Cidades

CATÁSTROFE

"Mais louco do Brasil", prefeito de Ivinhema larga tudo para resgatar vítimas no RS

Com quase 900 mil seguidores nas redes sociais, Juliano Ferro já fez uma série de postagens mostrando sua viagem a Porto Alegre

Continue lendo...

Com quase 900 mil seguidores nas redes sociais, o prefeito de Ivinhema, cidade na região sul do Estado, Juliano Ferro, deixou a administração de seu município para o secretariado e se juntou a um grupo de pilotos de jetski e percorreu 1,5 mil quilômetros para ajudar a socorrer vítimas dos alagamentos em Porto Alegre. 

O grupo saiu de Ivinhema no domingo e ao longo da viagem foi recebendo novos voluntários que saíram de outras cidades, como Campo Grande, e até de Goiás. No começo da manhã desta terça-feira finalmente os voluntários conseguiram colocar as “embarcações” na água e fazer os primeiros resgates. 

O comboio era composto por oito caminhonetes (várias delas Dodge RAM) e carros de passeio rebocando as motos aquáticas e até um barco. Segundo o prefeito, antes da partida foi feito contato com as equipes de resgate de Porto Alegre e a chegada do grupo já estava sendo esperada. 

Fazendo uma série de postagens nas redes sociais, antes de pegar a estrada o “prefeito youtuber” também ajudou a coletar donativos para os desabrigados em várias cidades do sul do Estado a até em cidades Paulistas como Rosana e Primavera. Até segunda-feira havia material para lotar dois caminhões com alimentos, roupas e água potável que também já estão na estrada. 

Além disso, gravou vídeos pedindo doações por pix para ajudar a custear o transporte. O dinheiro, segundo ele, cairia na conta bancária de sua esposa, Samara da Silva, que ficou em Ivinhema.

 

Com seus 605 mil seguidores no Instagran e outros 287 mil no Facebook o prefeito fez uma série de postagens nas redes sociais ao longo da viagem e assim que colocou a moto aquática na água, por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira. 

Logo na sequência voltou a postar um vídeo fazendo o primeiro resgate. Ao mesmo tempo em que pilotava a “moto” fazia questão de gravar o vídeo e interagir com o homem socorrido. Em poucos minutos a postagem estava com quase 300 comentários. A grande maioria apoiando a atitude. Mas também teve gente dizendo que “te respeito muito, porém para um pouco com esse sensacionalismo”. 

Entre as motivações que levaram alguns dos voluntários a percorrerem os mais de mil quilômetros até Porto Alegre foi a informação de que um dos voluntários teria visto pelo menos 20 corpos boiando em meio à enchente e faltava gente para resgatá-los. A informação aparece em um vídeo postado por Juliano Ferro momentos antes do início da viagem. 

Porém, as autoridades locais informaram que trata-se de um fakenews. Até agora, as autoridades gaúchas confirmaram 90 mortes em todo o Estado e cerca de 1,2 milhão de pessoas afetadas pelas cheias, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. 

Em suas postagens o prefeito não deixa claro durante quantos dias ele e os demais voluntários pretendem ficar na região. A previsão é de que o Guaíba demore de duas a três semanas para retornar ao leito. 

INVESTIGADO

Autodenominado o prefeito “mais louco do Brasil” e justamente por conta de sua constante presença nas redes sociais, o prefeito de Ivinhema está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual por conta de shows organizados com dinheiro público e nos quais aproveita para fazer publicações consideradas pelo MPE como promoção pessoal. 

EDUCAÇÃO

Enem 2025: Pedidos de isenção da taxa começam nesta segunda

Os interessados têm até 25 de abril para pedir a isenção

13/04/2025 17h30

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Começa amanhã (14), e segue até o dia 25 de abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo portal Página do Participante, com o login único do Gov.br.

A isenção está disponível para os seguintes públicos:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para Programas Sociais;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.

Conforme o cronograma, o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 de maio, e o resultado dos recursos será publicado em 22 de maio.

A documentação exigida para solicitar a isenção inclui documentos de identidade, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, residência e benefícios sociais, além de documentos específicos para beneficiários do CadÚnico.

Vale lembrar que, os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência para ter a isenção. A justificativa também é feita através do Portal do Candidato.

Também é importante ressaltar que, quem não se lembra da senha pode recuperá-la na própria plataforma.

ENEM

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa; Veja programação

Até o domingo de Páscoa, haverá procissões, vigília, missas e Via Sacra na Igreja Católica

13/04/2025 17h00

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (13), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Até o próximo domingo (20) de Páscoa, várias celebrações serão feitas em diversas comunidades.

As celebrações começaram pela manhã e seguem até a noite em algumas comunidades, com procissões e missa com benção dos ramos.

Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica do Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.

Durante toda essa semana, os católicos recordam o itinerário de Jesus até a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas foram realizadas de manhã e, no período da noite, haverá às 18h e às 20h, todas com benção dos ramos.

Na programação da Semana Santa, estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, celebração Penitencial, Via Sacra com Canto do Perdão, Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Lava Pés) e Missa e Cantata de Páscoa.

O Santuário também manterá as transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração da Semana Santa.

Programação

Confira a programação de celebrações no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Domingo de Ramos (13)

18h: Santa Missa e procissão com ramos

20h: Santa Missa e procissão com ramos

Segunda-feira (14)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Meditação das Sete Dores da Virgem Maria e Missa

Terça-feira (15)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Celebração Penitencial e Missa

Quarta-feira (16)

5h15: Laudes

6h, 12h e 21h: Santa Missa

6h às 23h: Confissão e novena

Quinta-feira Santa (17)

9h: Missa do Crisma na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor

18h15: Vésperas

19h: Missa da Ceia do Senhor

20h30 às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (18)

5h30: Laudes

5h30 às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h: Celebração da Paixão do Senhor

16h30: Veneração do Cristo Morto

19h: Via Sacra Processional e Canto do Perdão

Sábado Santo (19)

9hRito de Preparação Imediata dos Eleitos aos Sacramentos da Iniciação Cristã

19h: Missa na Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20)

6h15: Laudes

7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Missa

17h: Cantata de Páscoa

Semana Santa

A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.  

Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-feira Santa (17), lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto.  

Na Sexta-feira Santa (18) Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa, apenas se faz a celebração da morte com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.

No Sábado (19), é celebrada a Missa Solene Vigília da Páscoa na Ressureição.

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa (20), dia em que Jesus ressuscitou, segundo a crença cristã. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).