Mais de 3 mil pessoas passaram hoje pelo 1º Mutirão da Cidadania que aconteceu na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, região do Bandeira, no bairro Moreninhas na Capital. O evento é uma realização da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul – ANOREG/MS, em parceria com o jornal Correio do Estado, a rádio FM Mega 94 e a TV Guanandi, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão.
No local foram oferecidos emissão de documentos como carteira de trabalho, títulos de eleitores e transferência por parte de uma equipe do TRE/MS. Além disso foram fornecidas orientações sobre Justiça gratuita e serviços de cartórios, cortes de cabelo, inscrições no Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, ações de prevenção à saúde bucal e avaliações ortodônticas por parte da Secretaria de Saúde, entre outros. A ação aconteceu das 8 até as 13 horas.
De acordo com a organização, os serviços mais procurados foram a orientação sobre os serviços de cartórios, principalmente nas questões de pensão alimentícia e inventários, cortes de cabelo e avaliação de oftalmologistas.
Segundo o presidente da Anoreg/MS Paulo Pedra esta é a primeira de uma série de ações que serão realizadas mensalmente. “Esperamos contar ainda mais com a participação do Governo e Prefeitura nos próximos eventos”, frisou. Ele destaca que em setembro a ação acontecerá no Bairro Aero Rancho, sempre no primeiro sábado do mês.
Para o presidente da Asscoiação de Moradores da Moreninhas 4, Manoiel de Almeida (Neco), a ação é extremamente positiva. “Estamos felizes principalmente pela procura por emissão da carteira de trabalho, o que mostra que nossa região está comn vários trabalhadores empregados”, destacou.
A moradora do Jardim das Perdizes, Ana Paula Pereira, de 28 anos, elogiou a iniciativa. “Vim em busca de fazer o RG, mas como não tinha aproveitei e fiz uma avaliação oftalmológica. Foi bom porque descobri que tenho problemas de visão e vou procurar tratamento”, disse.