Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) apreendeu 2.065 kg de maconha em um ônibus escolar, em uma propriedade rural de Ponta Porã, município localizado a 312 quilômetros de Campo Grande.
O entorpecente foi avaliado em R$ 4 milhões e estava distribuído em tabletes. Duas pessoas foram presas em flagrante.
Conforme apurado pela mídia, os policiais flagraram dois homens carregando o ônibus com a droga. O entorpecente e o veículo foram apreendidos.
O uso do veículo escolar chamou atenção pela tentativa de camuflar a atividade criminosa e dificultar a investigação.
A suspeita é de que o ônibus, que deveria ser utilizado para conduzir estudantes, era usado para conduzir as atividades ilegais.
O caso será investigado pelas autoridades competentes para identificar outros possíveis envolvidos e apurar a origem do entorpecente.
TRÁFICO DE DROGAS
O tráfico de drogas é um problema crescente no Brasil.
Comércio, transporte e armazenamento de cocaína, maconha, crack, LSD e haxixe são proibidos no território brasileiro, de acordo com a Lei nº 11.343/2006.
Mas, mesmo proibidos, ainda ocorrem em larga escala em Mato Grosso do Sul. O Estado é reconhecido como um importante corredor para o tráfico de drogas no Brasil, devido à sua extensa fronteira com outros países e é uma das principais rotas utilizadas para a entrada de substâncias ilícitas no país.
O tráfico resulta em diversos crimes direta e indiretamente, como furto, roubo, receptação e homicídios.
Dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) apontam que 7.685 quilos de cocaína, 236.373 quilos de maconha e 75 quilos de outras drogas foram apreendidos, entre 1º de janeiro e 9 de julho de 2025, em Mato Grosso do Sul.
A apreensão de drogas cresceu 151% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, no Estado.
Números mostram que 116,3 toneladas de entorpecentes foram apreendidas entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, frente a 46,2 toneladas capturadas no mesmo período do ano passado. O número representa um crescimento de 151%.
Os órgãos responsáveis em apreender entorpecentes são Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMMS), Polícia Civil (PCMS) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).
*Com informações de Ponta Porã News e Dourados News