Cidades

Saúde

Pela terceira vez, Capital não fornece dados sobre internações ao governo

Sesau informou que os dados estão em atualização e que o atraso no repasse é motivado pelo lançamento de novos leitos

Continue lendo...

Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou não ter recebido dados sobre ocupação global de leitos na macrorregião de Campo Grande nesta segunda-feira (15). É a terceira vez que os números do município não aparecem no boletim epidemiológico da Covid-19.

A informação foi repassada pelo secretário da SES, Geraldo Resende em live desta manhã. "Campo Grande não nos forneceu dados. Temos cobrando incessantemente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), encaminhando um ofício de solicitação ao secretário Municipal de Saúde. Infelizmente, até esse horário (10h30) não tivemos os dados da taxa de leitos da macrorregião de Campo Grande".

Resende disse ainda que vai se reunir com o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, além de "encaminhar ao ministério público do Estado para que nos ajude a fazer essas intervenções, para continuarmos a dar os dados corretos da doença no Estado, principalmente da macrorregião de Campo Grande”.

Últimas notícias

A assessoria da Sesau informou que os dados estão em atualização e que o atraso no repasse é motivado pelo lançamento de novos leitos, e não por eventual colapso na saúde.

No dia 11 de março foi a primeira vez que o boletim apareceu sem dados da macrorregião de Campo Grande, no dia anterior, 10 de março, a Capital aparecia com 106% de ocupação. No dia 12, novamente não houve repasse das informações.

Nos dias subsequentes, 13 e 14 de março, os dados voltaram a aparecer, com 80% e 92% de ocupação respectivamente. De acordo com o boletim epidemiológico, a macrorregião de Dourados está com 93% de ocupação global, Três Lagoas 73% e Dourados 105%.

O Estado já tem 194.882 confirmações de Covid-19 e 3.628 mortes, sendo 536 casos e 14 óbitos de ontem para hoje. Recuperados já somam 180.180. Em apenas um dia, Campo Grande registrou 221 novos casos; Dourados 79; Naviraí 63; Corumbá 23; Costa Rica 15; Três Lagoas 15; Ponta Porã 14; entre outros municípios.

São 832 pessoas internadas, o maior índice já registrado desde o início da pandemia, sendo 462 em leitos clínicos (315 público; 147 privado) e 370 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (266 público; 104 privado).

Assine o Correio do Estado

TERMO ADITIVO

Clínica de SC recebe 5 milhões para esterilizar cães e gatos em MS

A empresa catarinense também foi contratada para prestar serviço de aplicação e registro de microchips nos animais

22/06/2026 11h45

O serviço faz parte da do MS Vida Animal, programa estadual que visa a proteção do bicho através do desenvolvimento de políticas públicas.

O serviço faz parte da do MS Vida Animal, programa estadual que visa a proteção do bicho através do desenvolvimento de políticas públicas. Foto: Freepik

Continue Lendo...

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destinou R$ R$ 5.587.500 à empresa Dengoso e Manhosos Clínica Veterinária, que tem sede em Joinville, Santa Catarina. 

A empresa catarinense foi contratada para prestar o serviço de esterilização cirúrgica, aplicação e registro de microchips em cães e gatos.

O termo aditivo garantiu acréscimo de 25% ao valor do Contrato nº003/2025. Com isso, a empresa ganhará mais R$ 1.117.500,00, além dos R$ 4.427.982,00 que já recebeu do Governo de Mato Grosso do Sul. Só em 2026, o Estado já empenhou R$ 1.825.324,50 à clínica.

O serviço faz parte da do MS Vida Animal, programa estadual que visa a proteção do bicho através do desenvolvimento de políticas públicas. Além da proteção, também age no controle populacional de cães e gatos, combate a maus-tratos e abandono.


 

ENSINO SUPERIOR

UEMS abre inscrições para curso de licenciatura em Computação

Mais de 160 vagas são destinadas e candidatos podem entrar por histórico escolar ou nota de Enem de edições anteriores

22/06/2026 11h30

Divulgação

Continue Lendo...

Após anunciar a abertura do novo curso de Licenciatura em Computação em quatro unidades, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu as inscrições para aqueles que desejam obter um curso de ensino superior, voltado a área da tecnologia.

