Cidades

REDE SOCIAL

Mulher cai no golpe do WhatsApp e tem aplicativo clonado

Criminosos usaram contatos para solicitar transferências

Continue lendo...

Mulher de 46 anos procurou a Polícia Civil depois de cair em um golpe, ter o WhatsApp clonado e criminosos passarem a solicitar dinheiro para os contatos dela, neste sábado, em Dourados. Reportagem publicada hoje no Portal Correio do Estado aponta que este tipo de golpe teve aumento de quase 49% no primeiro semestre desse ano no Estado e dá dicas para evitar ser vítima. 

Conforme boletim de ocorrência, vítima informou que recebeu uma mensagem pelo aplicativo a convidando a realizar o cadastro em uma loja para receber descontos e que, para isto, precisaria informar um código enviado por SMS. Ao enviar o código, a mulher não conseguiu mais ter acesso ao WhatsApp e, na tela do celular, apareceu mensagem dizendo que o número estava sendo transferido para outro aparelho.

Depois do fato, amigos e contatos da agenda da mulher passaram a receber mensagens solicitando transferências bancárias, como se fosse ela quem estivesse pedindo. Diante da situação, ele avisou nas redes sociais que teve o aplicativo clonado e procurou a delegacia, onde o caso foi registrado como preservação de direito.

GOLPE

A nova modalidade de estelionato está sendo bastante aplicada em Mato Grosso do Sul.

A ação é rápida e quadrilhas trabalham sempre da mesma forma: enviando códigos por mensagem de texto se passando pela empresa do aplicativo e, assim que o usuário digita o código no campo do WhatsApp, imediatamente o dispositivo trava e a pessoa perde a conta e não consegue mais utilizar o aplicativo. A partir daí, o bandido tem acesso a conta, troca o código e com a agenda inteira da vítima nas mãos passa a pedir dinheiro para amigos e familiares. 

Segundo o investigador de polícia e especialista em segurança da informação, Michel Weiler Neves, da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública Coordenadoria de Fiscalização e Controle (SISP), é possível proteger as contas na internet e evitar crimes desse tipo. Para a prevenção, o especialista explica que é necessário ativar a verificação do  em duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA
-Selecionar a ferramenta que possui três pontos ao lado da lupa de pesquisa.
-Configurações
- Conta
-Confirmação de duas etapas
-Inserir uma senha PIN de seis números que não seja fácil de descobrir

SEGUNDA ETAPA
-Inserir email de segurança
- Selecionar Privacidade - só meus contatos

A configuração PIN não prejudica o celular, pelo contrário, ajuda na proteção de dados como fotos de perfil e códigos, mas é necessário não esquecer a senha porque o aplicativo solicita a senha para atualização semanal. 

TRANSTORNO

Voo de Londres da British Airways chega ao Brasil sem bagagens

Companhia disse que várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow

12/01/2025 20h00

Continue Lendo...

Um avião da British Airways vindo de Londres, na Inglaterra, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no sábado, 11, com os passageiros, mas sem as suas respectivas malas. Nas redes sociais, muitos reclamaram da falta de organização da empresa.

"Vocês só tem dois trabalhos - embarcar os passageiros e as malas, e conseguiram falhar com todas as malas do voo", consta em uma das publicações.

De acordo com a British Airways, várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes", disse a empresa em comunicado enviado na manhã deste domingo, 12. "Suas bagagens chegaram no voo seguinte, esta manhã", informou a companhia.

Coxim

Em 48 horas, dois homens morrem em acidentes envolvendo trator

Os dois casos foram registrados em Coxim; vítimas tinham 54 e 62 anos

12/01/2025 18h05

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12) Reprodução: Coxim Agora

Continue Lendo...

Na última sexta-feira (10), Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, morreu atropelado pelo trator que operava em uma fazenda. Na manhã deste domingo (12), Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu "esmagado" pelo trator que ele conduzia

Os dois casos foram registrados no município de Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, e com menos de 48 horas entre um e outro. Ambos os acidentes estão sendo investigados pela polícia.

Primeiro caso

O primeiro acidente, que vitimou Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, aconteceu enquanto ele trabalhava em uma fazenda. Ele teria caído do trator, que passou por cima de seu corpo.

Conforme noticiou o portal "Coxim Agora", ao registrar o Boletim de Ocorrência, o filho da vítima relatou que o terreno íngreme do local pode ter causado o acidente, já que o homem já havia conversado com a família sobre a dificuldade encontrada nesse tipo de terreno durante o trabalho.

Ainda na delegacia, ele afirmou estar em contato com o proprietário da fazenda, que contratava os serviços de Cícero, para entender as circunstâncias do acidente.

Segundo caso

Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu na manhã deste domingo (12) após o trator conduzido por ele cair de um barranco na Estrada Transpantaneira, em Coxim.

O idoso teria perdido o controle do equipamento, que tombou na lama e ficou com as rodas para cima, o esmagando. Para fazer o resgate do corpo, os bombeiros precisaram utilizar um outro trator para remover o que estava "atolado".

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)Reprodução: Coxim Agora

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).