Cidades

Cidades

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por covid-19

Estudo foi publicado no periódico internacional Cell Report

Continue lendo...

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) descobriram que a proteína Spike do SARS-CoV-2, quando injetada no cérebro de camundongos, induz alterações de memória.

Essas mudanças ocorrem de forma tardia, em torno de 20 a 30 dias após a infecção, tal como acontece com seres humanos infectados pelo vírus da covid-19.

“Imita bem o que acontece na doença. Quando isso ocorre, a gente está na frente de um bom modelo experimental”, disse nesta segunda-feira (10) à Agência Brasil a neurocientista Claudia Figueiredo, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, uma das líderes da pesquisa. O artigo foi publicado no periódico internacional Cell Report.

Pesquisas clínicas com pacientes que tiveram covid-19 mostraram que, depois que passa a fase aguda da doença, eles têm um prejuízo da memória que aparece meses depois. Segundo Claudia Figueiredo, o experimento mostrou que não era necessário ter o vírus replicado nos camundongos, mas bastava a proteína estar disponível no cérebro para causar prejuízo de memória.

“A gente avançou na caracterização do mecanismo. E isso é superimportante porque, quando a gente descobre o mecanismo, abre portas para fazer terapias mais direcionadas”. Para a avaliação da função de memória dos camundongos, os pesquisadores usaram diferentes estratégias comportamentais, incluindo testes de reconhecimento de padrões e do labirinto aquático.

Bloqueio

Ao mesmo tempo, os 25 pesquisadores das duas instituições identificaram moléculas que, quando estão inibidas, não há esse prejuízo de memória. Para bloquear as moléculas que causavam as perdas de memória, foram usados animais geneticamente modificados que tinham deleção, ou remoção, de uma proteína.

“Nós vimos que animais que tinham uma deleção nessa via não desenvolviam o prejuízo de memória. Foi usado então um inibidor dessa via e viu-se que, quando se inibe a via, a proteína Spike não exerce essa patogênese sobre a memória, através dessa proteína. Essa descoberta pode ser um caminho para a prevenção desse prejuízo de memória”, explicou Claudia.

A neurocientista informou que já existem medicamentos no mercado, usados para tratar artrite reumatoide, que poderiam ser testados em pacientes com covid-19 ou que já tiveram a doença, para ver se é possível prevenir essa perda de memória. “Pode ser uma situação de reposicionar fármaco”, apontou. Ela advertiu, no entanto, que para que esses medicamentos sejam usados em seres humanos, é preciso que se realizem ensaios clínicos nos pacientes.

Testes clínicos

A ideia, a partir de agora, é que outros grupos de cientistas que trabalham com pesquisa clínica se dediquem a testar essas ferramentas, para que fiquem disponíveis para os pacientes, uma vez que os fármacos disponíveis no mercado para outras doenças já passaram pela fase de avaliação de toxicidade.

“Deve ser testado em pacientes que tiveram covid e têm maior chance de desenvolver prejuízo de memória ou em pessoas que têm fatores de risco para desenvolverem essas perdas de memória”. Segundo Claudia Figueiredo, é importante que os testes sejam feitos logo depois de o paciente ter covid-19, como maneira de prevenir. "Não dá para esperar o prejuízo de memória se instalar", ressaltou.

O estudo foi financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Assine o Correio do Estado 

NESTA SEGUNDA

Carreata iluminada do Papai Noel dos Correios percorre avenidas da Capital

Vans, caminhões e carros do Correios, com luzes natalinas pisca-pisca, passarão por avenidas do centro

18/11/2024 11h30

Vans, caminhões e carros iluminados do Correios

Vans, caminhões e carros iluminados do Correios DIVULGAÇÃO/Correios

Continue Lendo...

Carreata iluminada do Papai Noel dos Correios percorrerá, a partir das 18 horas desta segunda-feira (18), as principais ruas e avenidas de Campo Grande.

