Cidades

Ribas do Rio Pardo

Obra lançada com a fábrica da Suzano ainda não saiu do papel

Maior fábrica de celulose do mundo e avenida que a ligaria ao polo industrial de Ribas do Rio Pardo foram lançadas em maio de 2021; só a Suzano concluiu a obra

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Após sete meses do início das operações da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a maior do mundo atualmente, obras de infraestrutura prometidas para o município seguem travadas.

Lançada em maio de 2021, com investimento programado de R$ 10 milhões, a obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no acesso ao polo industrial de Ribas, localizado na MS-340, está paralisada e sem previsão de retomada. O Projeto Cerrado, da Suzano, que originou a fábrica na cidade do interior de MS, também foi lançado em maio de 2021. 

O compromisso de pavimentar 2,6 quilômetros da MS-340, do Córrego Barrinha até o trevo localizado na BR-262, rodovia esta que dá acesso à fábrica de celulose da Suzano, foi formalizado com a Suzano e o governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), em maio de 2021.

A iniciativa melhoraria de forma substancial o acesso urbano interno da cidade, especialmente durante períodos chuvosos, quando as condições adversas neste trecho tornam a área praticamente intransitável. 

O projeto representava um marco na cidade na busca por uma mobilidade mais eficiente e acessível para os moradores de Ribas do Rio Pardo.

Porém, em função da demora na execução da obra pela empresa contratada, parte da drenagem feita foi levada pelas chuvas, trazendo prejuízos para o poder público.

Sem a realização dos serviços prestados e alegando negligência do governo do Estado na fiscalização da obra, o ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo João Alfredo Danieze (PT) denunciou a situação, encaminhando um ofício para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciar investigação sobre os motivos que levaram ao não cumprimento das obras.

De acordo com o ofício encaminhado para o MPMS, o fato de a área continuar sem drenagem e sem pavimentação comprometeu a drenagem do Parque Estoril, na região urbana de Ribas do Rio Pardo, o que vem causando prejuízos às pessoas que ali residem.

Ao Correio do Estado, a Agesul informou que as obras na MS-340 previam um projeto mais focado em atender a população local, porém, foi necessário revisar o que foi planejado. Além disso, o lançamento do Projeto Cerrado, em maio de 2021 (a fábrica da Suzano em Ribas) coincidiu com o anúncio da obra. 

“O projeto inicial apresentado pela prefeitura previa a pavimentação urbana para atender a população local e algumas ruas dos bairros vizinhos. No entanto, com a chegada da fábrica da Suzano, a Agesul e o governo do Estado identificaram a necessidade de ampliar a obra para suportar um fluxo maior de veículos, especialmente caminhões”, disse a Agesul.

Por conta desta análise feita pelo governo do Estado, as obras de pavimentação não sairão do papel, pelo menos por ora.

“Diante disso, foi preciso rescindir o contrato original, revisar o projeto e lançar uma nova licitação, que já está em andamento na Agesul”, complementou a agência estadual em nota.

OBRAS EM RODOVIAS

Para garantir a melhoria do acesso, Ribas do Rio Pardo vem recebendo, desde o ano passado, obras em rodovias estaduais, que vão integrar a região e reduzir o trajeto entre as cidades.

Esses investimentos, de acordo com o governo do Estado, chegam a quase R$ 300 milhões, e as obras têm como objetivo qualificar a infraestrutura, melhorar o escoamento e dar segurança ao tráfego local.

Saindo do perímetro urbano de Ribas rumo a Camapuã, o governo do Estado está promovendo a pavimentação de 12,18 km da MS-357, no valor de R$ 32,5 milhões.

O foco principal da parceria estratégica entre o governo do Estado e a Suzano se concentrava na pavimentação asfáltica da MS-340, notadamente no acesso ao Mimoso, em Ribas do Rio Pardo. 

Com a iniciativa, as estradas estaduais não pavimentadas serão recuperadas com arenito e brita graduada, dando melhores condições de tráfego aos veículos.

A obra na MS-338 prevê a pavimentação de 111,5 km, em dois lotes, que, somados, chegam a mais de R$ 250 milhões de investimento.

O primeiro lote sai do entroncamento da BR-060, em Camapuã, e desce pela MS-338, com uma extensão de 45,30 km. Esse trecho, conforme informou o governo do Estado, está com 88% dos trabalhos concluídos, chegando na fase final das atividades. 

O segundo lote é composto por mais 66,26 km de pavimentação, do entroncamento com a MS-245 até a MS-357. Uma parte do percurso já está asfaltada, e o governo realiza obras de terraplanagem.

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CONFLITOS AGRÁRIOS

Queda do marco temporal preocupa produtores de MS

Em julgamento no STF, os ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino já votaram pela inconstitucionalidade da tese que limita as demarcações de terras indígenas

16/12/2025 08h40

Indígenas bloquearam ontem parte da MS-156, em Dourados, em protesto contra o julgamento

Indígenas bloquearam ontem parte da MS-156, em Dourados, em protesto contra o julgamento Dourados News/Clara Medeiros

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A retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da tese do marco temporal, ferramenta que determina que terras só podem ser demarcadas se indígenas as estivessem ocupando quando a Constituição Federal foi promulgada, em outubro de 1988, tem causado preocupação aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul, estado com a terceira maior população indígena do País.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, a conciliação realizada ao longo de 10 meses no STF entre produtores rurais e representantes dos indígenas foi produtiva e rendeu alguns apontamentos, entretanto, a possibilidade de derrubar a tese do marco temporal, que foi aprovado pelo Congresso Nacional mesmo após a Corte o ter entendido como inconstitucional, preocupa o setor.

