Cidades

OPERAÇÃO BOAS FESTAS

Polícia Militar terá Batalhão Virtual para coibir crimes no fim de ano

Operação Boas Festas segue até janeiro, com reforço no policiamento em todo o Estado

Continue lendo...

O policiamento será reforçado durante todo o mês de dezembro em Campo Grande e os demais 78 municípios de Mato Grosso do Sul.

A Operação Boas Festas foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (5) e a novidade para este ano é a criação de um Batalhão Virtual da Polícia Militar.

Segundo o coronel Emerson Almeida, comandante do Policiamento Metropolitano da PM, todas as demandas existentes foram mapeadas para a elaboração das estratégias.

Segundo ele, o Batalhão Virtual foi criado com as demandas repassadas por cada comandante de área.

"Cada comandante passou suas demandas nos seus bairros, na área central, o que precisaria para o final de ano e, em cima dessas demandas, criamos cartões programas para aplicar o policiamento com esses 200 policiais todos os dias, seguindo o horário comercial, inclusive esse horário especial de fim de ano", disse.

Apesar dos locais mapeados, o coronel explica que o telefone 190 continua disponível para denúncias da população.

"Se alguém tiver alguma denúncia, alguma coisa, costuma um nove zero, vai ter um, como é que funciona? Exatamente, quando nada mudou quanto a questão do telefone de emergência continua sendo um nove zero, inclusive o telefone um nove zero nós estaremos agora

Os 200 policiais que o comandante se refere são os que foram destacados para atuar exclusivamente na operação em Campo Grande.

No total, serão 5 mil policiais atuando para previnir e diminuir os índices de criminalidade na Capital e no interior.

"Inclusive nós estaremos agora encaminhando parte desse desse policiamento especial para o 190,  justamente para melhorar a qualidade da  recepção dessas ligações", disse.

"E todas essas ligações elas desaguam para o policiamento ordinário ou para o policiamento especial de final de ano, que vai ter um centro apartado do onde é o Copom [Centro de Operações Policiais Militares] nosso, uma sala especial onde vai ter policiais nesse batalhão virtual operacionalizando, controlando o policiamento do dia a dia", explicou o comandante.

Operação Boas Festas

A Operação Boas Festas segue até o dia 9 de janeiro de 2023.

Segundo a Polícia Militar, o reforço do policiamento no período que compreende o Natal e o Ano Novo tem como foco a prevenção e a redução de crimes, além do aumento da segurança e bem estar da população.

As ações preventivas ocorrem em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comerciais, devido às compras para as festas de fim de ano e ao pagamento do 13º salário.

Em Campo Grande, todas as regiões terão reforço no policiamento.

Estão previstas rondas ostensivas e ações educativas e preventivas.

Nos municípios do interior, o reforço do policiamento será feito com foco nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas.

Participarão da Operação as unidades especializadas da PM, como Batalhão de Choque, Bope, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Esquadrão de Cavalaria e Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

PRF

Identificação de motoristas infratores passa a ser feita de forma digital

Procedimento pode ser feito toda vez que o proprietário do veículo for notificado por multas cometidas por outro motorista; Saiba como fazer

20/09/2024 15h34

Proprietários de veículos podem indicar motoristas responsáveis por multas

Proprietários de veículos podem indicar motoristas responsáveis por multas Foto: Arquivo

Continue Lendo...

A partir deste mês de setembro, proprietários de veículos poderão fazer a indicação do motorista responsável por infrações de trânsito de forma digital e automática. O novo serviço é disponibilizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com objetivo de facilitar a identificação dos condutores infratores.

A identificação de condutor infrator é um procedimento assegurado por lei e poderá ser feita toda vez que o proprietário do veículo for notificado de multa referente às infrações de trânsito cometidas por outro motorista.

A indicação de quem estava dirigindo no momento da infração pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e e do Portal de Serviços Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), facilitando a transferência de pontos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor real.

Com o serviço online, não é mais necessário que o motorista vá até uma das unidades administrativas ou utilize os Correios.

