Um motorista do Conselho Tutelar foi preso em flagrante nesta quarta-feira (14) por armazenar material de abuso sexual infantil em seus equipamentos eletrônicos (CSAM). A ação faz parte da Operação Proteção Integral II e conta com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e da Polícia Federal.
Ao todo 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos em todas as unidades da federação. O homem de 54 anos foi preso no bairro Jardim Popular, o Núcleo de Inteligência da DEPCA informou que o suspeito é alvo de investigações há cerca de 1 ano, nas quais concluíram que ele participava de grupos de compartilhamento de CSAM com aquisição mediante pagamento de valores em dinheiro, durante três anos.
Foram apreendidos um notebook, um celular e um HD externo, já o suspeito foi encaminhado à Delegacia Especializada para demais providências.
A operação busca integrar forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material. A ação também reforça o compromisso da Polícia na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Somente em 2025 - entre janeiro e abril - a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.
As autoridades alertam aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.