Cidades

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

MS tem a quarta maior incidência de Aids no Brasil

MS tem a quarta maior incidência de Aids no Brasil

Rosana Siqueira com Notícias MS

01/12/2010 - 00h01
Continue lendo...

Mato Grosso do Sul registrou desde 1984 até dezembro de 2009, 5.329 casos de AIDS, distribuídos nos 78 municípios do Estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mato Grosso do Sul representa a quarta maior incidência de Aids do País em comparação aos demais Estados. Em municípios de pequeno porte, poucos casos notificados representam um grande impacto na população. A incidência é calculada pelo número de casos dividido pelo número de pessoas residentes em determinado município e multiplicado por 100 mil habitantes. Desta forma a incidência de casos no Estado é a seguinte:

1º - Rochedo - 44,64 casos para cada 100.000 habitantes

2º - Ribas do Rio Pardo – 29,03/ 100.000 hab.

3º - Figueirão – 29,03/1000.000 hab

4º - Cassilândia – 27,69 / 100.000 hab

5º - Angélica – 26,79 / 100.000 hab

6º - Sidrolândia – 24,24 / 100.000 hab

7º - Mundo Novo – 24,23 / 100.000 hab

8º - Eldorado – 24,16 / 100.000 hab

9º - Campo Grande – 23,57 / 100.000 hab

10º - Corguinho – 22,86/ 100.000 hab

 Por isso hoje, no Dia Mundial de Luta contra Aids, a SES se une à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em grande mobilização que acontece a partir das 8 horas na Praça Ari Coelho.

Na oportunidade estará sendo lançada a campanha do Dia Mundial de Luta contra Aids (01/12), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem como público alvo jovens dos sexos masculino e feminino, com faixa etária entre 15 e 24 anos, principalmente nas classes C, D e E. O grupo considerado prioritário segue os moldes da campanha do Ministério da Saúde que tem como objetivo mostrar a proximidade da Aids do universo dos jovens e ainda dar maior visibilidade sobre questões de pessoas vivendo com HIV/Aids, combatendo desta forma o preconceito.

De acordo com a coordenadora do programa estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Clarice Souza Pinto, as peças publicitárias da esfera nacional adotarão o titulo: “Uma dessas pessoas tem Aids. E não pode ser quem você pensa. A aids não tem preconceito. Você também não deve ter”. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Saúde adotou nos materiais publicitários o conceito de que a Aids está em qualquer grupo e, independente de ser homem ou mulher, a iniciativa é de usar a camisinha.

A SES elaborou folders educativos com o tema: “Pagode, sertanejo, eletrônica, heave metal. A Aids está em qualquer tribo. Previna-se” (foto aima). O material de acordo com Clarice Souza Pinto está sendo entregue para os municípios do Estado. “Além deste folheto estamos com outdoor nos considerados pontos turísticos e com incidência da doença. Temos spot para rádios que estão circulando até o dia 2 de dezembro, alem de faixas educativas que vamos distribuir nos principais pontos de concentração de pessoas na Capital”, informou.

Os municípios considerados prioritários são: Chapadão do Sul, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Amambai, Rio Verde Bonito, Costa Rica, Bodoquena, Porto Murtinho, Sonora, Maracaju, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Antonio João, Caarapó e Iguatemi. “Nos cinco primeiros municípios implantamos o serviço aprimorado de DST/Aids com equipe multiprofissional para atender e prestar informações”, explica a coordenadora.

Nas grandes cidades como Dourados, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas entre outros, a campanha esta sendo feita por meio de recursos vindos do Ministério da Saúde. Nos diversos cartazes da campanha estadual há a ilustração de um jovem com a mensagem: "Quem usa camisinha vive mais feliz". O objetivo é chamar a atenção para a prevenção da doença com recursos como a camisinha, que pode ser encontrada de graça nos postos de saúde. No mesmo material, a SES orienta os Serviços de Atenção Especializada (SAE) como locais mais indicados para informações sobre o HIV eAids.

Epidemiologia da Aids em Mato Grosso do Sul

De acordo com Clarice Souza Pinto, o cenário epidemiológico da Aids tem se modificado ao longo dos anos no Brasil. A epidemia tem apresentado força ao caracterizar sua interiorização, não só no Estado, mas em diversas regiões do Brasil, principalmente na região Sudeste. O total de casos de Aids notificados no Brasil é de 544.846 desde 1980 até junho de 2009.


 

DECISÃO

Agente é suspenso de cargo por 60 dias em Campo Grande

Servidor foi punido após processo disciplinar que identificou violação a deveres e proibições do Estatuto do Servidor

12/12/2025 12h30

Servidor foi punido após processo disciplinar que identificou violação a deveres e proibições do Estatuto do Servidor

Servidor foi punido após processo disciplinar que identificou violação a deveres e proibições do Estatuto do Servidor Reprodução

Continue Lendo...