"A análise das interações é agora totalmente automatizada, garantindo um processo instantâneo e livre de intervenção humana, o que reduz o risco de erros e agiliza o atendimento", disse a PRF, em nota.

Como indicar o condutor infrator

A infração de trânsito é de responsabilidade do condutor, e não do proprietário do veículo.

Caso o motorista não seja identifiado no ato do cometimento da infração, o proprietário do veículo pode indicar o verdadeiro responsável pelo cometimento da infração, viabilizando a transferência da pontuação para a CNH do condutor indicado.

A indicação é feita por meio do Formulário de Identificação do Condutor Infrator (FICI).

O proprietário do veículo ou o principal condutor tem o prazo de 30 dias, contados da data de expedição da notificação da autuação ou publicação por edital, para indicar o condutor infrator, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O serviço é acessível via aplicativo ou portal, permitindo que o processo seja realizado diretamente do celular, tornando-o mais prático e eficiente.

Para indicar o condutor infrator, é necesário preencher o Formulário com os dados do motorista em questão.

O FICI deve ser assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor infrator, eletronicamente por meio da conta gov.br e deve ser enviado junto com a notificação da autuação.

O solicitante se responsabilizará, nas esferas cível, administrativa e penal, pela veracidade das informações e dos documentos fornecidos.

Não cabe identificação de condutor para infrações com abordagem nem para as infrações de competência de proprietário.

O serviço eletrônico oferece as seguintes vantagens:

  • Praticidade: A possibilidade de realizar a identificação pelo celular elimina a necessidade de deslocamento até um órgão público.
  • Rapidez: O tempo estimado para a análise do pedido é de aproximadamente dois dias úteis, facilitando a resolução das infrações.

Caso não seja feita a identificação do infrator dentro do prazo estipulado, o proprietário será considerado responsável pela infração.

Proprietários de veículos podem indicar motoristas responsáveis por multas

Interior

Homem que matou ex com tiro na cabeça é condenado a 27 anos de prisão

O crime aconteceu em 2021, no município de Nova Alvorada do Sul, após o autor do crime não aceitar o fim do relacionamento.

20/09/2024 15h03

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado a 27 anos de prisão

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado a 27 anos de prisão Alvorada Informa/ Divulgação

Continue Lendo...

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado a 27 anos de prisão por assassinar a tiros a cabeleireira Jackeline Aparecida de Souza Galvão, de 37 anos. O crime ocorreu em dezembro de 2021, no município de Nova Alvorada do Sul, a 207 quilômetros de Campo Grande. O julgamento considerou a gravidade do ato, resultando na sentença por homicídio qualificado.

A vítima foi assassinada a tiros após o autor do crime não aceitar o fim do relacionamento

Meses após o crime, Marcos Bezerra foi encontrado em 2023 na cidade paraguaia de Ciudad del Este, após ser abordado por policiais ao entrar no país usando documento falso.

O autor do crime foi submetido ao Tribunal do Júri pelo caso de feminicídio e recebeu a pena de 27 anos de prisão.

Crime: Em 12 de dezembro de 2021, segundo as investigações, o autor do crime não aceitava o fim do relacionamento com a vítima. Durante uma discussão, Marcos atirou em Jackeline e tentou disparar contra o filho dela, de 10 anos. No entanto, a filha mais velha, de 20 anos, entrou na frente da criança e foi atingida no braço.

Gravemente ferida, Jackeline foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A jovem se recuperou do ferimento.

Durante as investigações, o advogado do suspeito afirmou que o autor se apresentaria na delegacia, mas isso não aconteceu.

Em janeiro do ano passado, a Polícia Civil obteve indícios de que Marcos estaria no Paraguai e emitiu um mandado de prisão que estava em aberto. Após meses de investigação, o autor do crime foi detido pela Polícia Nacional ao entrar no Paraguai utilizando um documento falso.

 

*Informações do Alvorada Informa 

 

Assine o Correio do Estado.

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).