Cidades

Ribas do Rio Pardo

Obra lançada com a fábrica da Suzano ainda não saiu do papel

Maior fábrica de celulose do mundo e avenida que a ligaria ao polo industrial de Ribas do Rio Pardo foram lançadas em maio de 2021; só a Suzano concluiu a obra

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Após sete meses do início das operações da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a maior do mundo atualmente, obras de infraestrutura prometidas para o município seguem travadas.

Lançada em maio de 2021, com investimento programado de R$ 10 milhões, a obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no acesso ao polo industrial de Ribas, localizado na MS-340, está paralisada e sem previsão de retomada. O Projeto Cerrado, da Suzano, que originou a fábrica na cidade do interior de MS, também foi lançado em maio de 2021. 

O compromisso de pavimentar 2,6 quilômetros da MS-340, do Córrego Barrinha até o trevo localizado na BR-262, rodovia esta que dá acesso à fábrica de celulose da Suzano, foi formalizado com a Suzano e o governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), em maio de 2021.

A iniciativa melhoraria de forma substancial o acesso urbano interno da cidade, especialmente durante períodos chuvosos, quando as condições adversas neste trecho tornam a área praticamente intransitável. 

O projeto representava um marco na cidade na busca por uma mobilidade mais eficiente e acessível para os moradores de Ribas do Rio Pardo.

Porém, em função da demora na execução da obra pela empresa contratada, parte da drenagem feita foi levada pelas chuvas, trazendo prejuízos para o poder público.

Sem a realização dos serviços prestados e alegando negligência do governo do Estado na fiscalização da obra, o ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo João Alfredo Danieze (PT) denunciou a situação, encaminhando um ofício para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciar investigação sobre os motivos que levaram ao não cumprimento das obras.

De acordo com o ofício encaminhado para o MPMS, o fato de a área continuar sem drenagem e sem pavimentação comprometeu a drenagem do Parque Estoril, na região urbana de Ribas do Rio Pardo, o que vem causando prejuízos às pessoas que ali residem.

Ao Correio do Estado, a Agesul informou que as obras na MS-340 previam um projeto mais focado em atender a população local, porém, foi necessário revisar o que foi planejado. Além disso, o lançamento do Projeto Cerrado, em maio de 2021 (a fábrica da Suzano em Ribas) coincidiu com o anúncio da obra. 

“O projeto inicial apresentado pela prefeitura previa a pavimentação urbana para atender a população local e algumas ruas dos bairros vizinhos. No entanto, com a chegada da fábrica da Suzano, a Agesul e o governo do Estado identificaram a necessidade de ampliar a obra para suportar um fluxo maior de veículos, especialmente caminhões”, disse a Agesul.

Por conta desta análise feita pelo governo do Estado, as obras de pavimentação não sairão do papel, pelo menos por ora.

“Diante disso, foi preciso rescindir o contrato original, revisar o projeto e lançar uma nova licitação, que já está em andamento na Agesul”, complementou a agência estadual em nota.

OBRAS EM RODOVIAS

Para garantir a melhoria do acesso, Ribas do Rio Pardo vem recebendo, desde o ano passado, obras em rodovias estaduais, que vão integrar a região e reduzir o trajeto entre as cidades.

Esses investimentos, de acordo com o governo do Estado, chegam a quase R$ 300 milhões, e as obras têm como objetivo qualificar a infraestrutura, melhorar o escoamento e dar segurança ao tráfego local.

Saindo do perímetro urbano de Ribas rumo a Camapuã, o governo do Estado está promovendo a pavimentação de 12,18 km da MS-357, no valor de R$ 32,5 milhões.

O foco principal da parceria estratégica entre o governo do Estado e a Suzano se concentrava na pavimentação asfáltica da MS-340, notadamente no acesso ao Mimoso, em Ribas do Rio Pardo. 

Com a iniciativa, as estradas estaduais não pavimentadas serão recuperadas com arenito e brita graduada, dando melhores condições de tráfego aos veículos.

A obra na MS-338 prevê a pavimentação de 111,5 km, em dois lotes, que, somados, chegam a mais de R$ 250 milhões de investimento.

O primeiro lote sai do entroncamento da BR-060, em Camapuã, e desce pela MS-338, com uma extensão de 45,30 km. Esse trecho, conforme informou o governo do Estado, está com 88% dos trabalhos concluídos, chegando na fase final das atividades. 

