Mais de 500 vagas para o serviço militar voluntário foram abertas pela Marinha do Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17).
á vagas em todos os distritos navais, inclusive no de Ladário (MS), que abrange os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Há 19 vagas para estes dois estados, nas cidades de Ladário e Cuiabá (MT).
Para o 6º Distrito Naval há vagas para médico veterinário, cirurgião dentista, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, contador, jornalista, bacharel em Direito, psicólogo, serviço social, vistoriador naval, e das áreas de engenharia cartográfica, civil, elétrica, mecânica e produção.
As inscrições já estão abertas, e elas vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 140, e o interessado terá de preencher o formlário no site da unidade de interesse.
A Marinha prevê incorporar os novos oficiais aos cargos no dia 5 de junho de 2025. Há vagas para homens e mulheres, e todos devem ter, no mínimo, nível superior.
Os aprovados deverão ocupar o cargo por um ano, mas o prazo de serviço pode ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, desde que não ultrapasse o tempo máximo de oito anos.
Há limites de idade mínima (18) e máxima (41). Beneficiários de programas sociais inscritos no CadÚnico terão isenção da taxa de inscrição.
As provas do concurso serão aplicadas no dia 23 de fevereiro com duração de três horas. A abertura dos portões acontecerá às 8h e o fechamento às 9h.
O edital prevê prova objetiva de 40 questões de língua portuguesa, que é eliminatória e classificatória.
Os candidatos também deverão passar pelo processo de prova de títulos, verificação de dados biográficos, verificação documental, inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Durante todas as etapas do processo, o voluntário deverá apresentar comprovante de inscrição e documento de identificação original, como:
- - Carteiras expedidas pela Marinha do Brasil, Exército e pela Aeronáutica;
- - Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação, Polícias e Corpo de Bombeiros Militares;
- - Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc);
- - Passaporte;
- - Certificado de reservista;
- - Carteiras funcionais do Ministério Público e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, sejam válidas como identidade;
- - Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação.
* Não serão aceitos como documentos de identificação: certidão de nascimento, CPF, título eleitoral, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Informações específicas sobre cada distrito podem ser encontradas nos editais.
Veja o cronograma:
- Período de inscrições - 17 de dezembro a 6 de janeiro
- Divulgação do resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição (deferidos e indeferidos) - 19 de dezembro
- Prazo limite para o pagamento da taxa de inscrição - 7 de janeiro
- Divulgação da data, horário de abertura e fechamento dos portões, horário limite para se apresentar na sala ou setor para identificação, horário de realização da prova escrita, endereço do local onde será realizada a prova - 10 de fevereiro
- Prova objetiva - 23 de fevereiro
- Divulgação dos gabaritos e das provas digitalizadas - 25 de fevereiro
- Divulgação do gabarito final na página da internet - 9 de abril
- Divulgação das notas das provas objetivas e convocação para a realização dos eventos complementares - 25 de abril
- Apresentação dos voluntários - 14 de julho
- Data limite para a convocação dos voluntários reservas - 20 de julho
- Data limite para convocação dos voluntários reservas, em caso de segunda turma - 7 de novembro