Cidades

NÃO COMPARECEU

Marquinhos não precisa depor em delegacia, decide juíza da 3ª Vara Criminal

Candidato ao governo de MS é acusado de assédio sexual e faltou depoimento pela segunda vez

Continue lendo...

Eucélia Moreira Cassal, juíza da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, definiu ontem à noite, às 22h52 minutos, que o ex-prefeito Marquinhos Trad, candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, pelo PSD, não precisa, ao menos por enquanto,  caso decida assim, a comparecer a audiência em que prestaria depoimento no âmbito do inquérito que o investiga por crimes sexuais, tocado na 1ª Delegacia de Polícia Especializada de Atendimento à Mulher. A audiência estava marcada para às 10h da manhã desta sexta-feira (23). Ele não foi.

Antes do despacho da juíza, ainda na noite de ontem, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de MS havia negado a Marquinhos um habeas corpus em que pedia para não ser ouvido nesta manhã. 

A assessoria do candidato informou que hoje o ex-prefeito tem agenda política em Três Lagoas.

Na apelação movida pelas advogadas de Marquinhos Rejane Alves de Arruda e Andréa Flores, elas sustentaram que o candidato ao governo do Estado "encontra-se em companha eleitoral, com compromissos anteriormente assumidos, solicitando a sua oitiva, após a realização do primeiro turno das eleições".

Na decisão, a magistrada decidiu "convolar a compulsoriedade de comparecimento" do ex-prefeito , "qualificado, em facultatividade".

Trocando em miúdos: pelo dito pela juíza, Marquinhos ir ou não à delegacia, é optativo, ou seja, pode ou não comparecer.

O candidato em questão enfrenta há uns 20 dias a acusação de assédio sexual, tentativa de estupro e favorecimento à prostituição.

A delegada Maíra Pacheco, que conduz a investigação e tomaria o depoimento do ex-prefeito, disse nesta manhã que soube da decisão da juíza "pela impresa" e que esperava ser notificada para "tomar uma decisão". Ela afirmou que não comentaria mais o episódio porque o caso tem sido apurado em sigilo judicial.

Ainda de acordo com o despacho da juíza Eucélia Cassol, o ex-prefeito, caso recusasse o depoimento, não poderia ser levado para a delegacia de modo coercitivo, ou seja, à força.

"Consta que o paciente [Marquinhos] foi intimado na data de hoje e constou do mandado que o não comparecimento poderá ser considerado crime de desobediência, sujeito à condução coercitiva do intimado e às penas previstas em lei", diz trecho da decisão.

Para a magistrada, "entretanto, é certo que o Supremo Tribunal Federal, no julgamento junto as ações das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 395 e 444, declarou que a condução coercitiva de réu ou investigado para interrogatório, constante do artigo 260 do Código de Processo Penal, não foi recepcionada pela Constituição de 1988".

Interpretou a juíza: "diante disso, ilegal a previsão de condução coercitiva e crime de desobediência, posto que inconstitucional, ao afrontar o direito de locomoção, de não autoincriminação e o direito ao silêncio".

Também conforme a decisão de Eucélia Cassal, nova data deve ser marcada e os supostos crimes praticados por Marquinhos, investigados:

"Por sua vez, cabe ao Estado promover as investigações necessárias diante de informação da prática de crimes e agendar, bem como ouvir os envolvidos e testemunhas, indicando datas para tanto e neste sentido não vislumbro de plano ilegalidade quanto a data para a oitiva do investigado, como também o não atendimento ao pedido das impetrantes, quanto a data por elas requerida, matéria que exige melhor análise, após a oitiva da autoridade coatora e do Ministério Público".

CALAMIDADE

Governo envia kits para cidades do Amazonas que enfrentam seca severa

Insumos e medicamentos atendem 81 mil pessoas por 30 dias

05/10/2024 23h00

Foto: Ricardo Valarini Constantino

Continue Lendo...

O governo federal enviou, na madrugada desta sexta-feira (4), kits de medicamentos e insumos para cidades do Amazonas que enfrentam uma das mais severas secas na região.

Os 54 kits vão permitir atendimento a 81 mil pessoas (cada kit pode atender 1,5 mil pessoas) por um período de 30 dias nos municípios mais impactados.

De acordo com o Ministério da Saúde, na semana passada a titular da pasta, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários de saúde da região Norte do país para ampliar o diálogo sobre as necessidades de cada estado.

Na mesma data, o ministério iniciou a campanha Se tem fumaça, tem que ter cuidado, para alertar a população e gestores de saúde sobre os riscos que a poluição do ar representa para a saúde pública.

A pasta também disponibilizou uma página dedicada ao tema, em que a população pode encontrar orientações sobre os cuidados com a saúde e como se proteger durante o período de queimadas.

A ideia é mobilizar a sociedade para adotar medidas preventivas e reduzir os impactos à saúde provocados pela exposição à fumaça.

*Com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil

MEIO AMBIENTE

Brasil e Dinamarca buscam intensificar parcerias em sustentabilidade

Rainha dinamarquesa visitou Embrapa Cerrados e teve agenda com Lula

05/10/2024 22h00

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Continue Lendo...

Biodiversidade, sustentabilidade e mudanças climáticas estão na agenda diplomática do Brasil e da Dinamarca. Como parte dessa parceria, a rainha da Dinamarca, Mary Donaldson, visitou nesta sexta-feira (4) a sede da Embrapa Cerrados e conheceu as tecnologias aplicadas no país para alinhar integração lavoura-pecuária e sustentabilidade. A Embrapa Cerrados é uma empresa pública e uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersn, considera o trabalho da Embrapa "revolucionário" e adiantou que o país pretende aprofundar as parcerias com o Brasil. "O trabalho aqui é muito inspirador. Precisamos aprender com a Embrapa, levar os resultados, comparar e avançar nessa cooperação", disse Pedersen.

Para a presidente da Embrapa, Silvia Massuruhá, a visita da comitiva dinamarquesa representa uma oportunidade para estreitar laços com a Dinamarca e apresentar as tecnologias de integração entre agropecuária e meio ambiente. Massuruhá lembrou que um dos desafios da Embrapa é garantir a segurança alimentar no Brasil com base em práticas sustentáveis. “Buscamos aumentar a produtividade conservando os recursos naturais", ressaltou a presidente.

Na última quinta-feira, a comitiva dinamarquesa também visitou o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM). O Inpa é referência nos estudos da biodiversidade amazônica e no entendimento do funcionamento da maior floresta tropical contínua do mundo.

Manto Tupinambá

Ainda nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a rainha da Dinamarca, Mary Donaldson, no Palácio do Planalto. Participaram da reunião o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. A rainha estava acompanhada pelo ministro do Clima e Energia, Lars Aagaard, e pela embaixadora da Dinamarca, Eva Bisgaard Pedersen.

Lula convidou a Dinamarca a participar da Aliança Contra a Fome, que o Brasil lançará no encontro do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. O presidente também agradeceu à Dinamarca pela devolução do Manto Tupinambá ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O item é considerado um ente vivo, de caráter espiritual, que traz identidade, memória e pertencimento para os povos indígenas do Brasil, especialmente para as populações tupi.

A rainha manifestou solidariedade em relação às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, bem como às secas e incêndios em outras regiões do país. Ela também relatou que Brasil e Dinamarca compartilham muitos valores e ideias comuns. Entre os temas da visita estavam o acesso à saúde por telemedicina, igualdade de gênero e preservação ambiental.

Casada com o príncipe Frederico X, Mary é uma patronesse do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Organização das Nações Unidas (ONU).

*Com informações da Agência Brasil

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).