Cidades

Saiu de Dourados

Morre quarta vítima de queda de avião carregado de dinheiro

Morre quarta vítima de queda de avião carregado de dinheiro

G1

07/11/2012 - 08h25
Continue lendo...

Morreu na madrugada desta quarta-feira (7) o quarto ocupante do avião que caiu na Região Metropolitana de Curitiba na terça (6). De acordo com o Hospital do Trabalhador, para onde o homem de 35 anos havia sido levado, ele não resistiu aos ferimentos e morreu à 1h45. O laudo conclusivo deve ser divulgado pelo Instituto Médico-Legal.

O avião de pequeno porte caiu por volta das 19h de terça-feira em Almirante Tamandaré. Segundo o 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), o avião saiu de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e iria pousar no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Os outros três ocupantes da aeronave morreram no momento do acidente.

A última vítima a morrer chegou ainda consciente ao hospital, reclamando de fortes dores no peito, escoriações, e uma fratura exposta em uma das pernas. Ele foi encaminhado diretamente ao Centro Cirúrgico, mas não resistiu. Ele era um dos passageiros do avião, que levava malotes de dinheiro.

CONVOCAÇÃO

Prefeitura convoca 238 aprovados em processos seletivos simplificados

Vagas são para área de educação e candidatos devem ir a Secretaria Municipal de Educação amanhã a partir das 8h para apresentação

19/01/2026 12h30

Divulgação

Continue Lendo...

Divulgado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), desta segunda-feira (19), foram convocados 238 candidatos de diversos processos seletivos simplificados. A publicação foi feita pela Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi), e todos devem ir amanhã para apresentação.

Entre os cargos para as escolas da Rede Municipal, estão:

  • assistente de educação infantil;
  • merendeiro;
  • e monitor de alunos.

Além desses, também foram divulgados os nomes de quem foi convocado para a escola de campo, com vagas nos cargos de:

  • assistente agropecuário;
  • assistente de secretaria;
  • auxiliar de manutenção;
  • inspetor de alunos;
  • e merendeiro.

As vagas tem convocações destinadas à ampla concorrência, cotistas negros(as), indígenas e pessoas com deficiência (PCD), conforme previsto no edital dos Processos Seletivos.

Das 238 convocações estão destinadas 124 para o cargo de assistente de educação infantil, 107 na ampla concorrência, 6 para indígenas, e 11 para negros (as); para cargo de merendeiro são 50 vagas, 40 na ampla concorrência e 10 para indígenas; para monitor de alunos são ao todo 51 vagas, 45 destinadas à ampla concorrência, 2 à indígenas e 4 à negros (as).

Para a escola de campo, foi destinada quantidade de vagas conforme necessidade de cada unidade escolar, com total de 13 convocações.

Os candidatos deverão ir  no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida a partir das 08h de amanhã para se apresentar para o cargo.

É necessário ir ao local para cada um receber as orientações corretas sobre a documentação que deverão ser entregues para o preenchimento da vaga e efetivação do procedimento de contratação dos convocados, além de outras informações e oportunidade para tirar dúvidas.

Confira aqui o edital, a partir da página 6.

PUREZA

Índice de potabilidade da água é de 99,22% em Campo Grande

Percentual é considerado muito bom, em comparação a outras cidades, cuja porcentagem é de 19%

19/01/2026 12h00

Estações de Tratamento de Água (ETA) Guariroba

Estações de Tratamento de Água (ETA) Guariroba MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Campo Grande se tornou referência nacional em qualidade da água. O índice médio de potabilidade é de 99,22%, atualmente, na Capital.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o percentual é considerado muito bom, em comparação a outras cidades, cuja porcentagem é de 19%.

Com isso, é permitido tomar água direto da torneira na Capital sul-mato-grossense.

“As análises confirmam que a água fornecida apresenta cloro na medida adequada, pH ideal e elevados padrões de potabilidade, reforçando a segurança do abastecimento e permitindo o consumo direto da torneira com total confiança”, explicou a coordenadora do Laboratório de Água da Águas Guariroba, Vera Lucia Sandim.

Em 2025, o sistema de abastecimento foi monitorado por meio de 300 pontos de coleta distribuídos pela cidade. Ao todo, 76.934 amostras foram realizadas, que resultaram na análise de 520.978 parâmetros. O resultado põe Campo Grande entre as cidades com a melhor água do país.

De acordo com a concessionária, a coleta das amostras é realizada em represas, pontos da rede de distribuição, Estação de Tratamento de Água, reservatórios, poços profundos e hidrômetros, o que garante o monitoramento em todas as etapas do serviço de coleta, tratamento e abastecimento de água.

As amostras são coletadas de segunda a sexta-feira e passam por avaliação que verifica se estão dentro do padrão para análise, depois são analisadas no que diz respeito a ensaios biológicos (coliformes totais, escherichia coli e bactérias heterotróficas) e ensaios químicos (alumínio, cobre, ferro, manganês, cor, turbidez, nitrogênio amoniacal, nitrito, condutividade, pH, temperatura e cloro residual livre).

ÁGUA

A concessionária responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande é a Águas Guariroba.

A água bruta captada nos córregos e poços passa por várias etapas de tratamento antes de seguir para os reservatórios e abastecer a população.

Em Campo Grande, mais de 40% da água vem da captação do Córrego Guariroba, 13% do Córrego Lageado e 47% de 150 poços profundos, sendo 10 deles do Aquífero Guarani.

Hoje, 99% da população da Capital – cerca de 953 mil pessoas – conta com acesso à água de qualidade. Atualmente, as redes totalizam mais de 3,2 mil quilômetros de extensão, com 304 mil ligações e 884 mil beneficiários.

O sistema de abastecimento é composto por duas Estações de Tratamento de Água (ETAs): ETA Guariroba e a ETA Lageado.

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho: 4.166 quilômetros de rede, equipamentos e tecnologia.

A empresa cuida da captação, adução, produção, tratamento e distribuição de água potável, bem como a coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos. Confira as etapas detalhadas:

  1. Pré-alcalinização
  2. Coagulação
  3. Floculação
  4. Decantação/Flotação
  5. Filtração
  6. Desinfecção
  7. Fluoretação
  8. Ajuste final de pH

No interior do Estado, a empresa é responsável pelo abastecimento de água é a Sanesul, mas, a Águas Guariroba fica responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).