O segundo lote é composto por mais 66,26 km de pavimentação, do entroncamento com a MS-245 até a MS-357. Uma parte do percurso já está asfaltada, e o governo realiza obras de terraplanagem.

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"Mais louco do Brasil" recebe ultimato para combater megaerosão

Justiça impôs multa diária de R$ 100 mil caso o prefeito de Ivinhema e a Agesul não tomarem providências para combater erosão

20/12/2025 19h30

Água de dois bairros sem drenagem provou erosão de 3,8 quilômetros na margem de rodovia na saída de Ivinhema para Angélica

Água de dois bairros sem drenagem provou erosão de 3,8 quilômetros na margem de rodovia na saída de Ivinhema para Angélica Ivinotícias

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Apesar de uma gigantesca erosão estar ameaçando destruir uma rodovia estadual, a MS-141, que está sob a responsabilidade do Governo do Estado, o prefeito Juliano Ferro, que se autodenomina "o mais louco do Brasil, também recebeu um ultimato da Justiça para que tome providências para tentar acabar com o problema. 

Segundo denúncia do Ministério Público acatada pela Justiça, a erosão ocorre porque falta drenagem no conjunto habitacional Salvador de Souza Lima e no Residencial Solar do Vale. A água destes dois bairros acabar descendo pela margem da MS-141, na saída de Ivinhema para Angélica, e provoca a erosão que se estende por cerca de 3,8 quilômetros.

E, por conta do risco de acidentes e por causa do grande volume de terra que foi arrastado para propriedades rurais vizinhas, a Justiça determinou multa diária de R$ 100 mil para a prefeitura, a Agesul (resposponsável pela manutenção da rodovia) e ao Governo do Estado caso não adotem medidas imediatas para conter a erosão. 

Mesmo com liminar anteriormente deferida, as fortes chuvas das últimas semanas agravaram o cenário e ao longo da última semana a promotoria realizar novas diligências no local e voltou à Justiça para exigir a imposição da multa, no que foi atendida..

Durante as vistorias, foram identificadas valas com cerca de 10 metros de largura e até dois metros de profundidade às margens da rodovia, além da exposição de tubulações de esgoto, que ficaram vulneráveis a rompimentos. 

De acordo com a promotoria, a situação representa risco concreto e iminente de acidentes de grandes proporções, inclusive com possibilidade de vítimas fatais, em um trecho por onde trafegam diariamente ônibus, veículos leves e caminhões pesados.

Diante dos novos fatos, o Promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki peticionou nos autos destacando a piora do quadro e a ameaça à segurança viária, à saúde pública e ao meio ambiente.

Ao analisar os documentos e fotografias apresentados pelo MPMS, o juiz Rodrigo Barbosa Sanches acolheu os pedidos e determinou que os requeridos iniciem, em até cinco dias, ações emergenciais para conter o escoamento das águas pluviais, realizem a manutenção dos sistemas de drenagem e apresentem, em até 60 dias, relatório técnico com as providências adotadas e os resultados obtidos.

Além da atuação judicial, o MPMS também dialogou com proprietários rurais afetados pelos danos, esclarecendo que prejuízos patrimoniais individuais poderão ser objeto de reparação específica.

Por conta desta terra e de outras erosões, o Córrego Piravevê, que desemboca no Rio Ivinhema e separa os municípios de Angélica e Ivinhema, praticamente desapareceu. O leito foi completamente tomado pela terra e a promotoria também já recorreu à Justiça para tentar obrigar a prefeitura e o Governo do Estado a fazerem a recuperação.

O Correio do Estado procurou o prefeito Juliano Ferro em busca de informações para saber se alguma providência já foi adotada nos dois bairros que dão origem à erosão, mas ele não deu retorno. 

 

 

atraso nas chuvas

Nível do Rio Paraguai começa a subir e traz alento à mineração

Nos últimos 12 dias subiu 24 centímetros na régua de Ladário, mas ainda está longe de alcançar o nível ideal para o transporte de minérios

20/12/2025 18h30

Parte dos embarques de minérios é feita próximo da área urbana de Ladário, mas o volume maior ocorre em Porto Esperança

Parte dos embarques de minérios é feita próximo da área urbana de Ladário, mas o volume maior ocorre em Porto Esperança

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Depois de chegar a 3,31 metros na régua de Ladário no dia 16 de julho, o nível do Rio Paraguai estava baixando ininterruptamente até o dia 8 de dezembro, quando atingiu a mínima de apenas 24 centímetros. Depois disso, começou a subir, mas tardiamente. No ano passado ele começou a subir quase dois meses mais cedo.

