realizando manobras sem capacete, ausência de orientações de trânsito e fiscalização, além de som automotivo.

Apesar de não conseguir contato com os organizadores, o espaço segue aberto para entendermos o que realmente aconteceu no espaço destinado para ocorrer o evento. 
 

Assine o Correio do Estado 

Cotidiano

Fiocruz solicita oficialmente a produção de vacina contra a dengue no Brasil

Produção será em parceria com fabricante japonesa da Qdenga

16/10/2024 20h00

Vacina Qdenga, da fabricante japonesa Takeda,

Vacina Qdenga, da fabricante japonesa Takeda, Fotos: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Continue Lendo...

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) formalizou um pedido ao Ministério da Saúde para desenvolver uma vacina contra a dengue no país. Caso aceita, a produção será da vacina Qdenga, da fabricante japonesa Takeda, por meio de um acordo de transferência de tecnologia na modalidade Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

As informações foram confirmadas pela Takeda e pela Fiocruz. A instituição brasileira disse, em nota, que poderá dar mais detalhes sobre o processo “após a avaliação da proposta encaminhada”.

O Ministério da Saúde já havia comunicado anteriormente que foram compradas quatro milhões de doses da vacina do laboratório japonês em 2024 e que, para 2025, havia contrato para distribuição de nove milhões de doses.

Segundo dados da pasta, que constam no painel de monitoramento de arboviroses, foram 6.547.438 de casos prováveis de dengue, 5.613 mortes confirmadas e 1.499 óbitos em investigação em 2024.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue. A organização recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão de dengue. A Qdenga deve ser administrada em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre elas – esquema vacinal atualmente adotado no Brasil.

O imunizante teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização da vacina no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro do ano passado, o ministério anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina começou a ser aplicada na rede pública de saúde em fevereiro. Em razão da quantidade limitada de doses a serem fornecidas pelo próprio fabricante, a imunização foi feita apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos. Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.

Além da Qdenga, também está em desenvolvimento uma vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan. A previsão é que, ainda este ano, o pedido de registro seja submetido à Anvisa.

 

*Informações da Agência Brasil 
 

Nível Superior

MPT abre processo seletivo para estagiários em MS

Os estudantes têm até o dia 8 de novembro para realizar a inscrição; no total são vagas para cinco cursos de nível superior

16/10/2024 19h50

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O Ministério Público do Trabalho (MPT-MS) abriu processo seletivo para a contratação de estagiários em diversos cursos de nível superior para Campo Grande e interior do Estado.

Os interessados em disputar a vaga têm até o dia 8 de novembro para se inscrever no certame por meio do formulário (prt24.mpt.mp.br/informe-se/estagiarios).

A seleção é em caráter reservado e busca estudantes dos seguintes cursos:

  • Administração
  • Comunicação Social/Jornalismo
  • Direito
  • Engenharia Civil
  • Tecnologia da Informação (Engenharia da Computação / Engenharia de Software / Análise de Sistemas / Ciência da Computação / Tecnologia em Redes de Computadores)

Os selecionados serão realocados nas unidades da Procuradoria Regional do Trabalho em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Requisitos

Para concorrer à vaga de estagiário, o acadêmico precisa estar matriculado nas seguintes instituições de ensino:

  • Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Unopar de Campo Grande
  • Centro Universitário Unicesumar de Campo Grande
  • Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande
  • Faculdade Insted
  • Faculdade Mato Grosso do Sul – FACSUL
  • Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS
  • Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS
  • Universidade Anhanguera Uniderp
  • Universidade Católica Dom Bosco – UCDB
  • Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS
  • Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS
  • UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
  • UNIGRAN – Campo Grande.

Veja o edital
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).