Cidades

SAÚDE

Lula sanciona lei que facilita localização de doadores de medula óssea

Para viabilizar o contato com os doadores, a nova lei permite, se o contato inicial falhar, que os hemocentros peçam dados recentes a órgãos públicos, concessionárias de serviços públicos e serviços de proteção ao crédito

Continue lendo...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quarta-feira, 11, com veto, a lei aprovada pelo Congresso Nacional que visa a facilitar a localização de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Apesar de o registro nacional ser o terceiro maior banco de dados de doadores de medula óssea do mundo - com mais de 5 milhões de pessoas cadastradas -, quase 50% dos voluntários não são localizados quando é necessário.

“Entre janeiro de 2021 e março de 2022, foram realizadas 18.174 solicitações de contato sendo que, desse total, 7.576 doadores não foram localizados. Assim, nesse período, nada menos do que 42% das tentativas de contato foram infrutíferas”, disse o relator do projeto, senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), à Agência Senado. Isso pode acontecer, por exemplo, caso a pessoa cadastrada tenha mudado de telefone ou endereço.

Para viabilizar o contato com os doadores, a nova lei permite, se o contato inicial falhar, que os hemocentros peçam dados recentes a órgãos públicos, concessionárias de serviços públicos e serviços de proteção ao crédito. Também podem ser contatados cônjuge e familiares até o terceiro grau do cadastrado no Redome

O relator propôs que o prazo para atendimento das informações requisitadas seja de três dias úteis, podendo ter a incidência de multa de um a 100 salários mínimos por dia de atraso. A quantia arrecadada será dividida entre o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde. “É inaceitável que a doação de medula óssea seja inviabilizada pela mera falta de possibilidade de contato com eventual doador”, disse Vieira.

A proposta aprovada pelo Congresso previa que, no caso de morte do doador, os hemocentros poderiam entrar em contato com os irmãos e irmãs do voluntário e convidá-los para se cadastrarem no Redome. Lula vetou esse trecho ao considerar essa permissão uma violação ao direito constitucional à proteção de dados, pois possibilitaria o acesso a informações pessoais de terceiros sem consentimento.

O Instituto Nacional do Câncer informa em seu site que, para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao hemocentro mais próximo da sua cidade, realizar um cadastro no Redome e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem HLA. Clique aqui e veja a lista de hemocentros.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE TORNAR UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA?

- Ter entre 18 e 35 anos de idade.

- Um documento de identificação oficial com foto.

- Estar em bom estado geral de saúde.

- Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea (clique e veja a lista).
 

INVESTIGAÇÃO

Atentado contra ex-prefeita pode ter sido forjado

Crime aconteceu em setembro de 2024, quando um casal de moto disparou contra a janela do quarto em que a ex-prefeita e seu marido dormiam

17/03/2025 16h45

Atentado contra ex-prefeita pode ter sido forjado

Atentado contra ex-prefeita pode ter sido forjado Divulgação

Continue Lendo...

A Polícia Civil de Dourados deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) uma operação que investiga se o atentado contra a ex-prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacker foi forjado por um grupo político ligado à própria ex-candidata à reeleição.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro endereços, relacionados a três alvos relacionados à ela. A equipe também apreendeu celulares pertencentes ao poder público municipal, que estavam em posse da ex-prefeita, em outros alvos também foram encontrados dispositivos eletrônicos ligados ao crime de contravenção.

Por fim, a polícia informou que todo o material apreendido irá para perícia. Os envolvidos foram ouvidos e o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. 

Relembre o caso

O crime aconteceu durante a madrugada do dia 29 de setembro de 2024, quando um casal em uma moto efetuou diversos disparos que atingiram a janela do quarto em que dormia a ex-prefeita e o seu marido, Gilson Matzembacher. Os autores fugiram logo em seguida e o casal acordou com o som dos vidros estilhaçando.

À época, Clediane usou colete à prova de balas e pediu para que a polícia fizesse uma investigação rigorosa. 
 

Assine o Correio do Estado 

Cidades

Professor da UCDB infarta após aula, não resiste e morre em Campo Grande

Aos 54 anos, o docente morreu na manhã desta segunda-feira (17). Ele deixa esposa e dois filhos

17/03/2025 16h38

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O professor Hemerson Pistori, de 54 anos, que lecionava no curso de engenharia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), infartou e veio a óbito na manhã desta segunda-feira (17), em Campo Grande.

Por meio de nota, a UCDB lamentou o falecimento do professor. Hemerson atuava como cientista da computação e docente na universidade desde 1994.

Chegou a ser pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2017. Durante sua gestão, a UCDB tornou-se referência em pesquisa científica, o que foi fundamental para a criação dos cursos de Doutorado, assim como ocorreu o fortalecimento da internacionalização e o fomento à inovação.

Hemerson era casado e deixa dois filhos.

Leia a nota na íntegra:

“Um dos maiores expoentes da ciência em Mato Grosso do Sul, Hemerson liderava o grupo Inovisão, pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional/inteligência artificial no Centro-Oeste. Em 2023, foi considerado um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.

Sua contribuição para a ciência e para a formação de milhares de alunos é comprovada pelas inúmeras publicações em revistas científicas. Também pelas orientações de alunos de graduação e pós-graduação. Era docente nos cursos de Engenharia e professor titular nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

A UCDB se solidariza à família do querido professor Hemerson e agradece imensamente sua contribuição por uma vida inteira dedicada à docência e aos avanços científicos, sempre com gentileza e humanidade. Seu legado será eternamente lembrado, e as sementes plantadas frutificarão em sua memória”.

Por meio da rede social, o Facebook, alunos lamentaram a partida do mestre. 

 

"Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida. Perdemos nosso grande mestre, minha maior referência como pesquisador, meu orientador amado, meu grande e eterno amigo, Prof. Dr. Hemerson Pistori. Juntos, tivemos a honra de receber em Brasília-DF o maior prêmio internacional promovido pelo CNPq e MCTI, o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia. Lembro-me do seu orgulho ao contar do prêmio para seus amigos, e de como me senti valorizado ao seu lado.

O que mais deixará saudade serão nossas conversas, nossas reflexões sobre o mundo, os projetos para o futuro e as discussões sobre nossas limitações enquanto seres humanos. Hoje, a dor na alma é imensa. Quanta falta você fará, meu amigo! Descanse em paz, e que Deus o receba de braços abertos."

Outro também escreveu:

"Um grande cientista, um enorme ser humano e um gigante humanista... Esse era o Dr. Hemerson Pistori, uma das referências em Inteligência Artificial e Visão Computacional no Brasil, e extremamente citado em artigos de relevância internacional.

Conheci Hemerson na adolescência, no saudoso Colégio Salesiano Dom Bosco, onde estudamos o ensino médio. Eu gostava de tocar violão, e ele também. Ambos tivemos bandas de Rock; a dele foi duradoura. Ambos éramos apaixonados por computadores e tecnologia.

Estive conversando com ele semana passada sobre projetos de pesquisa em Inteligência Artificial.

Que Deus o abençoe e o receba com todo carinho e amor ao Seu Lado, e abençoe imensamente sua linda família. Meus sinceros sentimentos a toda sua família. Deus os abençoe."

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).