E, apesar de até agora as chuvas terem sido escassas na região norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, o nível do rio está melhorando nos últimos 12 dias e neste sábado amanheceu  em 54 centímetros. O nível ainda está longe do necessário, mas já traz alívio para o setor de transporte de minérios, que está praticamente parado faz dois meses. 

Nos dez primeiros meses do ano foram escoados, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), 7,6 milhões de toneldas de minérios pela hidrovias, batendo todos os recordes de movimentação. Incluindo grãos e outros produtos, o volume transportado pelo Rio Paraguai chega a 8,2 milhões de toneladas em dez meses de 2025.

Em 2023, que até então era o melhor ano do setor, o volume de minérios havia chegado a 5,6 milhões de toneladas nos dez primeiros meses do ano. Naquele ano, porém, havia muito mais água no rio e o pico da cheia chegou a 4,24 metros. Depois que ultrapassa os quatro metros em Ladário o rio começa a transbordar e a alagar a planície pantaneira.

No ano passado, quando atingiu seu pior nível da história, com 69 centímetros abaixo de zero na régua de Ladário, as chuvas fortes chegaram mais cedo e o Rio Paraguai começou a subir já a partir do dia 17 de outubro. 

Por conta disso, no dia 20 de dezembro já estava em 94 centímetros, o que é 40 centímetros acima do nível em que amanheceu neste sábado (20). Estas chuvas logo no início da temporada, em setembro do ano passado, foram fundamentais para que o transporte de minérios fosse retomado logo no começo de 2025.

O cenário, porém, será diferente no começo de 2026. Sem as dragagens que estão previstas no projeto de concessão da hidrovia, o nível ideal para o transporte é acima de 1,5 metro. Porém, as barcaças ainda descem pela hidrovia, com volume menor, até que o rio tenha em torno de um metro na régua de Ladário. 

E, como até agora os rios subiram pouco na região sul de Mato Grosso, a pespectiva é de que o nível em Ladário só chegue a 1,5 metro depois de janeiro, atrapalhando o transporte de minérios no primeiro mês do ano. Em janeiro de 2025, por exemplo, foram despachadas 521 mil toneladas de produtos. No final do mês o rio já estava em 1,34 metro. 

O nível se manteve acima de um metro até o dia 20 de outubro deste ano. No dia primeiro daquele mês ainda estava em 1,79 metro, mas recuou rapidamente e no final do mês estava em apenas 66 centímetros. Mesmo assim, segundo a Antaq, ainda foram despachadas 678 mil toneladas de minérios, o que equivale ao volome de cerca de 14 mil carretas bi-trem somente em outubro. 

TRIBUTÁRIOS IMPORTANTES

Embora os rios Miranda e Aquidauana desemboquem no Rio Paraguai abaixo da régua de Ladário, a água destes dois tributários é fundamental para melhorar a navegabilidade. E, esta semana foi a primeira vez que ambos superaram a marca dos quatro metros, segundo dados do Imasul. 

Na sexta-feira (19), em Aquidauana, o rio com o mesmo nome da cidade alcançou 4,56 metros, o que ainda é 1,5 metro abaixo do nível de alerta. Somente quando supera os 7,3 metros é que entre em situação de emergência. Ou seja, já se passaram quase quatro meses do período de chuvas e o Aquidauana não encheu nenhuma vez. 

Situação parecida ocorreu com o Miranda. Após as chuvas do começo da última semana, ele chegou a 4,48 metros na régua instalada próximo à cidade de Miranda. Ele também só entra em situação de emergência depois que ultrapassa os 7 metros, o que não aconteceu nenhuma vez na atual temporada de chuvas. 

O Rio Coxim, por sua vez, chegou a entrar em nível de alerta ao longo da última semana, ultrapassando os quatro metros. Mas, depois de alcançar 4,16 metros começou a baixar. Somente depois que ultrapassa os cinco metros é que se considera que ele encheu. 

O Rio Piquiri, na divisa com Mato Grosso, que entra em situação de emergência somente depois que ultrapassa os 5,8 metros, estava em apenas 2,12 metros nesta sexta-feira, apesar das chuvas que atingiram a região ao longo da semana. 


 

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