Neste sábado (12) abre o agendamento da terceira semana da chamada "Caravana da Castração", por parte da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal (Suprova) da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) de Mato Grosso do Sul.
Segundo informado pela Pasta, a iniciativa deve percorrer 45 municípios sul-mato-grossenses, com os primeiros sendo Miranda e Bodequena, com a primeira cidade longe aproximadamente 207 quilômetros de Campo Grande, que recebeu o projeto entre os dias 04 e 08.
Conforme repassado pela Setesc, a próxima cidade a receber a "Caravana da Castração" será Dourados, com início dos trabalho entre o domingo (13) até a próxima terça-feira (15).
Depois, a Caravana ainda deve chegar até os seguintes municípios, com as respectivas datas dos trabalhos e abertura dos respectivos agendamentos para cada cidade.
- Jardim - 17 a 19 de julho (agendamento: 16 de julho)
- Porto Murtinho - 21 e 22 de julho (agendamento: 20 de julho)
- Nioaque - 24 e 25 de julho (agendamento: 23 de julho)
- Anastácio - 27 a 30 de julho (agendamento: 26 de julho)
- Aquidauana - 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)
- Ladário - 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)
- Corumbá - 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)
Luciete Felicia de Oliveira, aos 43 anos, foi uma moradora de Miranda que aproveitou os serviços da Caravana para castrar a felina Fumaça, chegando logo no primeiro horário da manhã de sexta-feira (04).
“Achávamos que era um macho, o manda-chuva da casa. Mas um dia ele pariu cinco filhotes! Era fêmea. Virou a Fumaça. Tudo muito bem organizado. Recebi explicações, os medicamentos, orientação para o pós-operatório e até roupinha para ela usar. A castração é um ato de amor e esse cuidado todo mostra que o animal também é tratado com dignidade. Isso é raro, e faz diferença"
Agendamentos
Somente na última ação, desde que aberto o prazo, mais de 1,5 mil agendamentos haviam sido feitos no intervalo de 24 horas, com 750 animais atendidos pela castração, microchipagem e medicação pós-operatória em Miranda, por exemplo.
Cabe destacar que, o agendamento prévio é considerado indispensável para os atendimento junto à Caravana da Castração, feito de forma totalmente online e exclusivamente pelo portal sigpet.ms.gov.br do Governo de Mato Grosso do Sul.
Nas palavras do titular da Sestec, Marcelo Miranda, essa iniciativa significa um "marco na política pública de bem-estar animal" em todo o Mato Grosso do Sul, que une diversos setores.
“A Caravana da Castração é uma entrega concreta, que une saúde pública, cuidado com os animais e respeito à população. E o melhor: estamos indo até onde mais se precisa. É uma ação de cuidado, de responsabilidade e de compromisso com a causa animal”, expôs em nota.


