Cidades

1º QUADRIMESTRE

Número de mortes no trânsito diminui quase 50% em MS

Colisões sem feridos, ao contrário, aumentou quase 26%

Continue lendo...

Levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e divulgado nesta sexta-feira (3) aponta notícia positiva para população. 

Os números de acidentes com vítimas fatais  reduziram em 49,31%, nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2018. 

Entre janeiro e abril de 2018 foram registradas 73 mortes, enquanto este ano, o total caiu para 37. Além disso, foi verificada retração no número de acidentes com vítimas feridas, passando de 2.987 no 1º quadrimestre passado para 2.683 em 2019, percentual que chega a 10,17%. 

Contudo, houve aumento de 25,7% no número de acidentes sem vítimas no mesmo período, crescendo de 3.267 para 4.109. 

O chefe de fiscalização do Detran/MS, André Canuto, explica que o aumento das colisões podem ser justificadas porque em 2018 não havia radares ativos em Campo Grande, fato que deixou o motorista um pouco mais à vontade na hora de abusar da velocidade. 

“Com isso, os acidentes cresceram, mas sem gravidade. Conseguimos reduzir o número de mortos e feridos mas, devido à falta de atenção de alguns condutores, aumentou o número de batidas com danos materiais”, concluiu.

Celebração de Páscoa

Via-Sacra reúne 1,2 mil fieis na Paróquia São João Bosco

O rito que rememora a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo foi rememorado pelos católicos nesta sexta-feira

18/04/2025 17h45

Foto: Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Cerca de 1,2 mil fiéis celebraram a Via-Sacra nesta sexta-feira (18) na Paróquia São João Bosco, no bairro Vila Célia, em Campo Grande. O rito que rememora a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo contou com orações, devoção e muita fé, nesta data que, segundo a Igreja Católica, é uma oportunidade para os cristãos se renovarem e refletirem sobre o sacrifícios de Cristo, além de fortalecerem os laços de comunidade. 

“É o momento de congregar, estar juntos, orar pelos irmãos e viver em comunidade”, disse o padre Padre José Marcos de Oliveira.

Moradora de Campo Grande há 30 anos, Cleonice Ferreira lembrou que o sentimento do período é de muita devoção e “fervor”.  Venho frequentemente à missa, as festividades, e a cada vez o sentimento fica mais fervoroso, me sinto mais próxima das coisas de Deus, mais grata pelas oportunidades que ele me dá. Aproveito a ocasião para rezar por todo mundo e agradecer a Deus por estar aqui.”, destacou. 

Voluntária junto à pastoral da Arquidiocese de Campo Grande, Luana Cavalli destacou ao Correio do Estado que neste ano, cerca de 50 voluntários se prepararam especificamente para as festividades pascais. “Sirvo há três anos na pastoral da acolhida, eu me sinto bem completa, o rito pascal é bem bonito, hoje temos umas 50 pessoas servindo. Nos preparamos para isso desde o início do ano, é muito gostoso, me sinto muito completa”, destacou. 

Questionado se a forte chuva desta tarde seria um empecilho aos ritos, Carlos Henrique Carvalho disse que o momento é de celebração, e que a chuva seria incapaz de limitar as comemorações. “A chuva não desanima. Com toda a alegria (mesmo com chuva) continuamos servindo, adoro tudo  isso aqui.”, disse. 

Ritos

Comumente rezada durante o período da Quaresma, a Via-Sacra cruz é uma tradição católica que afirma que Cristo morreu em uma sexta-feira às 15h, por esse motivo, muitas paróquias realizam a Via-Sacra neste horário nas sextas-feiras durante as festividades, o que se confirmou na Paróquia São João Bosco. Após a celebração da Santa Missa, por volta das 17h30, os fiéis se dirigiram para a frente da igreja, onde assistiram a encenação da Via Crucis, que em 14 atos, retratou a morte, a crucificação e o enterro de Cristo. Posteriormente, os devotos seguiram em procissão pelas ruas adjacentes à paróquia, e junto da representação do corpo de Cristo, caminharam pela Rua Pernambuco, Rua São Paulo, Rua Goiás e retornaram para a igreja. 


