O Hospital Santa Casa de Campo Grande, considerado o maior de Mato Grosso do Sul, realizou, no ano de 2022, 1.569.054 atendimentos e procedimentos, entre internações, exames, maternidade e entradas na urgência/emergência.
Mais de 70 mil pessoas foram atendidas no local. O pronto-socorro adulto/pediátrico recebeu 38.981 pessoas, que deram entrada na urgência e emergência.
A parte privada do hospital, Prontomed, atendeu 21.656 pacientes, acrescido de 662 atendimentos na maternidade e 1.270 na linha especializada em Sistema Respiratório.
As cinco especialidades mais requisitadas no ano passado foram Traumatologia (23.453), Neurocirurgia (6.011), Cirurgia Geral (2.712), Cirurgia Vascular (2.616) e Oftalmologia (2.203).
Ao todo, 7.829 grávidas foram atendidas e 2.914 bebês nasceram no hospital, sendo 1.751 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 1.163 por convênios particulares.
Foram realizados 1.452.920 exames, sendo 1.208.159 laboratoriais e 244.761 de imagem. A média foi de 120.912 exames por mês.
O maior hospital de Mato Grosso do Sul também atende pacientes de outros municípios e até mesmo países. Ao todo, foram 11.831 pessoas ‘de fora’ atendidas na urgência/emergência, oriundas dos municípios de Sidrolândia (854), Terenos (605), São Gabriel do Oeste (581) e Ribas do Rio Pardo (526).
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o superintendente da Gestão Médico-hospitalar da Santa Casa, dr. Luiz Alberto Kanamura, que os números são positivos graças aos investimentos feitos em estrutura, assistência e logística.
"Os números representam um aumento significativo na produção da Instituição e no cuidado assistencial à saúde dos pacientes em 2022. E isto é devido a alguns fatores que envolvem ajustes nos processos assistenciais em relação a mudanças de protocolos e métodos internos. Um outro fator foi o retorno contratual das cirurgias eletivas e, por fim, o investimento que a Santa Casa fez na área cardiológica", pontuou.
"Enquanto alguns hospitais param de atender a especialidade, por problemas estruturais, nós absorvemos os pacientes da Capital e, de forma terciária, os do Estado. Além disso, abrimos leitos de Unidade Coronariana (UCO) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), que são setores que possuem uma grande demanda em Mato Grosso do Sul. Toda essa estruturação assistencial e logística nos levou a esses dados finais que são satisfatório", concluiu.
Santa Casa
A Santa Casa de Campo Grande está localizada no centro da Capital e ocupa todo o quarteirão entre as ruas 13 de maio, Eduardo Santos Pereira, Mato Grosso e Rui Barbosa.
É o maior hospital de Mato Grosso do Sul e tem 106 anos de história. Atende pacientes da rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, através dos convênios:
-
Cassems
-
Santa Casa Saúde
-
BACG
-
Portal Saúde
-
Fundo de Assistência Médico-Hospitalar do Ministério Público
-
UniSaúdeMS
-
Saúde Caixa
-
Conab
-
Grupo Nippon
-
Imcas – Coxim
-
Proasa
-
MAPFRE
A estrutura do hospital é composta por:
-
2 pronto-atendimentos (SUS e particular)
-
18 unidades de internação
-
612 leitos clínicos (495 SUS e 117 particular)
-
9 unidades de Terapia Intensiva tipo III com 86 leitos ativos
-
Unidade intermediária neonatal com 11 leitos ativos
-
Banco de tecido ocular humano
-
Centro Cirúrgico Geral contendo 16 salas, um pré e dois pós-operatórios, descanso médico e demais dependências
-
Centro Cirúrgico Obstétrico contendo 2 salas de cirúrgias, 4 leitos de pós-operatório, 5 salas de partos naturais
-
Centro Cirúrgico Day Clinic
-
Unidade de Ginecologia e Obstetrícia com 1 Unidade do Método Canguru e demais dependências;
-
2 ambulatórios de especialidades médicas, contendo 35 consultórios e atendendo a pacientes SUS, conveniados e particulares
-
Centro de Diagnósticos por imagens
-
Laboratório de análises clínicas
-
Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia (hemodiálise)
-
Unidade de Ocologia
-
Agência transfusional
-
Escola de Saúde
-
Centro de apoio administrativo
-
Creche
-
Serviço de arquivo médico e estatística - SAME
-
Auditório com 100 lugares
-
Igreja e uma capela
A direção do hospital é composta pelos seguintes membros:
- Heitor Rodrigues Freire (Presidente)
- Alir Terra Lima (Vice-presidente)
- Heitor Miguel Scheibeler (Diretor-secretário)
- Ivan Araújo Brandão (Diretor-secretário adjunto




