O governo federal anunciou nesta terça-feira (5) a criação de um programa para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências em aeroportos. Até 2026, 20 salas especiais serão implantadas para atender cerca de 200 mil passageiros com essas características que transitam anualmente pelos aeroportos brasileiros.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a iniciativa visa oferecer melhores condições não apenas às pessoas com neurodivergências, mas também a seus familiares.
“Eu tenho, como afilhado, uma pessoa com espectro autista. Sei, portanto, o que significa uma iniciativa como esta. Este gesto simboliza muito bem o que precisamos no Brasil: o olhar para o bem-estar social”, declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“A concessionária que fizer as três primeiras salas terá um olhar diferenciado na premiação dos melhores aeroportos do ano”, incentivou o ministro.
Implementação
As salas multissensoriais oferecerão estímulos visuais, táteis e auditivos para promover relaxamento, concentração e bem-estar. Salas de acomodação com estímulos reduzidos serão implementadas para acolher passageiros durante momentos de crise.
Além disso, haverá reavaliações de procedimentos para melhorar a experiência dos passageiros com TEA, tanto em voo quanto em solo, e capacitação para os profissionais do setor, além de conscientização dos demais passageiros.
“Ambos os espaços serão acessíveis a todas as faixas etárias e estarão disponíveis para passageiros com outras neurodivergências, garantindo um acolhimento inclusivo para todos”, informou o ministério.
Seis salas serão implementadas já no primeiro trimestre de 2025.
Expansão
Atualmente, quatro salas multissensoriais estão instaladas em aeroportos brasileiros. Em novembro, será inaugurada mais uma em Natal, e até o primeiro trimestre de 2025, mais seis salas serão implementadas.
A meta é que todos os aeroportos das capitais e os principais, com maior fluxo, contem com essas salas, sem custo para a União.
A iniciativa faz parte do programa Viver sem Limites II e é inspirada nas experiências de salas sensoriais instaladas pela Concessionária Zurich Airport nos aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES).
Assine o Correio do Estado