Via-Sacra

Também conhecida como Via Crucis, a Via-Sacra é uma tradição cristã milenar que remonta ao século IV, quando peregrinos passaram a visitar os locais da paixão de Cristo em Jerusalém. No entanto, a prática como conhecemos hoje, com 14 estações fixas representando os principais momentos do caminho de Jesus até o Calvário, se consolidou na Idade Média, especialmente a partir do século XIII, com a atuação dos franciscanos.

Cada estação representa um episódio marcante da Paixão, como a condenação à morte, o encontro com Maria e a crucificação. Durante a Quaresma e, especialmente, na Sexta-feira Santa, milhões de fiéis em todo o mundo reconstituem esse percurso como forma de meditação, penitência e renovação espiritual.

O rito religioso se tornou uma das expressões mais populares dos católicos, celebrado em igrejas, ruas e morros, com encenações teatrais e procissões, marca da espiritualidade pascal dos cristãos.

Ordem da Via Crucis

Estação: Jesus é condenado à morte;

Estação: Jesus carrega a cruz às costas;

Estação: Jesus cai pela primeira vez;

Estação: Jesus encontra Maria;

Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus;

Estação: Verônica limpa a face de Jesus;

Estação: Jesus cai pela segunda vez;

Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;

Estação: Jesus cai pela terceira vez;

Estação: Jesus é despojado de suas vestes;

Estação: Jesus é pregado na cruz;

Estação: Jesus morre na cruz;

Estação: Jesus é descido da cruz;

Estação: Jesus é sepultado.

Saiba*

Neste sábado, a paróquia realiza a vigília às 18h, enquanto a Santa Missa de Páscoa às 8h, 10h, 17h e 19h. 

SAÚDE

Hospital Universitário realizará mutirão de cirurgias de Coloproctologia durante feriado

A iniciativa do Humap-UFMS/Ebserh pretende acelerar o atendimento a pacientes que aguardam por cirurgias na especialidade

18/04/2025 17h00

O Hospital Universitário aproveitará a disponibilidade do centro cirúrgico no feriado para realização de multirão

O Hospital Universitário aproveitará a disponibilidade do centro cirúrgico no feriado para realização de multirão Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Com objetivo de acelerar o atendimento a pacientes que aguardam por realização de cirurgias, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) promoverá no feriado um mutirão de procedimentos da especialidade de Coloproctologia.

O multirão vai acontecer no hospital no próximo dia 21 de abril (segunda-feira), durante o feriado de Tiradente, e contará com a participação dos médicos especialistas Dr. Carlos Henrique e Dr. Odinilson, que juntos irão realizar 14 cirurgias durante o dia.

De acordo com o Humap, o mutirão é uma oportunidade de aumentar a quantidade de cirurgias realizadas desta especialidade médica que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus, aproveitando a disponibilidade do centro cirúrgico no feriado, quando não há cirurgias eletivas agendadas.

A equipe envolvida inclui além dos dois coloproctologistas, residentes de cirurgia geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesistas.

Com a realização do multirão, o hospital espera que haja uma redução do tempo de espera para a realização das cirurgias, conforme informa o Dr. Carlos Henrique.

“O paciente que já está necessitando da cirurgia, muitas vezes, tem que aguardar por semanas ou até meses. Com o mutirão, conseguimos realizar um número maior de procedimentos em um único dia, impactando diretamente na vida dos pacientes”, destacou o médico.

Segundo o Hospital Universitário, as cirurgias serão realizadas em dois centros cirúrgicos, e a equipe se dedicará a atender dos casos mais simples aos mais urgentes, seguindo todos os protocolos e procedimentos de segurança.

"Vale ressaltar que a cirurgia realizada durante o mutirão segue os mesmos padrões de qualidade e cuidado que o hospital oferece todos os dias, tanto no setor público quanto no privado. O intuito é proporcionar um atendimento eficiente e humanizado para os pacientes que necessitam de cirurgias com urgência", declarou o Humap.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).