A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação Tunna, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, no sequestro de bens e em cinco prisões preventivas nas cidades de Campo Grande, Piracicaba (SP), Arapongas (PR) e Londrina (PR).
As investigações tiveram início após a apreensão de 1,165 tonelada de cocaína realizada em 2025, no município de Terenos, a cerca de 30 quilômetros da Capital. Na ocasião, a droga era transportada em comboio por dois caminhões, que foram identificados como pertencentes ao grupo investigado.
Durante as apurações, a Polícia Federal conseguiu vincular o mesmo grupo criminoso a outros carregamentos de entorpecentes. Entre eles, um flagrante ocorrido em junho de 2025, no estado de São Paulo, quando foram apreendidos 230 quilos de cocaína.
De acordo com a PF, a organização trazia a droga da Bolívia e utilizava rotas que passavam pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, tendo como principais destinos São Paulo, Paraná e outras unidades da federação.
As investigações permitiram identificar os responsáveis pela logística do tráfico, pelo pagamento dos motoristas encarregados do transporte da droga e pelos operadores do esquema, além de estruturas voltadas à lavagem de dinheiro.
Até o momento foram apreendidos três veículos, sendo um modelo BMW, um da marca Audi e uma caminhonete da Volkswagen.
Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida em Campo Grande (Foto: Divulgação / PRF)
Cigarros contrabandeados foram apreendidos em Rio Brilhante

