Cidades

Cidades

Justiça determina que estudante do 3º ano assuma concurso em prefeitura de MS

O jovem, que passou em quarto lugar no certame, acionou a Defensoria Pública para antecipar a formação escolar

Continue lendo...

Um estudante do ensino médio, aprovado em concurso, conseguiu na Justiça a conclusão dos estudos para tomar posse no cargo de assistente de administração na Prefeitura de Brasilândia.

O estudante teve o direito assegurado ao procurar a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

A defensora pública Sara Zam Segura Marçal apontou que o assistido passou em quarto lugar no concurso e foi convocado para assumir a função na data prevista no edital, em 3 de julho de 2024.

“A problemática é que o assistido ainda cursava o 3º ano do ensino médio e restavam cinco meses letivos para a conclusão, o que inviabilizava sua posse, conforme exigência do edital”, explicou a defensora.

O rapaz solicitou a antecipação da conclusão do ensino médio, mas a instituição negou o pedido e orientou que a única alternativa seria uma decisão judicial.

Ao buscar auxílio, a Defensoria Pública de Brasilândia protocolou um mandado de segurança em favor do estudante.

O argumento utilizado se baseou no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece a possibilidade de avanço escolar por meio da verificação do aprendizado, conforme as particularidades de cada aluno.

Com isso, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul emitiu o certificado de conclusão do ensino médio, permitindo que Richard tomasse posse no cargo público dentro do prazo estabelecido pelo certame.

Por fim, a Justiça manteve os efeitos da liminar, reconhecendo o direito de avanço escolar para alunos que demonstram capacidade e amadurecimento intelectual.

“A Defensoria demonstrou que Richard apresentava excelente desempenho acadêmico e desenvolvimento intelectual, o que justificava a antecipação da conclusão escolar”, afirmou a defensora, que completou:


“O Juízo da Vara Única da comarca de Brasilândia deferiu a liminar e determinou que a escola realizasse a avaliação de aprendizagem no prazo máximo de cinco dias. As provas ocorreram nos dias 25 e 26 de julho de 2024, e o estudante obteve notas acima da média necessária para aprovação.”

Assine o Correio do Estado

Cidades

Estado recebe 440 mil doses de vacina e monta "força-tarefa" para combater gripe

Vacinação também conta com drive-thru a partir desta quarta-feira (2)

31/03/2025 16h00

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Após receber 440 mil doses de vacina contra a Influenza, o Governo do Estado montou uma “força-tarefa” para frear o crescimento dos casos gripais em Mato Grosso do Sul. A distribuição do novo lote de imunizantes acontece já nesta terça-feira (1º). Com a nova remessa, o Estado já totaliza 524 mil doses recebidas em 2025.

Além dos grupos prioritários já previstos no Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, a estratégia de vacinação também inclui:

  • trabalhadores da Saúde;
  • puérperas; professores dos ensinos básico e superior;
  • povos indígenas;
  • pessoas em situação de rua;
  • profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • profissionais das Forças Armadas;
  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • pessoas com deficiência permanente;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores dos Correios;
  • trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • trabalhadores portuários;
  • funcionários do sistema penitenciário, detentos e  adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Na última semana, foram entregues 84 mil doses, garantindo o abastecimento de 77 das 79 cidades do estado, vacina que já contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B.
A SES também está repassando mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas para garantir a infraestrutura necessária à imunização.

Os coordenadores municipais já foram orientados sobre a estratégia da campanha e podem iniciar a vacinação assim que receberem os imunizantes, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Oficialmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início oficial em 7 de abril, com o Dia D programado para 10 de maio. 

"O envio dessas 440 mil doses reforça o compromisso do Governo do Estado com a proteção da população contra a Influenza. Nossa prioridade é garantir que todos os municípios recebam os imunizantes o mais rápido possível, permitindo que a vacinação avance sem interrupções. A imunização é fundamental para reduzir internações e complicações decorrentes do vírus, especialmente entre os grupos prioritários. Contamos com o engajamento da população para proteger a saúde coletiva”, afirma o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível. A estratégia estadual é reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo, além de vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação, que inclui crianças, gestantes e idosos.

Drive-thru da vacinação 

Outra alternativa para imunizar a população de forma mais rápida, é o drive-thru da imunização articulado também pela SES, e que tem início nesta quarta-feira (2) e se estende até o dia 17 de abril. O drive funcionará no Quartel do Corpo de Bombeiros da Rua 14 de Julho, em Campo Grande.

O horário de atendimento de segunda a sexta-feira será das 18h às 22h; e aos sábados e domingos em dois períodos: das 7h às 11h e das 13h às 17h. A iniciativa conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Assine o Correio do Estado

Controle biológico

Suzano usa joaninhas para combater pragas em eucaliptos de MS

Empresa abriu laboratório em Ribas do Rio Pardo para aumentar capacidade produtiva do inseto

31/03/2025 15h30

Joaninhas consomem até mil ovos da praga psilídeo-de-concha por dia

Joaninhas consomem até mil ovos da praga psilídeo-de-concha por dia Divulgação

Continue Lendo...

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos de eucalipto, está revolucionando o manejo florestal no Brasil com uma iniciativa pioneira: o uso de joaninhas no controle biológico de pragas.

Em 2024, a empresa liberou mais de 210 mil joaninhas da espécie Olla v-nigrum em suas florestas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Maranhão, cobrindo uma área total de 57 mil hectares.

A estratégia permitiu evitar o uso de 17,1 mil quilos de defensivos agrícolas, resultando em uma economia superior a R$ 3 milhões para a companhia.

A espécie

A joaninha Olla v-nigrum foi escolhida por sua eficácia contra o psilídeo-de-concha (Glycaspis brimblecombei), uma das pragas mais prejudiciais ao cultivo de eucalipto.

O inseto predador é capaz de consumir até mil ovos da praga por dia, contribuindo para um equilíbrio natural no ambiente sem causar superpopulação.

Para garantir o sucesso da iniciativa, a Suzano realizou dois anos de estudos detalhados sobre o comportamento do inseto, incluindo sua adaptação a diferentes temperaturas e dietas. As pesquisas foram conduzidas em parceria com instituições renomadas como a UNESP, Embrapa Florestas e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Impactos ambientais e econômicos

Além de reduzir significativamente o uso de pesticidas químicos, o projeto fortalece a biodiversidade local e promove práticas agrícolas mais sustentáveis.

Segundo Maurício Magalhães Domingues, pesquisador da Suzano, "inovação e sustentabilidade caminham juntas na companhia". Ele ressalta que a iniciativa não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também gera benefícios sociais como a valorização da ciência e a criação de empregos relacionados à produção dos insetos em laboratórios.

Resultados

Desde o início das pesquisas em 2022 até a liberação em larga escala em 2024, os resultados têm sido satisfatórios. A técnica já está sendo aplicada em diversas unidades florestais da Suzano, com planos de expansão para 2025.

A empresa pretende aumentar a capacidade produtiva das joaninhas em seu novo laboratório em Ribas do Rio Pardo (MS) e ampliar o número de hectares cobertos pelo controle biológico.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).