Cidades

CAMPO GRANDE

Pastora e policial ligados à ONG estariam incentivando invasão

Desocupação do terreno é alvo de ação na Justiça

FÁBIO ORUÊ

24/08/2019 - 09h30
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Três áreas, sendo uma de propriedade da Prefeitura de Campo Grande e duas de empreendimentos privados - Taurus e Brasil Empreendimentos - estão sendo alvo de uma invasão, às margens da BR-262, em Campo Grande. A invasão estaria sendo incentivada por uma pastora e de um policial militar da reserva, que seriam ligados à uma organização não governamental (ONG).

As áreas, de aproximadamente 40 hectares, já estão sendo demarcados e alguns barracos já foram erguidos. Cerca de oito famílias, de um grupo de 20, já estão com as habitações prontas. O mato do local foi queimado e existem pequenas áreas abertas para a construção das moradias. Um pedreiro, de 53 anos, que pediu para não ser identificado, é uma das pessoas que está com a família na área invadida, há cerca de um mês. Ele e a mulher, de 54 anos, vivem com duas filhas em um cômodo único, construído com pedaços de madeira, lona e um colchão.

Ao Correio do Estado, ele disse que há anos brigam na justiça por aquelas terras e que seriam auxiliados pela pastora, que eles afirmam não saber o nome e nem de qual igreja seria.

“O poder público não ajuda a gente. Há dois anos que a gente luta na justiça e ela [a mulher] é que vê essas coisas para a gente”, contou. Além disso, ela também fornece alguns alimentos para ajudar no sustento. “Ela ajuda uma ONG também; passa nos mercados e arruma a comida. Aí o que sobra, depois que ela dá para a ONG, trás para nós. Sempre sobra tomate, batata e outras coisas”, disse ele à nossa reportagem.

Os moradores estão transformando a área do zero. Os terrenos ficam na BR-262, exatamente ao lado do Terminal Intermodal de Cargas, conhecido como Porto Seco, e próximo do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira de Regime Semiaberto. Lá, os moradores já demarcaram os terrenos que serão ocupados e estariam montando os barracos, mas não de fato se mudando para lá, porque não energia elétrica e nem água disponível. De acordo com o apurado, a invasão está sendo gradativa e ainda conta a ajuda de um policial aposentado.

A maioria vem da área invadida da empresa Homex, como o morador citado, que teve a casa derrubada três vezes em desapropriações. Advogados das empresas proprietárias das áreas, Taurus, distribuidora de combustível, e Brasil Empreendimentos - a última faz parte do grupo Haddad empreendimentos - estão se mobilizando para entrar com liminar com objetivo de retirar as famílias do local, já que eles informaram que só vão sair mediante ordem judicial.

Conforme apurado pelo Correio do Estado, uma das empresas citadas enviou maquinário e mão de obra para fazer a limpeza da área, pois recebeu uma notificação do Executivo Municipal para tal ação. Mas, chegando lá para o serviços, os trabalhadores foram impedidos de fazer a limpeza pelos invasores. A justiça e os advogados responsáveis ainda tentam descobrir quem seriam as duas pessoas que estariam auxiliando na invasão.

HOU HOU HOU

Quando desmontar a árvore de Natal?

Árvore de Natal deve ser montada exatamente quatro semanas antes do Natal; veja quando desmontá-la

26/12/2024 11h00

Dia correto de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, Dia de Reis

Dia correto de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, Dia de Reis ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

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O Natal é celebrado mundialmente e anualmente em 25 de dezembro. 

Muitas casas, comércios e empresas estão decorados com árvores de Natal, guirlandas, coelgos, pinhas, corações, flores, papai noel, pisca pisca, enfeites, bonecos de neve, entre outros. 

Com isso, surge a dúvida: as festividades natalinas encerram na noite de Natal?

A resposta é não. As festividades natalinas encerram no Dia de Reis, celebrado anualmente em 6 de janeiro. Portanto, a árvore de Natal e o presépio devem ser desmontados e guardados neste dia, que neste ano cai em uma segunda-feira. 

