Cidades

Cidades

MS entra em sua última semana de vacinação contra a pólio na próxima semana

MS entra em sua última semana de vacinação contra a pólio na próxima semana

Redação

28/08/2010 - 12h30
Continue lendo...

     

A segunda etapa de vacinação contra a poliomielite entra em sua última semana em Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda-feira (30). De acordo com a Coordenadoria de Imunização, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, a prorrogação do prazo acontece em municípios que ainda não atingiram a meta de 95% da população imunizada. Mato Grosso do Sul atingiu até o momento 88,5% de imunização.

De acordo com a diretoria estadual de Vigilância de Saúde, a prorrogação constante da campanha pode comprometer a eficácia da vacinação, que consiste em atingir a meta de imunização no menor período de tempo.

A Secretaria de Saúde pede para que os municípios se empenhem nas campanhas de vacinação para que a eficácia da imunização não seja comprometida.

Público alvo

Durante a campanha nacional, devem ser vacinadas todas as crianças na faixa etária de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de cinco anos.

Recém-nascidos

Parte significativa dos municípios envia equipes de vacinadores aos hospitais e maternidades para imunizar os recém-nascidos. Quando isso não ocorre os pais devem levar os bebês ao posto de vacinação mais próximo assim que a criança receber alta.

Idade limite

Quem tem cinco anos completos não precisa tomar a vacina, porque a concentração maior de poliomielite é na faixa etária menor de cinco anos, a faixa de maior risco.

Primeira dose

Quem tomou a primeira dose da campanha 2010, em junho, deve tomar a segunda agora. A exceção é a criança que completou cinco anos após a primeira etapa da campanha.

Vacina em dia

Mesmo a criança que tomou todas as doses de rotina mais o reforço deve participar da campanha. Essa vacinação é fundamental, porque quando todas as crianças são vacinadas elas liberam no meio ambiente o vírus vacinal, o que possibilita formar uma imunidade de grupo, uma proteção coletiva. O vírus que ela libera ajuda a proteger a família, os amigos, enfim, todos os que convivem com a criança. Os vírus são liberados por meio de gotículas de saliva ao tossir, espirrar, alem de urina e das fezes.

Erradicada

Mesmo a poliomielite estando erradicada no Brasil, com certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso vacinar as crianças. Atualmente as ações do Programa Nacional de Imunizações com a vacina oral poliomielite (VOP) estão voltadas para a prevenção da reintrodução do poliovírus selvagem no País. Enquanto houver circulação desse vírus em qualquer região do mundo, o risco de importação de casos provenientes de países endêmicos justifica a continuidade da vacinação. De acordo com dados de maio da OMS, são países endêmicos o Paquistão, a Índia, a Nigéria e Afeganistão.

Contra Indicação

Não há contraindicação absoluta à administração da vacina oral contra a poliomielite. Mas é importante evitar a vacinação de crianças com as seguintes características e condições:

- Portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38 graus;

- Com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina;

- Que no passado apresentaram qualquer reação anormal a essa vacina;

- Imunologicamente deficientes devido a tratamento de imunossupressores ou de outra forma adquirida, ou ainda com deficiência imunológica congênita;

- Com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.

Em todo Mato Grosso do Sul, os postos fixos e volantes de vacinação estarão abertos das 7 às 17 horas para a campanha.

        

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (16) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Umidade relativa do ar pode chegar a 15%

16/07/2025 04h30

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nesta quarta-feira (16) a previsão indica tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul.

Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, mantendo o tempo firme em todo o estado.

Com a presença de ar seco, são esperadas amplitudes térmicas elevadas, com variações que podem ultrapassar os 20 °C entre as temperaturas mínimas, registradas ao amanhecer, e as máximas, observadas à tarde.

Além disso, os níveis de umidade relativa do ar devem permanecer baixos, especialmente no período da tarde, com valores entre 15% e 30%, o que configura uma situação de alerta para a baixa umidade. Por isso, recomenda-se atenção redobrada com a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

Esse cenário, caracterizado por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, também favorece a ocorrência de incêndios florestais.

Os ventos atuam do quadrante leste (leste/nordeste) com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 18°C e máxima de 29°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 17°C e 32°C. 
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 19°C e a máxima de 33°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 13°C e máxima de 31°C. 
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 13°C e 30°C. 
  • Anaurilândia terá mínima de 16°C e máxima de 29°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 15°C e máxima de 30°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 16°C e 28°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 16°C e máxima de 30°C. 

Assine o Correio do Estado

Fatalidade

Fisiculturista morre após moto colidir com caminhão no interior de MS

O empresário morreu na tarde desta terça-feira (15), após a moto em que estava atingir um caminhão que cruzou a via

15/07/2025 18h13

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O nutricionista e fisiculturista Manoel Mello, de 33 anos, morreu após a motocicleta que pilotava colidir contra um caminhão, na tarde desta terça-feira (15), em Amambai, município localizado a 351 km de Campo Grande.

Informações da Polícia Civil indicam que o caminhão-caçamba cruzou a Avenida Pedro Manvailer. O empresário, que pilotava uma motocicleta Honda CBR 1000RR, tentou desviar, mas acabou atingindo a roda traseira do caminhão, conforme informações do Portal Crepúsculo.

Reprodução Redes Sociais

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Regional do município; entretanto, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Agentes da Polícia Científica também estiveram no local para verificar as circunstâncias do acidente.

Manoel era proprietário de uma academia e no Instagram com mais de 13 mil seguidores, ele divulgava treinos e incentivava pessoas de todas as idades a praticar exercícios físicos em prol da saúde.

Entusiasta da modalidade, apoiava o fisiculturismo junto à população amambaiense e chegou a realizar rifas para custear as despesas com o campeonato estadual, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de junho.

No Facebook, Manoel fazia publicações sobre participações em competições, como o Campeonato Estadual em Dourados, promovido pela Federação de Culturismo e Fitness de Mato Grosso do Sul.

No Instagram, o empresário compartilhou que a moto era "Sonho de todo homem apaixonado por superbike". Manoel deixa esposa.

 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).