Conforme previsão do Inmet, podem ocorrer chuvas de 50 milímetros com ventos de 60 quilômetros por hora
A segunda semana de janeiro começou com um novo alerta de temporal e chuva forte em Mato Grosso do Sul. A informação está no boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta segunda-feira (6).
Conforme a publicação, o alerta é válido para as regiões norte, pantaneira e nordeste do estado. Nestas áreas, podem ocorrer chuvas de 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
Aliado a isso, os ventos podem atingir entre 40 a 60 quilômetros por hora. Este cenário é classificado como risco amarelo, que classifica os eventos meteorológicos como de perigo potencial.
A publicação vale das 10h desta segunda-feira (6) até às 10h de terça-feira (7). Confira a lista completa de municípios inclusos no aviso:
- Água Clara
- Alcinópolis
- Aquidauana
- Camapuã
- Cassilândia
- Chapadão do Sul
- Corumbá
- Costa Rica
- Coxim
- Figueirão
- Inocência
- Ladário
- Paraíso das Águas
- Paranaíba
- Pedro Gomes
- Rio Negro
- Rio Verde de Mato Grosso
- São Gabriel do Oeste
- Sonora
Em caso de emergência, procure as autoridades
A condição indicada pelo Inmet favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesse sentido, o instituto alerta a população para que não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e raios.
Também não se é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, necessidade de mais informações ou contatos de socorro, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Calor também castiga o MS
Por outro lado, grande parte de Mato Grosso do Sul também enfrenta um cenário de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), esta condição climática está relacionada com um cenário de alta pressão atmosférica no estado.
Ainda segundo o Cemtec, durante esta semana os termômetros no estado podem chegar a 39º C, com umidades entre 15% a 30%. O cenário mais crítico está focado nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.
Nesta segunda-feira (6), Campo Grande tem temperatura mínima de 22°C e pode chegar à máxima de 32°C. Em Dourados e Anaurilândia, a mínima fica entre 18 e 19°C e máxima de 36°C. Na região sul, em Ponta Porã e Iguatemi, a mínima é de 20 a 18°C e máxima de 32 a 33ºC, respectivamente.
Na região pantaneira de Corumbá, a temperatura mínima fica entre 26°C e máxima de 31°C. Já no Bolsão e norte do estado, Coxim e Paranaíba, a mínima é de 23°C e máxima de 33°C.