A data é marcada pela visita dos três reis magos – Belchior, Baltasar e Gaspar – ao reino, onde comunicam o nascimento de Jesus.

No Brasil, muitas regiões e culturas comemoram a data com festas tipicamente folclóricas chamadas de Folia de Reis ou Ternos de Reis.

De acordo com o catolicismo, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento, mais conhecido como quatro semanas antes do Natal. Em 2024, essa data caiu no dia 1º de dezembro, em um domingo.

ÁRVORE DE NATAL

A árvore de Natal, além de ser um símbolo tradicionalmente associado às celebrações natalinas, carrega significados profundos que permeiam diversas culturas e tradições.

Em sua essência, representa a vida e a renovação, simbolizando a esperança em meio ao inverno, quando muitas árvores perdem suas folhas.

Decorar a árvore com luzes, enfeites e ornamentos coloridos também é uma forma de expressar a alegria e a beleza que a vida oferece.

Segundo uma antiga tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir 12 ornamentos para garantir a felicidade de um lar:

  • Casa: proteção
  • Coelho: esperança 
  • Xícara: hospitalidade
  • Pássaro: alegria    
  • Rosa: afeição
  • Cesta de frutas: generosidade 
  • Peixe: benção de Cristo
  • Pinha: fartura
  • Papai Noel: bondade  
  • Cesta de flores: bons desejos 
  • Coração: amor verdadeiro

Melhorias

Lei põe fim à construção de rodovias "de segunda linha" em MS

Após implantação de centenas de quilômetros de asfalto sem acostamento, prática começará a ser proibida

26/12/2024 09h42

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento. Paulo Ribas/Correio do Estado

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Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei que torna obrigatória a implantação de acostamento na construção de rodovias estaduais em Mato Grosso do Sul.

Conforme previsto, os projetos deverão apresentar acostamento em ambos os lados, sendo ele com ou sem revestimento asfáltico, de acordo com o padrão de construção adotado para a rodovia.

Os requisitos técnicos construtivos dos acostamentos seguirão as regras estabelecidas no Manual de Implantação Básica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de acordo com as exigências contidas na publicação do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR) nº 742, que dispõe sobre normas a serem aplicadas em projetos e construção de estradas federais e dos órgãos rodoviários estaduais, ou norma que a substituir.

A Lei não se aplica nos casos em que:

  • os trechos das rodovias atravessem áreas urbanas, devidamente delimitadas pelo perímetro urbano, que obedecerão a legislação municipal, bem como, rodovias que interligam cidades com volume médio diário (VMD) inferior a 50 (cinquenta) veículos/dia;
  • os trechos apresentarem condições topográficas e/ou geotécnicas que imponham restrições de ordem técnica ou orçamentária;
  • os trechos contem com implantação de faixa adicional, refúgio, áreas de descanso, belvedere, acessos locais, taper de acesso, faixas de aceleração e desaceleração.

O texto, sancionado pelo governador Eduardo Riedel, começa a valer apenas 180 dias após a publicação, ou seja, no dia 24 de junho de 2025.

Rodovias mais caras

Um dos principais fatores que fazem com que rodovias sejam entregues sem acostamento é a economia no valor da execução. Além disso, as rodovias sem acostamento podem ser finalizadas em um menor período de tempo, o que as torna ideais para entregas políticas.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.Falta de acostamento favorece o acontecimento de acidentes. Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado.

A MS-040, por exemplo, rodovia que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo, não tem acostamento. Ela foi entregue em 2015, no fim da gestão André Puccinelli. Agora, a rodovia faz parte da chamada "Rota da Celulose", e será privatizada. Dentre as melhorias, o projeto já prevê acostamento, que deve custar cerca de R$ 500 milhões.

A MS-112, entre os municípios de Inocência e Cassilândia, também não tem acostamento, o que favorece a ocorrência de acidentes. Além disso, esses acidentes, bem como veículos que estragam no trecho, acabam travando completamente o fluxo da rodovia.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.Foto: Paulo Ribas

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