Neblina tomou conta do céu da Capital na manhã desta segunda-feira (12) e cancelou voos no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).
Conforme apurado pela reportagem, em razão do tempo fechado, o local fechou para pousos e decolagens entre 5h e 7h30min.
Voo 1458, da Gol Linhas Aéreas, saiu de São Paulo-Congonhas com destino a Campo Grande com previsão de pousar às 7h35min, mas atrasou do por conta da baixa visibilidade. O voo está previsto para pousar às 9 horas.
Voo 1495, da Gol Linhas Aéreas, saindo de Campo Grande com destino a São Paulo-Congonhas, atrasou em uma hora. Estava previsto para partir às 8h20min e saiu às 9h20min. Os outros voos estão normalizados.

Neblina é um fenômeno atmosférico formado pela suspensão de minúsculas gotículas de água em uma camada de ar próxima ao chão.
Ocorre em dias frios e chuvosos, durante a queda da temperatura e a consequente condensação do vapor d'água junto ao solo. É uma nuvem em contato ou próxima ao solo.
Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olívio Bahia, afirmou que fechar o aeródromo para pousos e decolagens é uma medida de segurança em dias de tempo instável.
“Em função da segurança, o meteorologista do aeroporto suspende pousos e decolagens por conta da baixa visibilidade. Os instrumentos do avião não dão conta e é tomada essa técnica para prevenir acidentes”, explicou o profissional.
Em razão da suspensão de pousos e decolagens, passageiros enfrentaram horas de espera e terão que chegar mais tarde no destino.
Nevoeiro em Campo Grande - crédito: Marcelo VictorO estudante Jimi Cruz, de 17 anos, vai para Belo Horizonte e fará conexão em São Paulo-Congonhas. Mas, seu voo atrasou em uma hora e terá que chegar mais tarde na capital mineira.
“Vim visitar meu pai em Campo Grande e estou aqui desde 6 de junho. Meu voo atrasou e a linha aérea informou que o avião teve dificuldade para sair de São Paulo e pousar em Campo Grande, por conta do tempo”, explicou o rapaz.
O engenheiro, Juscelino Belincanta, vai viajar para Caxias do Sul (RS) e fará conexão em São Paulo-Guarulhos, mas o voo atrasou em duas horas e terá que chegar mais tarde no seu destino.
“Tenho um voo pela Gol comprado com antecedência para Caxias do Sul. Por dois momentos a Gol nos passou um comunicado por e-mail pedindo se a gente aceitaria a mudança de horário. A gente aceitou pela primeira vez. Antecipou o voo para 8h20. Mas, chegamos aqui e o voo foi para 10h50. Por enquanto estou tranquilo, mas se der problema na conexão vou ficar bravo”, disse o engenheiro.
Previsão do tempo para esta semana é de frio, chuva, umidade relativa do ar alta, neblina, geada e clima gelado.
A frente fria se afasta e o calor e tempo seco voltam a partir de sábado, 17 de junho. Portanto, temperaturas permanecerão amenas durante toda a semana.