Vans, caminhões e carros do Correios, com luzes natalinas pisca-pisca, farão o seguinte trajeto:

- Saída: Correios - Av. Consul Assaf Trad até a Av. Alberto Araújo Arruda;
- Av. Alberto Araújo Arruda até a Av. Hiroshima;
- Av. Hitoshima até a Av. Mato Grosso;
- Av. Mato Grosso vira a esquerda na Rua Rio Grande do Sul;
- Rua Rio Grande do Sul vira a esquerda na Antônio Maria Coelho e vai até a Av. Ceará;
- Av. Ceará vira a direita e segue até a Rua da Paz;
- Rua da Paz, entra na Rua Dom Aquino e vai até a Rua Rui Barbosa;
- Rua Rui Barbosa) vai até a Feira Central, virando à direita para Rua 13 de Maio;
- Rua 13 de Maio vira à direita para Av. Mato Grosso;
- Av. Mato Grosso vira a esquerda na Av. Calógeras e segue até a Afonso Pena;
- Av. Afonso Pena faz o retorno em frente a Morada dos Baís e segue até a rotatória do Bope, no Parque dos Poderes;
- Da rotatória segue pela Av. Afonso Pena até a Av. Ceará;
- Av. Ceará segue até os Correios da Coronel Antonino;
- Chegada: Correios - Av. Consul Assaf Trad.

A ação é uma forma de agradecimento à sociedade por, ao longo de mais de três décadas, tirar milhares de sonhos do papel durante a campanha “Papai Noel dos Correios”.

Além disso, o objetivo é dar uma visibilidade maior a campanha, para que mais pessoas adotem cartinhas para fazer o Natal de uma criança mais feliz.

PAPAI NOEL DOS CORREIOS

Aproximadamente 7,3 mil cartinhas podem ser adotadas por adultos, neste fim de ano, durante a campanha “Papai Noel dos Correios 2024”.

A expectativa é que mais de 10 mil cartinhas sejam escritas e adotadas até o fim da campanha.

Crianças carentes de até 10 anos– de escolas municipais, instituições sociais, abrigos ou Organizações Não Governamentais (ONGs) – podem escrever cartinhas, pedindo presentes de Natal para o Papai Noel, até 13 de dezembro. Mas, quanto antes a criançada escrever a carta, melhor.

Ao todo, 50 instituições sociais estão cadastradas em Mato Grosso do Sul, como Associação Juliano Varela, Pestalozzi, Girassol, APAE e 23 escolas municiais de Campo Grande.

Alguns dos pedidos dos pequeninos são brinquedos, bonecas, carrinhos, ursos, jogos, bolas, roupas, sapatos, material escolar, maquiagens, bicicleta, videogames, jogo de tabuleiro, jogo de cartas, jogo da memória, tabuleiros, quebra-cabeça, peteca, ioiô, bambolê, chocalhos, massinha de modelar, instrumentos musicais infantis, de montar/desmontar, entre outros.

Alguns dos pedidos inusitados, de ‘cortar o coração’, são alimentos, cama ou itens de casa.

Os interessados em fazer o Natal de uma criança mais feliz devem adotar as cartinhas, até 13 de dezembro, nas agências do Correios da avenida Calógeras, Shopping Campo Grande, antiga Rodoviária, Pátio Central ou pelo site.

Basta escolher um pedido, cadastrar o nome, comprar o presente, embrulhá-lo e deixá-lo em uma agência dos Correios mais próxima até 13 de dezembro.

O objetivo é incentivar crianças a escrever para estimular sua capacidade cognitiva e emocional, incentivar a solidariedade entre adultos e fazer o Natal da molecada mais alegre.

VÍTIMA FATAL

Caminhão limpa-fossa atinge moto e mulher morre na Av. Guaicurus

Maria do Carmo, de 42 anos, ficou prensada entre dois veículos no cruzamentos e chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu ainda no local

18/11/2024 10h50

Acidente envolvendo uma moto e dois veículos na Avenida Guaicurus deixou uma vítima fatal

Acidente envolvendo uma moto e dois veículos na Avenida Guaicurus deixou uma vítima fatal Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Uma motociclista, identificada como Maria do Carmo, de 42 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (18) após sofrer um acidente na Avenida Guaicurus, na frente do Museu José Antônio Pereira, e ser prensada entre dois veículos, um Fiat Strada da Águas Guariroba e um caminhão limpa-fossa.

Segundo a reportagem do Correio do Estado que foi ao local apurar acerca do ocorrido, a moça parou com sua moto no semáforo entre os dois automóveis. Assim que o sinal abriu, o motorista do caminhão (que estava atrás dela) acelerou, a prensando no carro da frente.