A seleção é para 160 vagas distribuídas nos polos de Amambai, Campo Grande, Dourados e Ivinhema, e possui período de residência obrigatória de um ano como docente na rede pública de ensino.

Com 40 vagas para cada unidade, a ocupação será dividida em cotas distribuídas da seguinta maneira: 22 vagas para ampla concorrência, 8 para negros, 4 para indígenas, 4 para residentes de Mato Grosso do Sul e 2 para PcD.

O curso ocorrerá presencialmente no período noturno de segunda a sexta-feira. O projeto pedagógico aponta ainda atividades pontuais aos sábados, com duração do curso dentro de no mínimo 8 semestres, sob a obrigação do cumprimento de 3.240 horas de carga horária e 330 horas de extensão.

O candidato deverá preencher ainda no momento de inscrição o Termo de Compromisso que declara ciência sobre a necessidade e obrigatoriedade do cumprimento de um ano de estágio docência nas escolas públicas municipais.

Das inscrições

Para entrar na primeira turma do curso, o processo seletivo é parecido com os já existentes. Alguns critérios devem ser seguidos e a graduação é voltada para os seguintes perfis:

  • Profissionais da Educação, que são professores ou servidores de escolas públicas (auxiliares, assistentes, secretários, técnicos, etc.) que atuam na Educação Básica e não possuem nível superior;
  • Candidatos sem curso superior e alcançaram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições realizadas entre os anos de 2016 e 2025;
  • Concluintes do Ensino Médio, em que a seleção utilizará a nota do Histórico Escolar.

Os interessados devem realizar a inscrição dentro do site candidato.uems.br e enviar os documentos solicitados com toda a documentação. O Termo de Compromisso citado anteriormente deve ser preenchido e encaminhado para o e-mail [email protected].

O termo está disponível no Anexo V do edital, que também disponibiliza as outras declarações de quem não possui ensino superior, autodeclração de identificação étnica e outros anexos de sistema de pontuação, etc.

As inscrições iniciaram em 12 de junho e vão até o dia 06 de julho. O início das aulas está agendado para o segundo semestre letivo de 2026, no dia 27 de julho. Confira o cronograma completo com as datas:

Período de Inscrições: 12/06 a 06/07/2026 - disponível em https://candidato.uems.br/;
Divulgação da Lista dos Candidatos Inscritos: 14/07/2026;
Período para Recurso (Lista dos Inscritos): 14 a 15/07/2026;
Resultado Final: 20/07/2026;
Previsão de convocação para Matrícula: a partir de 20/07/2026;

Todas os resultados serão divulgados pelo site oficial da UEMS na página do Prilei. Dúvidas e informações suplementares podem ser direcionadas ao telefone (67) 3902-2516 na Divisão de Ingresso Discente ou pelo e-mail [email protected].

Confira o edital:

Do curso

O curso de Licenciatura da Computação oficializado no dia 10 de junho é parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre a UEMS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que integram uma rede de instituições responsáveis pela implementação da formação.

Viabilizado pelo Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei), o curso é também uma iniciativa do Ministério de Educação (MEC) amparada pela Política Nacional de Educação Digital.

O objetivo do curso é conectar a computação à realidade escolar contemeporânea, de movo que alunos de escolas públicas tenham acesso a educação digital.

A estrutura curricular do curso foi pensada nessa necessidade em capacitar o futuro professor para atender as grandes demandas tecnológicas inseridas no ensino. Sendo assim, estão inclusas disciplinas de:

  • Inteligência Artificial (IA) aplicada ao contexto pedagógico;
  • Pensamento Computacional e lógica desde a educação básica;
  • Robótica Educacional e Cultura Maker integradas ao currículo;
  • Gamification (uso de jogos digitais como estratégia de ensino);
  • Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais.

O edital de criação do curso indica a obrigatoriedade do cumprimento de um ano de residência, em que o estudante enviará um Termo de Compromisso ciente que receberá uma bolsa financeira e sem possibilidade de dessitir da vaga.

Esse período de estágio poderá ser realizado dentro das redes municipais de ensino para Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).