Cidades

IBGE

Mato Grosso do Sul tem 18.707 endereços com nomes de santo

Ainda de acordo com a pesquisa, o tipo mais comum de logradouro em MS são Rua, com 1.065.689 Avenida com 125.688 e estrada, com 71.972.

Continue lendo...

Dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que Mato Grosso do Sul tem 18.707 endereços com nomes de santo.

Logo em seguida vêm o título Doutor, com 18.253; Presidente, com 12.045; Santa, com 11.315; Coronel, com 9.444; Dom com, 8.075; Padre, com 5.392; Vereador, com 3.761; Santo, com 3.436 e Professor, com 2.903.

Ainda de acordo com as informações, os tipos mais comuns de logradouros em MS são Rua, com 1.065.689 Avenida com 125.688, Estrada, com 71.972.

Para realizar a pesquisa, é importante entender como funciona o logradouro -  parte fundamental do endereço que permite localizar um domicílio ou estabelecimento, que pode ser uma avenida, rua, estrada, viela, praça e até mesmo um rio. Após compreender isso, o IBGE divide o endereço em partes: 

  • A primeira é o tipo (rua, estrada, etc);
  • A segunda é o título (Arquiteto, professor, Dr. Vereador etc) que pode existir ou não. 
  • A terceira parte é o nome em si. É o que se pode ver, por exemplo, na Avenida (tipo) Consul (título) Assaf Trad (nome), que fica em Campo Grande, na saída para Cuiabá.

O tipo e o título que precedem o nome no logradouro foram pré-cadastrados em uma lista que serviu de referência para a escolha do recenseador durante a coleta. Apesar disso, foram identificados tipos e títulos de logradouro que não constavam na lista de referência para que também se atualizasse a lista original.

Pesquisa

O CNEFE é oprincipal repositóriode endereços com abrangência nacional e de acesso público. Tendo como objetivo principal, a busca por registrar todos os endereços de unidades construídas ou em construção e traz informações como logradouro, localidade, CEP e número.

Além de complementos que diferenciam endereços em uma mesma posição no logradouro. Para complementar a localização de endereços associa-se a esse registro um par de coordenadas geográficas.

De forma inédita, são apresentados também dados agregados por Código de Endereçamento Postal - CEP. Dessa forma, será possível saber quantos endereços, domicílios e estabelecimentos estão vinculados a cada um dos mais de 900 mil CEPs associados a endereços registrados no CNEFE, assim como quantas casas e apartamentos, por exemplo

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).