Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Oficina aborda nova classificação de casos de dengue

Oficina aborda nova classificação de casos de dengue
05/02/2014 00:00 - DA REDAÇÃO


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Saul (SES) realiza nesta quarta-feira (5) a I Oficina de Dengue/Janeiro 2014. O evento será realizado à partir das 9h, na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como objetivo capacitar os 79 municípios do Estado quanto a nova classificação dos casos de dengue, coleta, separação, acondicionamento e transporte de amostras para diagnóstico sorológico e molecular.

A oficina contará com a participação de representantes municipais das vigilâncias epidemiológicas laboratoriais. Entre os temas debatidos estão: O histórico da epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul; coleta, separação e acondicionamento; transporte de amostras para diagnóstico e ainda a nova classificação de casos de dengue.

Como parte integrante do Plano de Contingência da Dengue em Mato Grosso do Sul a nova classificação de casos de dengue dinamizará a análise e o atendimento dos casos. Os novos critérios atualizam a classificação de casos da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1997, que designava a dengue como Dengue Clássica, Dengue com Febre Hemorrágica e com complicações. As novas classificações, determinadas pela OMS, classifica a dengue baseada nos seus sintomas como: Dengue Grave e Dengue com Sinal de Alarme.

Felpuda


Alguns pré-candidatos que estão de olho em uma cadeira de vereador vêm apostando apenas nas redes sociais, esperançosos na conquistados votos suficientes para se elegerem. A maioria pede apoio financeiro para continuar mantendo suas respectivas páginas, frisando que não aceita dinheiro público ou de político, fazendo com que alguns se lembrem daquela famosa marchinha de carnaval: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”. Como diria vovó: “Essa gente perdeu o rumo e o prumo”.