A Polícia Militar Ambiental (PMA) começa amanhã, ao meio-dia, a operação Padroeira do Brasil que contará com 281 policiais (cerca de 80% do efetivo total) e que termina no dia 13, quarta-feira, às 8h.
Além de outubro ser o último mês da pesca aberta, a operação será feita em razão do feriado de 11 e 12 de outubro no Estado com a intenção de prevenir a pesca predatória, já que muitos turistas vão ao pantanal neste período.
Também será feita a prevenção ao tráfico de animais silvestres, combate ao desmatamento e carvoarias irregulares com vistas às propriedades rurais.
A equipe do grupamento do Parque Várzeas do Ivinhema será reforçada por equipes do pelotão de Dourados. A prevenção à pesca predatória, especialmente, próxima à divisa com o Estado do Paraná será intensificada.
Três equipes da sede de Campo Grande estarão itinerantes, em fiscalização em área não definida, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais, em contato com as equipes de rios, para a movimentação de presos e materiais para as delegacias, caso aconteçam prisões em flagrante.
As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até 5 anos de reclusão.


