Cidades

INTERIOR

Licença para fábrica da Bracell deve sair até final do ano

Audiência pública no fim de maio subsidiará a decisão quanto ao licenciamento ambiental da planta em Bataguassu

Continue lendo...

Pelas reuniões planejadas pelo chamado Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA), a expectativa é que o esperado licenciamento ambiental para a fábrica de celulose da Bracell em Bataguassu, que fica longe cerca de 309,9 km de Campo Grande, saia até o último mês deste 2025. 

O fato veio à tona com o anúncio da audiência pública de apresentação de Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), marcada para o dia 29 de maio, referente ao licenciamento ambiental para a implantação da unidade pela MSFC FLorestal já protocolado no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). 

Esse mesmo estudo, como abordou recentemente o Correio do Estado, revela que o investimento atualizado previsto é cerca de 30% menor que o esperado, saindo da ordem de R$ 23 bilhões - quando a fábrica ainda era prometida para Água Clara - para atuais R$ 16 bilhões

Com o Conselho presidido pelo também secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck cita que a próxima audiência pública é considerada fundamental para o processo de licenciamento. 

"Após a realização da audiência, o Imasul dá sequência ao processo e encaminha a solicitação para que o Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA) aprecie o pedido", afirmou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

De olho no calendário de reuniões do Ceca, há a previsão de análise do pedido de licenciamento da Bracell até um mês após a audiência, para entrega da Licença Prévia ainda este ano, até dezembro. 

Após apresentação e posterior intervalo, a audiência pública de 29 de maio será aberta para resposta de perguntas previamente cadastradas, para as quais os interessados já podem se inscrever CLICANDO AQUI

Feita no ginásio de esportes do Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA), em Bataguassu, a audiência terá transmissão ao vivo e poderá ser acompanhada pelo canal da Imasul no Youtube. 

Bracell em Bataguassu

Loge cerca de 9 km da área urbana, a instalação neste ponto do município irá facilitar a captação de água - onze milhões de litros de água por hora - diretamente do Rio Paraná, distante cerca de quatro quilômetros da fábrica, o que dispensará a construção de barragens para benefício da unidade. 

Estimando consumir 12 milhões de metros cúbicos de eucalipto por ano, a capacidade anual de produção da chamada celulose kraft é calculada em torno de 2,92 milhões de toneladas, em caso de trabalho sem parada geral. 

Há ainda a possibilidade de operar em modelo combinado, com 1,46 milhão de toneladas de celulose kraft e 1,14 milhão do tipo solúvel, um total aproximado de 2,6 milhões de toneladas ao ano. 

Mesmo sem data de início anunciada, o estudo indica que as obras devem se estender ao longo de 38 meses, sendo quatro para os trabalhos de terraplanagem e 34 para a construção da fábrica propriamente dita. 

Conforme a previsão, a celulose deve ser escoada por caminhões, pela MS-395 e a BR-158, margeando o Rio Paraná, até a ferrovia que passa em Aparecida do Taboado. De lá, seguirá por ferrovia até o porto de Santos.

O titular da Semadesc, em nota, destacou o desenvolvimento estadual atual, marcado pela chegada da quinta fábrica da Arauco, no município de Inocência, longe cerca de 337 km de Campo Grande, além de apontar o reconhecimento "pelo excelente ambiente de negócios e segurança jurídica"

"Detemos 24% da produção brasileira, temos a segunda maior área de eucalipto cultivado e lideramos a produção de madeira para a indústria de papel e celulose. Tudo isso torna o Estado um terreno fértil para investimentos globais", concluiu Verruck. 

 

Assine o Correio do Estado

PREVISÃO

Fim de semana em MS deve ser marcado por chuvas intensas novamente

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 35 municípios sul-mato-grossenses sob probabilidade de chuvas intensas, que podem chegar a 100 mm

26/04/2025 10h30

Chuvas intensas devem continuar neste final de semana

Chuvas intensas devem continuar neste final de semana Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Sem dar trégua, as chuvas devem marcar o final de semana em Mato Grosso do Sul, além de temperaturas amenas que não passarão dos 30°C.

Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 35 cidades sul-mato-grossenses estão sob risco de chuvas intensas, ou seja, que vão de 30 a 100 mm por dia. Este aviso começou na manhã deste sábado (26) e deve ir até às 10h deste domingo (27).

Além da precipitação, podem haver ventos fortes e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, acontecimentos frequentes neste mês, principalmente em Campo Grande. O restante dos municípios que não estão em alerta de chuvas intensas, estão sob risco de chuvas de 20 a 50 mm.