Ainda, o caminhoneiro teria passado por cima da barriga da mulher e, quando quando o motorista do carro da concessionária desceu ainda pôde vê-la agarrada ao para choque, tentando sair debaixo do outro veículo. 

Um dos funcionários da Águas Guariroba, que estava no carro, relatou que o Corpo de Bombeiros passou na avenida no momento do acidente e prestou os primeiros socorros, mas sem sucesso.

De acordo com informações de um conhecido da vítima, ela estava indo comprar materiais de construção para uma reforma em casa.

Inclusive, o seu pedreiro estava no local no momento do acidente, reconheceu a moto da mulher e foi orientado pelos policiais a buscar os documentos de Maria para melhor identificação. O marido da mulher já está no local.

Segundo o Cabo da Polícia Militar Elson Sousa, o condutor do caminhão disse que ele estava trafegando na avenida sentido leste-oeste e que, no cruzamento com a Rua da Divisão, Maria mudou de faixa (da direita para esquerda) e fez uma frenagem brusca, mas não deu para evitar o impacto, a prensando na traseira da Fiat Strada.

O motorista do caminhão também afirma que a moça entrou no seu ponto cego, dificultando a visualização e, consequentemente, facilitando o acidente.

Porém, Elson afirma que vai esperar o levantamento da Perícia para confirmar outros detalhes do ocorrido. 

A Avenida está interditada a meia pista da quadra onde aconteceu o acidente, ou seja, quem desce pela rua da divisão tem que tomar cuidado, pois foi bem no semáforo que “desemboca” na Guaicurus.

A interdição da quadra do acidente começa na rua anterior paralela à Rua da Divisão, enquanto o outro trecho segue com fluxo normal.

Um comerciante e morador da região desde quando não havia asfalto no local, Nilson Ney, de 51 anos, conta que - ainda que não seja o caso - aqui nesse trecho da Guaicurus é comum os semáforos estarem desativados, além de citar a imprudência e falta de atenção, por justamente esse cruzamento da Guaicurus ter saída e entrada para a Rua da Divisão.

Dados

Segundo levantamento da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), 24 das 35 vítimas fatais no trânsito de Campo Grande no primeiro semestre deste ano eram motociclistas, o que representa 68,57% dos acidentes. 

Já neste segundo semestre (julho até novembro), essa média aumenta, com 17 das 24 vítimas fatais sendo motociclistas, representando 70,83% das mortes.

Ao todo, 41 motociclistas morreram na Capital neste ano em sinistros no trânsito, uma parcela de 69,49%. No ano passado inteiro, 39 de 56 dos mortos no trânsito campo-grandense eram motoqueiros, ou seja, 69,64%.

Outras duas

Antes do acidente fatal de Maria do Carmo nesta segunda-feira, a última morte de motociclista na Capital havia sido no último dia 10, quando um jovem de 23 anos, identificado como Augusto Henrique Amorim de Oliveira morreu após se acidentar em uma avenida que liga os bairros Vila Moreninha II e Itamaracá.

Conforme consta no boletim de ocorrência, registrado pela irmã de Augusto, ele teria colidido no recuo do meio-fio da via, que não possui iluminação pública.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passava próximo ao local para atender a uma ocorrência, e foi chamada ao local do acidente por familiares da vítima. Os socorristas prestaram os primeiros atendimentos, e realizaram Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

No último dia 6, outro acidente grave aconteceu envolvendo uma motocicleta e dois carros, na Avenida Bandeirantes, próximo ao cruzamento com a rua José Paes de Farias, que deixou Marcos Antônio Francisco Leal, de 57 anos, gravemente ferido.

Uma Fiat Toro e uma Hyunday Tucson, estavam parados no sinal vermelho, quando o motociclista, em velocidade, acertou a traseira da Toro, que com o impacto, acertou a traseira da Tucson. Horas depois, o Hospital Santa Casa de Campo Grande confirmou a morte do rapaz, que era suboficial aposentado da Marinha do Brasil.

*Colaborou Alanis Netto e Naiara Camargo

**Matéria atualizada às 11h19 para acréscimo de informação

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).