Cidades

SAÚDE

MS registra aumento no número de usuários de plano de saúde

Dados recentes mostram que o setor totalizou 675.477 usuários em planos de assistência médica e 343.640 em planos de assistência exclusivamente odontológica

Continue lendo...

Em um cenário crescente de preocupação com a saúde, o número de beneficiários de planos de saúde aumentou nos últimos meses em Mato Grosso do Sul (MS). Dados recentes  divulgados hoje (05) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que o setor totalizou 675.477 usuários em planos de assistência médica e 343.640 em planos de assistência exclusivamente odontológica. 

Conforme o portal da ANS, mais e mais pessoas têm aderido aos planos de saúde no Estado. Segundo o portal, em comparação somente no plano de assistência médica, MS ganhou mais de 15 mil novos usuários em comparação com o mesmo período no ano passado. Dentre esses, a maior parte integra o plano coletivo de contratação, com 596.834 usuários. 

Brasil

No Brasil todo, o setor alcançou um total de 51.030.366 usuários em planos de assistência médica e 33.483.799 em planos de assistência exclusivamente odontológica. Em relação a junho de 2023, os planos médico-hospitalares registraram um aumento de 743.137 beneficiários.

Segundo o relatório da ANS, em um mês, novos 75.808 usuários passaram a fazer parte de algum plano de saúde. Nos planos exclusivamente odontológicos,  o país  somou cerca de 2.432.916 beneficiários em um ano. 

Além disso, o informativo revelou que o público feminino predomina em ambas as segmentações, representando 53% nos planos de cobertura médico-hospitalar e 51% nos planos de cobertura odontológica. A maior parte, tem entre 40 e 44 anos, com 4.993.126 novos beneficiários em todo o Brasil. 

Entre dezembro de 2023 e junho de 2024 (correspondente ao primeiro semestre de 2024), o setor apresentou um aumento de 202.250 beneficiários em planos de assistência médica e de 1.012.736 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.

Confira:

Análise por Gênero:
- Planos de assistência médica:
  - Aumento de 71.493 beneficiárias.
  - Aumento de 130.757 beneficiários masculinos.
  
Planos exclusivamente odontológicos:
  - Aumento de 549.386 beneficiárias.
  - Aumento de 463.350 beneficiários masculinos.

Análise por Faixa Etária:
- Planos de assistência médica:
  - A faixa etária de 45 a 49 anos registrou o maior crescimento, com 99.938 novos beneficiários.
  - A faixa etária de 10 a 14 anos veio em seguida, com um aumento de 44.697 beneficiários.

Planos exclusivamente odontológicos:
  - A faixa etária de 65 a 69 anos apresentou o maior crescimento, com 191.897 novos beneficiários.
  - A faixa etária de 70 a 74 anos teve um aumento de 188.885 beneficiários.

Cancelamentos

Em julho, A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou 17 operadoras de planos de saúde e quatro associações de saúde para que prestem esclarecimentos sobre cancelamentos unilaterais de contratos. A investigação, segundo a entidade, foi motivada em razão do aumento expressivo de reclamações registradas nos sistemas consumidor.gov.br e ProConsumidor.

"Em resposta à notificação, algumas operadoras afirmaram que os cancelamentos ocorreram em contratos coletivos e empresariais e não foram direcionados a pessoas vulneráveis. Outras, como a MedSêdnior, argumentaram que os cancelamentos foram realizados de acordo com a legislação vigente", informou a secretaria
 

OPERAÇÃO RENORCRIM

Polícia Civil prende suspeito de contrabando na região na fronteira

Conforme informações da Polícia, o suspeito foi preso diversas vezes por contrabando, e a Justiça, considerando as sequências de flagrantes, converteu sua prisão em preventiva para garantir a ordem pública

26/11/2024 18h30

Policiais do Dracco em operações

Policiais do Dracco em operações Imagens/ Polícia Civil de MS

Continue Lendo...

Homem de 40 anos é preso nesta terça-feira (26), em Ponta Porã, a 312 quilômetros de Campo Grande, pelos agentes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), suspeito de praticar crimes de contrabando na região de fronteira com o Paraguai.

De acordo com as investigações, o homem preso, que tinha sua identidade preservada, foi flagrado no dia 5 de setembro, transportando uma grande quantidade de cigarros contrabandeados de forma clandestina no país. Na ocasião, ele foi preso por contrabando, mas recebeu liberdade provisória.

Ainda de acordo com as investigações, o homem foi novamente flagrado no dia 2 de outubro por policiais rodoviários federais, transportando agrotóxicos, e foi preso em flagrante. Durante as oitivas, sua prisão foi novamente condicionada à liberdade.

Durante o processo de documentação, a Justiça de Mato Grosso do Sul constatou que a infração foi presa diversas vezes pelos crimes de contrabando e revogou sua condicional, convertendo-a em prisão preventiva devido à isenção das medidas cautelares diversas da prisão impostas, a fim de garantir a ordem pública.

Neste momento, ele se encontra à disposição da Justiça e segue preso, cumprindo pena em regime fechado.

 

Assine o Correio do Estado

 

Mudança climáticas

Estado realiza 2° Fórum de Mudanças Climáticas nesta quarta (27)

Evento irá estudar e promover políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas

26/11/2024 18h15

Riedel durante 1° Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

Riedel durante 1° Fórum Estadual de Mudanças Climáticas Saul Schramm / Divulgação

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul sediará o II Fórum de Mudanças Climáticas nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), no auditório do Sebrae em Campo Grande. O evento reunirá especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

A abertura do fórum contará com a presença do governador Eduardo Riedel e secretários estaduais. Na sequência, serão empossados os membros do fórum, incluindo o conselho deliberativo, secretaria executiva, plenária e comitê técnico-científico.

O evento tem como metas estudar e promover políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, contribuir para atingir o Estado Carbono Neutro até 2030, e debater medidas para redução das emissões de gases do efeito estufa.

A estrutura do fórum inclui uma plenária com 60 membros, distribuídos entre poder público, sociedade civil organizada e academia/instituições de pesquisa. As instituições e entidades que indicarão representantes para a plenária estão listadas no regimento interno do fórum, publicado no Diário Oficial do Estado em 1º de outubro de 2024 (a partir da página 52).

Programação

O primeiro dia terá uma mesa redonda sobre transição energética e mercado de carbono em Mato Grosso do Sul. Dois painéis temáticos estão programados para a tarde: um sobre mercado de carbono e a nova NDC brasileira, e outro sobre soluções para territórios complexos.

No segundo dia, as câmaras técnicas se reunirão para discutir temas como Serra da Bodoquena, Pantanal, impactos climáticos e adaptações urbanas, e recursos hídricos. O objetivo é propor medidas práticas para combater e mitigar os efeitos das mudanças climáticas no estado.

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site do Fórum. Serão emitidos certificados aos participantes.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).