O agente de segurança socioeducativa João Antonio de Brito foi suspenso do cargo por 60 dias, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (12). A penalidade consta na Resolução “P”/SEJUSP/MS nº 680, de 11 de dezembro de 2025, assinada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

De acordo com o documento, a punição é resultado do Processo Administrativo Disciplinar nº 31/305.674-2024, no qual o servidor foi enquadrado por violar uma série de deveres e proibições previstos na Lei nº 1.102/1990, que estabelece o Estatuto dos Servidores Civis do Estado.

Quais dispositivos foram violados?

A decisão aponta que o agente infringiu os incisos III, IV, V, XII e XIII do artigo 218, que tratam dos deveres do funcionário público. Esses trechos determinam que o servidor deve:

  • III – desempenhar com zelo e presteza as tarefas que lhe forem atribuídas;
  • IV – manter sigilo sobre assuntos internos da repartição;
  • V – comunicar aos superiores eventuais irregularidades das quais tiver conhecimento;
  • XII – estar em dia com leis, regulamentos e instruções relacionadas ao cargo;
  • XIII – manter conduta, na vida pública e privada, compatível com a dignidade do cargo.

Além disso, a resolução cita o inciso VI do artigo 219, que lista as proibições aplicáveis aos servidores. O dispositivo veda “promover manifestações de apreço ou desapreço dentro da repartição, ou tornar-se solidário com elas”.

A penalidade de suspensão aplicada ao agente está fundamentada ainda no inciso II do artigo 231, que prevê suspensão de até 90 dias para infrações de natureza média ou grave, e nos incisos I e III do artigo 234, que tratam do rito e consequências do processo disciplinar.

Com a publicação no Diário Oficial, a suspensão passa a contar a partir da comunicação formal ao servidor, conforme prevê o Estatuto.

Assine o Correio do Estado

BALANÇO FINAL

"Papai Noel dos Correios" fecha 2025 com 100% das cartinhas adotadas

9,5 mil cartinhas foram cadastradas neste ano; as que ainda não foram apadrinhadas, serão contempladas com presentes doados pela Receita Federal

12/12/2025 12h00

MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Todas as cartinhas (100%) da campanha "Papai Noel dos Correios" foram adotadas, no ano de 2025, em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 9,5 mil cartinhas foram cadastradas neste ano. As que ainda não foram apadrinhadas, serão contempladas com presentes doados pela Receita Federal.

A ação funciona da seguinte forma: crianças escrevem a carta e, em seguida, adultos adotam e compram o presente. Hoje, 12 de dezembro de 2025, é o último dia para escrever e apadrinhar uma cartinha.

Alguns dos pedidos dos pequeninos são roupas, brinquedos, bonecas, carrinhos, chocolate, ursos, jogos, bolas, roupas, sapatos, material escolar, maquiagens, bicicleta, videogames, jogo de tabuleiro, jogo de cartas, jogo da memória, tabuleiros, quebra-cabeça, peteca, ioiô, bambolê, chocalhos, massinha de modelar, instrumentos musicais infantis, de montar/desmontar, entre outros.

Os presentes devem ser novos e lacrados. Serão presenteadas crianças carentes de 0 a 10 anos de escolas municipais, instituições sociais, abrigos ou Organizações Não Governamentais (ONGs).

O objetivo é incentivar crianças a escrever para estimular sua capacidade cognitiva e emocional, incentivar a solidariedade entre adultos e fazer o Natal da molecada mais alegre.

Em 2024, mais de 11.564 cartinhas foram adotadas em Mato Grosso do Sul.

O lançamento da campanha "Papai Noel dos Correios 2025" ocorreu em 10 de novembro, na Escola Municipal Arlene Marques de Almeida, localizada na rua Catiguá, número 694, Jardim Canguru, em Campo Grande.

Como enviar e adotar uma carta?

Se você é criança e deseja enviar:

  1. Pegar o modelo (papel) da carta em uma agência dos Correios ou site do Blog
  2. Escrever o bilhete, cujo objetivo é incentivar a criatividade e a redação, até 12 de dezembro
  3. Cartas devem ser entregues pessoalmente, em uma agência dos Correios, ou virtualmente, neste site. Para papéis enviados digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog

* É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel

Se você é adulto e deseja adotar:

  1. Adotar um pedido até 12 de dezembro, nas agências do Correios de qualquer município ou pelo site
  2. Comprar o presente, embrulhá-lo e deixá-lo em uma agência dos Correios mais próxima até 15 de dezembro

* A partir de 15 de dezembro, os presentes serão entregues para as crianças 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).