Cidades

INTERIOR

Mulher morre com tiro na cabeça em ponto de venda de drogas

Morte registrada como homicídio em Chapadão do Sul é investigada como possível feminicídio, já que policiais cartucho de munição calibre.22 nas proximidades do portão da residência.

Continue lendo...

Na rua p22 do bairro Planalto, em Chapadão do Sul - distante cerca d 332 km de Campo Grande -, uma mulher de 37 anos foi morta nesta madrugada (02) com um tiro na cabeça, ferimento que não possibilitou tempo de socorro para a vítima, encontrada em uma casa tida como ponto de venda de drogas. 

Conforme a Polícia Civil em nota na manhã de hoje (02), a residência é conhecida das forças policiais locais pela prática de atividades ilícitas, ou seja, a casa em que a mulher de 37 anos foi encontrada morta era ponto de venda de drogas. 

Com o caso ainda sendo investigado, uma testemunha foi abordada dentro da residência e a casa tinha até mesmo câmeras de segurança que, segundo a polícia, não estavam operantes no momento do crime. 

Ainda sem informações complementares, que expliquem melhor a dinâmica dos fatos, essa testemunha que estava na casa relatou que chegou a ouvir um barulho, momento em que se dirigiu ao quarto em que a mulher estava e encontrou a vítima ao lado da cama com um ferimento na região da face. 

Em testemunho, esse indivíduo chegou a relatar que visualizou um homem se aproximando da casa e efetuando um único disparo que teria sido feito através da janela da casa. 

Com o estado da vítima já crítico devido ao ferimento, agentes do Corpo de Bombeiros foram acionados, porém, constataram o óbito da mulher de 37 anos assim que chegaram ao local. 

Com o local devidamente isolado, os agentes localizaram várias substâncias entorpecentes, bem como puderam encontrar um cartucho de munição calibre.22 nas proximidades do portão da residência.  

Ponto conhecido

A polícia indica que a residência que fica no bairro Planalto, em Chapadão do Sul, é conhecida como ponto de drogas, já que em outra ocasião, há cerca de duas semanas, policiais militares em ronda pela rua p22 identificaram uma mulher de 37 anos que empreendeu fuga ao ver a guarnição. 

Em 22 de agosto, como apontam vários portais locais com base em informações da Polícia Militar de MS, uma mulher de 37 anos correu ao ver os policiais e, durante abordagem a moça se identificou como dona do local e autorizou entrada, encontrando na casa um homem um ano mais velho que tentava esconder um pacote de bolacha. 

Nesse pacote, há cerca de duas semanas, foram encontradas 14 gramas de substância análoga a pedras de crack, sendo que os trabalhos investigativos de hoje localizaram na residência da vítima diversas substâncias entorpecentes. 

Entre os tipos de drogas encontradas hoje (02), a polícia aponta para porções de: 

  • maconha, 
  • cocaína e 
  • crack

Sendo que nem mesmo a testemunha apontou para maiores detalhes; características de suspeitos, ou qualquer pista que colabore com o trabalho policia, a PC investiga o caso para esclarecer as circunstâncias do crime, bem como identificar quem foram os responsáveis pela morte.

 

Assine o Correio do Estado

JUSTIÇA

AGU defende multa a usuários que burlarem bloqueio ao X

O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou a multa como uma "medida instrumental e acessória"

14/09/2024 20h00

Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

Continue Lendo...

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite as ações propostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Novo contra a multa diária de R$ 50 mil para usuários que tentarem burlar a suspensão do X.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou a multa como uma "medida instrumental e acessória" para assegurar o cumprimento da decisão que bloqueou o X e não uma "censura" à circulação de informações na rede social.

A manifestação foi enviada anteontem ao gabinete do ministro Kassio Nunes Marques, relator das ações.

O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar o bloqueio ao X por meio de VPN - ferramenta que permite omitir a localização de acesso à internet.

A AGU também disse que a suspensão não está relacionada com restrição da liberdade de expressão.

"A suspensão cautelar do funcionamento da Rede X em território brasileiro, assim como a medida instrumental e acessória de fixação de multa para pessoas que insistirem na comunicação naquele aplicativo por meio subterfúgios tecnológicos, não tem por escopo obstruir a liberdade de manifestação ou opinião de particulares que utilizam redes sociais, mas de aplicar à empresa medidas processuais indutivas e coercitivas que assegurem o cumprimento das ordens judicias e a observância à legislação", justificou.

A suspensão do X foi determinada por Alexandre de Moraes no início deste mês e ocorreu após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro a Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.

EDUCAÇÃO

Curso gratuito em Campo Grande ensina como utilizar a Inteligência Artificial

Com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais da inteligência artificial (IA), o curso abordará benefícios da IA em atividades culturais, demonstrações práticas, aspectos legais e éticos

14/09/2024 18h00

O curso começa a ser ministrado no dia 20 de setembro, às 15 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

O curso começa a ser ministrado no dia 20 de setembro, às 15 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim Imagem: Reprodução

Continue Lendo...

As inscrições estão abertas para o curso gratuito de Inteligência Artificial (IA) na Cultura, que será realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande.

O objetivo do curso segundo o Governo do Estado é  apresentar os conceitos fundamentais da inteligência artificial (IA), abordando benefícios da IA em atividades culturais, demonstrações práticas, aspectos legais e éticos, conformidade jurídica e proteção de dados.

Também serão discutidos o impacto psicológico da IA no trabalho, seu papel na adaptação e aprendizado, além de seu uso como aliada do ser humano.

As aulas começa no dia 20 de setembro, às 15 horas, interessados podem realizar a sua inscrição através deste link.

Os palestrantes incluem Pablo Cavalcante (diretor de TI), Amanda Justino (diretora de operações) e Fernanda Riveros (diretora de recursos humanos), profissionais que trazem experiências diversas e conhecimentos relevantes sobre o tema.

Para o professor Pablo Cavalcante, a inteligência artificial se destaca como a grande tendência da década, com aplicações variadas, inclusive na cultura. “Alguns aplicativos animam figuras, podendo ser usados em quadros e imagens de artistas locais de Mato Grosso do Sul. Na literatura, a IA ajuda na criação de ideias, tanto para livros quanto para textos e trabalhos acadêmicos. Durante o curso, vou focar em demonstrar a aplicação prática da IA, encorajando os participantes a explorar e aprender, criando novas oportunidades”, destaca Pablo.

O evento será dividido em três partes:

  • A primeira abordará os aspectos legais e jurídicos, mostrando o que é permitido ou não no uso de IA e o avanço das regulamentações, tanto no Brasil quanto em outros países.
  • A segunda focará no impacto psicológico, preparando os participantes para interagir com a IA de maneira segura e confiante.
  • Por fim, a terceira trará demonstrações práticas, como a geração automatizada de documentos e textos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).