Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PANDEMIA

Mato Grosso do Sul assina convênios para testes de três vacinas contra Covid-19

Imunizantes da Johnson & Johnson, do laboratório chinês Sinovac e da farmacêutica francesa Sanofi serão aplicados no Estado
07/10/2020 16:59 - Daiany Albuquerque


Foi assinado nesta quarta-feira (7) o termo de cooperação técnica para a realização de testes com três vacinas contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. 

Serão os imunizantes Ad26.COV2.S – do laboratório belga Janssen-Cilag, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson –, a Coronavac – do laboratório Sinovac e a terceira da farmacêutica francesa Sanofi em parceria com a empresa britânica GSK. 

O documento foi assinado entre o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, e os pesquisadores que conduziram o projeto de dois imunizantes, Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio.

Ao todo serão 3 mil voluntários alcançados, sendo 2 mil para a vacina da Janssen-Ciliag e mil para a Coronavac.

A captação de voluntários do imunizante da Johnson & Johnson deve começar em 15 dias.

“No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, disse a pesquisadora.

Os testes do imunizante no Brasil foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado. 

A pequisa em fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, pretende avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 em adultos com 18 anos ou mais.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) fornecerá a estrutura física adequada para o funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS).

A segunda, a Coronavac, que é produzida pelo laboratório chinês em parceria do Instituto Butantã, também serão coordenados pelos pesquisadores. Neste caso, todos os voluntários serão profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em 10 dias.

Já a terceira vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. A SES, porém, estima que a pesquisa só tenha início a partir de janeiro de 2021.

O Correio do Estado já havia adiantado que as vacinas seriam testadas no Estado. Havia a expectativa de que os convênios fossem assinados na semana passada.

Além dos testes para os imunizantes específicos para a Covid-19, Mato Grosso do Sul também participa da pesquisa com a vacina da BCG, usada para tuberculose.

De acordo com o médico infectologista Julio Croda, que coordena a pesquisa no Estado, a aplicação dos imunizantes será iniciada no dia 19 deste mês.

O estudo quer saber que a vacina já utilizada pode servir também para evitar a infecção pelo novo coronavírus ou, ao menos, evitar a forma mais grave da doença.

 
 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!