Ao Correio do Estado, Bertoni afirmou que a discussão no STF rendeu “pontos positivos”, como a indenização aos donos das propriedades demarcadas, a possibilidade de o produtor ficar com a posse da área até ela ser paga, o acompanhamento de todo o processo de levantamento de dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a reintegração de posse.

“O que nos deixa preocupado é a queda do marco temporal. Discutimos muito isso, dizendo que o marco temporal não limita os direitos dos povos originários, ele simplesmente mostra a trava que tem naquele período em que os indígenas ocupam as suas terras e as próximas áreas eles teriam que comprar e desapropriar. Isso está no Estatuto do Índio, onde diz que a qualquer tempo eu posso criar novas reservas, então, a preocupação nossa é só com o marco, para fazer com que isso seja travado e dali para a frente começar a fazer indenização justa e prévia, e que a União não quer indenizar. Então, não adianta eu resolver uma injustiça com os indígenas criando outra com os produtores rurais”, declarou o presidente da Famasul.

Até este momento, dois ministros já votaram no julgamento, Gilmar Mendes, que foi o relator da matéria no STF, e Flávio Dino. Ambos votaram pela inconstitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Os votos foram proferidos ontem, durante sessão do plenário virtual da Corte, que julga quatro processos sobre a questão.

Em sua manifestação, o ministro Gilmar Mendes considerou o marco temporal inconstitucional. No entendimento dele, o Legislativo não pode reduzir direitos assegurados aos povos indígenas.

“A imposição do marco temporal implicaria restrição indevida ao princípio da vedação ao retrocesso e à proteção insuficiente dos direitos fundamentais”, afirmou.

O ministro também determinou que todas as demarcações de terras indígenas devem ser concluídas no prazo de 10 anos.

Flávio Dino acompanhou o relator e disse que a proteção constitucional aos indígenas independe da existência de um marco temporal.

“Qualquer tentativa de condicionar a demarcação de terras indígenas à data da promulgação da Constituição de 1988 afronta o texto constitucional e a jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou Flávio Dino.

A votação ficará aberta até o fim da noite de quinta-feira. Ainda faltam oito ministros proferirem seus votos.

BRIGA

O julgamento é necessário porque em 2023 o STF considerou a tese do marco temporal inconstitucional. Além disso, o marco também foi barrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vetou parte da Lei nº 14.701/2023, aprovada pelo Congresso Nacional. Contudo, os parlamentares derrubaram o veto presidencial e promulgaram a medida.

Dessa forma, voltou a prevalecer o entendimento de que os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Após a votação do veto presidencial, o PL, o PP e o Republicanos protocolaram no STF ações para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal.

Por outro lado, entidades que representam indígenas e partidos governistas também recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade da tese.

É neste cenário de divergência que o Supremo volta a analisar a matéria.

Em paralelo ao julgamento no Supremo Tribunal Federal, o Senado aprovou, na semana passada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 48/2023, que insere a tese do marco temporal na Constituição Federal, em novo capítulo da briga entre Legislativo e Judiciário.

*SAIBA

Em meio à votação da constitucionalidade do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF), indígenas ontem bloquearam parcialmente a rodovia MS-156, em Dourados. O grupo protestava contra a tese do marco temporal para demarcações de terras.

(Com agências)

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trágico

Mulher de 27 anos e rapaz de 28 morrem em acidente no interior de MS

A mulher conduzia um carro que atingiu o motociclista próximo ao Hospital Regional de Três Lagoas

16/12/2025 08h39

Na colisão que ocorreu na madrugada desta terça-feira morreram Fernando Ramos e Fernanda da Silva

Na colisão que ocorreu na madrugada desta terça-feira morreram Fernando Ramos e Fernanda da Silva (foto 24hnewsms)

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Duas pessoas morreram e três sofreram ferimentos em uma acidente que ocorreu no começo da madrugada desta terça-feira (16) próximo ao Hospital Regional, na BR-158, em Três Lagoas (MS), na região leste de Mato Grosso do Sul.

Morreram Fernanda Taina Costa da Silva, de 28 anos, que conduzia um Fiat Palio, e Fernando Marconi Ramos, de 27 anos, que trabalhava como moto-entregador. A colisão ocorreu pouto antes da uma hora da madrugada em um trecho urbano da BR-158, conhecido também como anel viário Samir Tomé. 

As circunstâncias do acidente ainda não haviam sido divulgadas até o começo da manhã. No Palio conduzido por Fernanda estavam três crianças, de 9 anos, 5 anos e nove meses, que tiveram de ser levadas ao Hospital Regional, mas o estado de saúde de todas era considerado estável. As três estavam no banco traseiro e as duas maiores estavam conscientes e orientadas. 

Imagens divulgadas pelo site 24hnewsms mostram que a motocicleta atingiu a parte frontal do veículo e o piloto acabou sendo jogado sobre o para-brisa, do lado da condutora, o que ajuda a explicar por que ela teve morte instantânea, apesar de estar no interior do veículo. 

Embora não haja testemunhas, os policiais que atenderam à ocorrência constataram sinais de frenagem da moto, que a moto seguia pelo anel viário no sentido ao shopping Três Lagoas, quando foi atingida frontalmente pelo carro, que teria invadido a pista contrária por motivos ainda ignorados. 

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