Cidades

Oportunidade

Marinha vai contratar 500 oficiais; saiba como concorrer

Incrições para processo seletivo encerram-se em janeiro; há vagas para Mato Grosso do Sul

Continue lendo...

Mais de 500 vagas para o serviço militar voluntário foram abertas pela Marinha do Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17). 

á vagas em todos os distritos navais, inclusive no de Ladário (MS), que abrange  os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Há 19 vagas para estes dois estados, nas cidades de Ladário e Cuiabá (MT). 

Para o 6º Distrito Naval há vagas para médico veterinário, cirurgião dentista, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, contador, jornalista, bacharel em Direito, psicólogo, serviço social, vistoriador naval, e das áreas de engenharia cartográfica, civil, elétrica, mecânica e produção. 

As inscrições já estão abertas, e elas vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 140, e o interessado terá de preencher o formlário no site da unidade de interesse. 

A Marinha prevê incorporar os novos oficiais aos cargos no dia 5 de junho de 2025. Há vagas para homens e mulheres, e todos devem ter, no mínimo, nível superior. 

Os aprovados deverão ocupar o cargo por um ano, mas o prazo de serviço pode ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, desde que não ultrapasse o tempo máximo de oito anos.

Há limites de idade mínima (18) e máxima (41). Beneficiários de programas sociais inscritos no CadÚnico terão isenção da taxa de inscrição. 

As provas do concurso serão aplicadas no dia 23 de fevereiro com duração de três horas. A abertura dos portões acontecerá às 8h e o fechamento às 9h.

O edital prevê prova objetiva de 40 questões de língua portuguesa, que é eliminatória e classificatória.

Os candidatos também deverão passar pelo processo de prova de títulos, verificação de dados biográficos, verificação documental, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Durante todas as etapas do processo, o voluntário deverá apresentar comprovante de inscrição e documento de identificação original, como:

  • - Carteiras expedidas pela Marinha do Brasil, Exército e pela Aeronáutica; 
  • - Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação, Polícias e Corpo de Bombeiros Militares; 
  • - Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); 
  • - Passaporte; 
  • - Certificado de reservista; 
  • - Carteiras funcionais do Ministério Público e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, sejam válidas como identidade; 
  • - Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação.  

* Não serão aceitos como documentos de identificação: certidão de nascimento, CPF, título eleitoral, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Informações específicas sobre cada distrito podem ser encontradas nos editais.


Veja o cronograma: 

  • Período de inscrições - 17 de dezembro a 6 de janeiro
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição (deferidos e indeferidos) - 19 de dezembro
  • Prazo limite para o pagamento da taxa de inscrição - 7 de janeiro
  • Divulgação da data, horário de abertura e fechamento dos portões, horário limite para se apresentar na sala ou setor para identificação, horário de realização da prova escrita, endereço do local onde será realizada a prova - 10 de fevereiro
  • Prova objetiva - 23 de fevereiro
  • Divulgação dos gabaritos e das provas digitalizadas - 25 de fevereiro
  • Divulgação do gabarito final na página da internet - 9 de abril
  • Divulgação das notas das provas objetivas e convocação para a realização dos eventos complementares - 25 de abril
  • Apresentação dos voluntários - 14 de julho
  • Data limite para a convocação dos voluntários reservas - 20 de julho
  • Data limite para convocação dos voluntários reservas, em caso de segunda turma - 7 de novembro

Assine o Correio do Estado

Previsão

Fim de semana marca o início do verão e deve ser chuvoso em MS

Todo o estado está sob alerta de tempestade; confira a previsão para o fim de semana

20/12/2024 12h20

Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste sábado, dia 21 de dezembro, ocorre o solstício de verão, fenômeno que marca a mudança de estações. Nesta data, o hemisfério sul do planeta Terra está mais inclinado ao sol, e por isso ela é conhecida como "o dia mais longo do ano", com maior tempo de exposição ao sol.

O verão já chega com chuvas em Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de tempestade para todo o estado nesta sexta-feira (20) que precede o início da nova estação. A chuva deve se manter durante o fim de semana, sendo mais pontual em algumas regiões. (confira abaixo)

Fonte: Inmet.

Há probabilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos podem atingir 100 quilômetros por hora. Tais fatores aumentam o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), o intenso transporte de calor e umidade, aliado a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica e a aproximação e avanço de uma frente fria, favorecem a instabilidade no tempo durante o fim de semana.

Entre sexta e sábado (20 e 21 de dezembro), há possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, e, pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 29-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 30-33°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 28-31°C.

Domingo

No domingo (22) a previsão indica sol, seguido por aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas. Com o avanço da frente fria, ainda podem ocorrer chuvas de intensidade fraca a moderada.

Devido ao aquecimento diurno, pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Os maiores acumulados de chuva no domingo devem ocorrer nas regiões centro-oeste, sudoeste, norte e noroeste do estado devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 29-32°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas entre 29-33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-31°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 21-23°C e máximas entre 27-29°C.

Confira:


Recomendações

Em caso de tempestades:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Assine o Correio do Estado.

MEIO AMBIENTE

Coleta de lixo está suspensa no Natal e Ano Novo em Campo Grande

É aconselhado que a população não deixe lixo na rua nos dias em que o serviço parar

20/12/2024 12h00

Coleta de lixo vai parar no Natal e Ano Novo

Coleta de lixo vai parar no Natal e Ano Novo DIVULGAÇÃO/Solurb

Continue Lendo...

Devido as festividades de fim de ano, a coleta de lixo estará suspensa nos dias 25 (quarta) de dezembro (Natal) e 1º (quarta) de janeiro (Ano Novo), em Campo Grande.

De acordo com comunicado da Solurb, a coleta e funcionamento dos Ecopontos voltam ao normal em 26 de dezembro (quinta) e 2 de janeiro de 2024 (quinta). Os serviços funcionarão normalmente nos demais dias.

É aconselhado que a população campo-grandense não deixe lixo na rua nos dias em que o serviço parar.

COLETA DE LIXO

A coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares tem como objetivo recolher resíduos sólidos gerados nas residências e comércios em geral.

Após a coleta, o lixo é levado para o aterro Sanitário Dom Antonio Barbosa II.

Cada cidadão deve descartar o seu lixo adequadamente, em sacos resistentes e bem vedados, deixando-os em suas lixeiras nos dias e horários de coleta correspondentes.

O serviço atende cinco regiões da área urbana e distritos de Campo Grande. Confira aqui os dias e os horários em que o serviço passa no seu bairro.

ECOPONTOS

Ecopontos são locais de entrega voluntária regular e gratuita que recebem resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores (galhos).

Os locais funcionam de segunda-feira à sábado das 8h às 18h.

Existem cinco Ecopontos em Campo Grande, espalhados pelos bairros:

  • Ecoponto União
  • Ecoponto Moreninha
  • Ecoponto Noroeste
  • Ecoponto Nova Lima
  • Ecoponto Panamá

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).