De acordo com dados fornecidos pelo meteorologista Natalio Abrahão, a maioria das principais cidades do estado já ultrapassaram o esperado de volume de chuva para abril. Por exemplo, a capital registrou três valores diferentes, a depender da região: 305,2 mm (Jardim Panamá), 242,2 mm (Vila Progresso) e 154,1 mm (Embrapa). Todas as marcações estão acima da média histórica, que é de 105,2 mm.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a capital sul-mato-grossense recebeu 88,6 mm de chuva entre o início da manhã do dia 24 e às 7h50 de sexta-feira (25). Diante disso, muitas regiões da cidade registraram estragos, como diversas crateras, desabamentos, árvores caídas e alagamentos

A prefeita Adriane Lopes explicou que medidas efetivas só irão ser tomadas após a chegada da estiagem e que, por enquanto, as equipes estão fazendo trabalhos paliativos, assim como também afirmou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Marcelo Miglioli.

Ou seja, esta trégua tão aguardada pelo executivo de Campo Grande não deve chegar tão cedo, segundo previsão fornecida pelo Inmet.

Já no interior do estado, cidades como Coxim, Corguinho, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã, Dourados, Maracaju, Rio Verde de Mato Grosso, Corumbá e Dois Irmãos de Buriti também já ultrapassaram a barreira dos 200 mm acumulados em abril e, consequentemente, superaram a média histórica.

Temperatura

Segundo o Cemtec, a mudança no tempo ocorre devido à combinação de diversos fatores, como o intenso transporte de umidade, à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e no Paraguai, um cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria na altura do litoral da região Sul do Brasil.

Conforme a previsão, haverá queda nas temperaturas, com mínimas entre 12ºC e 14ºC e máximas 26-28°C em alguns locais. 

No Pantanal e regiões próximas, esperam-se mínimas entre 18-21°C e máximas entre 26-28°C. Na capital, em Campo Grande, o frio deve chegar de maneira breve, com mínimas entre 22-23°C e máximas entre 25-28°C ao longo dos três dias.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas de 21° a 23°C e máximas entre 28-31°C. Em relação aos ventos, os valores poderão variar entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

*Colaborou Alicia Miyashiro

Assine o Correio do Estado

VEJA VÍDEO

Apartamento em condomínio de Campo Grande pega fogo durante a noite

Caso aconteceu no Bairro Seminário e a principal suspeita é de curto-circuito após uma chapinha ter sido esquecida ligada na tomada

26/04/2025 09h45

Apartamento no bairro Seminário, em Campo Grande, pegou fogo na última noite

Apartamento no bairro Seminário, em Campo Grande, pegou fogo na última noite Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Um apartamento localizado no terceiro andar do Condomínio Castello Di Napoli, no Bairro Seminário, ficou destruído após um incêndio na noite desta sexta-feira (25).

Segundo informações, a moradora teria saído e deixado uma chapinha ligada na tomada, causando assim um curto circuito. O fogo começou por volta das 19h, quando testemunhas avistaram as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros, que determinaram a evacuação do prédio.

Ao todo, foram enviadas uma unidade de resgate, uma viatura de combate a incêndio e um caminhão-pipa. Dois vídeos foram registrados por populares que passavam no local no momento do ocorrido.

No primeiro, é possível ver a movimentação dos moradores e das equipes de resgate. Já no segundo, as imagens mostram o apartamento por dentro após o incêndio, do qual são avistados os móveis e cômodos destruídos, com resquícios de fuligem no chão. Veja abaixo:

 

 

Mesmo com o fogo intenso, não houve feridos e o caso continua em investigação por parte das autoridades.

Curto-circuito: O que é, como identificar e precauções

Curto-circuito é quando a eletricidade foge do caminho normal e encontra um trajeto mais fácil e rápido, geralmente com pouca resistência. Isso causa um fluxo exagerado de corrente elétrica, que pode gerar calor, faíscas, fumaça ou até incêndio.

Principais causas:

  • Fios desencapados ou danificados  
  • Conexões mal feitas 
  • Sobrecarga de equipamentos na mesma tomada
  • Infiltração de água em instalações elétricas
  • Equipamentos ou aparelhos defeituosos
  • Materiais de baixa qualidade ou envelhecidos

Como identificar um curto-circuito:

  • Disjuntor desarma automaticamente  
  • Cheiro de queimado próximo de tomadas ou fios  
  • Faíscas ou estalidos ao ligar algum aparelho  
  • Aparelhos parando de funcionar de repente  
  • Fumaça saindo de tomadas ou equipamentos

Precauções para evitar:

  • Sempre use materiais de boa qualidade e com selo de segurança (tipo o Inmetro)
  • Faça a instalação elétrica com profissional qualificado
  • Nunca sobrecarregue tomadas com vários aparelhos pesados
  • Revise a instalação elétrica periodicamente (principalmente em casas antigas)
  • Proteja instalações contra água e umidade
  • Instale disjuntores e dispositivos diferenciais residuais (DR)
  • Desligue a chave geral ao fazer manutenções

Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros discando 193.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).