Mesmo diante das ondas de calor que têm assolado o Brasil, os campo-grandenses podem usufruir com tranquilidade do bem mais precioso, a água, sem se preocupar com a falta de abastecimento. Isso porque a Águas Guariroba tem investido na prevenção, o que garante a captação e distribuição da água mesmo diante de longos períodos de estiagem e calor extremo.
O diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, destaca que a Águas Guariroba bateu o recorde histórico dos últimos 23 anos com a captação de 306 milhões de litros de água.
“Nós estamos fazendo investimentos constantes na ampliação de produção de água. Desde 2021, foram mais de dez poços perfurados na Capital. Massivamente no ano de 2021 perfuramos nove poços com grande profundidade. Tivemos um ganho de vazão de 400 litros por segundo, o que corresponde a 1.500³ por hora. É como se em uma hora 1.500 caixas d'águas fossem cheias. Então é um ganho representativo de volume”, enfatiza o diretor-executivo.
O investimento em ações preventivas para evitar o desabastecimento de água, devido ao aumento do consumo, se deu após a onda de calor registrada em 2020, em que diversos bairros foram afetados por falta na distribuição.
Águas Guariroba realiza ações de escuta para identificar possíveis irregularidades no sistema de abastecimento de Campo Grande“Com os investimentos que fizemos desde 2021 conseguimos garantir um abastecimento extremamente adequado mesmo considerando esses fatores intempéries, tão críticos quanto o que presenciamos em 2020. Temos novos poços, 8km de redes de setorização para equalizar esse nível de pressão, mais de 74 pontos de monitoramento de pressão na rede de toda a cidade. Então são uma série de investimentos que trouxeram pra gente essa segurança hídrica que estamos passando nesse período crítico de calor”, afirma.
Cinco cidades de MS registram as temperaturas mais altas do país
Cabe destacar, que em comparação aos dois últimos anos, a temperatura média no mês de outubro em 2023 registrou um aumento de 3 graus, enquanto a precipitação em mm está 93% menor em relação ao mesmo período do ano passado.
“O nosso controle de perdas é muito eficaz. Tanto que Campo Grande transita dentro do ranking do Trata Brasil, como uma das capitais com menores perdas do país. Temos um índice 19,4% de perda para cada 100 litros que se produz, enquanto os outros registram 45% de perda. Esse é um número muito bem representativo. Quanto menos a gente perder, maior a nossa, maior a nossa disponibilidade hídrica”, destaca.
Por fim, o diretor-executivo reitera que o volume recorde é um reflexo dos investimentos em segurança operacional dos últimos anos, mantendo a cidade abastecida 24 horas, e em ações de produção de água para garantir a eficiência no fornecimento para a população.
“Atualmente temos três equipes noturnas que percorrem cerca de 20 km todos os dias para identificar e buscar ativamente os vazamentos não visíveis. São vazamentos que requer drenagem para baixo do solo. Então essas melhorias constantes que ajudaram a gente chegar nesse número de volume recorde, lógico que atrelado também ao clima, que tem um fator muito grande na nossa produção”, finaliza.
Água limpa

No final do ano passado, como parte das ações de revitalização e segurança operacional no abastecimento, a Águas Guariroba realizou limpeza mecânica da adutora da Captação Guariroba com a utilização do PIG, um equipamento utilizado para a manutenção.
Foram 15 km de manutenção em tubulação e retirada de incrustações, contribuindo para que os moradores continuem recebendo água tratada e com regularidade.
Novos poços

Em 2023, a Águas Guariroba ativou três novos poços de água que reforçaram o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.
Ainda como parte dos investimentos em infraestrutura de abastecimento, em 2021 nove novos poços foram perfurados na região na região do Caiobá, Lageado, Pioneiros, Universitário, Coophavilla II, São Conrado, Taveirópolis e Nova Lima, ampliando em mais de 1,7 milhões de litros por hora a produção de água na cidade.
Cuidado com a distribuição
A Águas Guariroba conta com um moderno sistema de monitoramento de distribuição de água em Campo Grande. O Centro de Controle Operacional (CCO) é o coração da empresa nas ações de abastecimento e funciona 24 horas por dia.
No CCO é possível acompanhar em tempo real os volumes de água captada, tratada e principalmente distribuída. Com o monitoramento é possível identificar quando as pressões baixam em determinadas regiões, reservatórios e estações elevatórias de água tratada (EEAT).
Isso permite que as equipes de manutenção atuem de modo rápido e eficiente, garantindo que os índices de perdas de água continuem sendo um dos melhores do Brasil.
Assine o Correio do Estado.
Cinco cidades de MS registram as temperaturas mais altas do país



