O policiamento será reforçado durante todo o mês de dezembro em Campo Grande e os demais 78 municípios de Mato Grosso do Sul.
A Operação Boas Festas foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (5) e a novidade para este ano é a criação de um Batalhão Virtual da Polícia Militar.
Segundo o coronel Emerson Almeida, comandante do Policiamento Metropolitano da PM, todas as demandas existentes foram mapeadas para a elaboração das estratégias.
Segundo ele, o Batalhão Virtual foi criado com as demandas repassadas por cada comandante de área.
"Cada comandante passou suas demandas nos seus bairros, na área central, o que precisaria para o final de ano e, em cima dessas demandas, criamos cartões programas para aplicar o policiamento com esses 200 policiais todos os dias, seguindo o horário comercial, inclusive esse horário especial de fim de ano", disse.
Apesar dos locais mapeados, o coronel explica que o telefone 190 continua disponível para denúncias da população.
"Se alguém tiver alguma denúncia, alguma coisa, costuma um nove zero, vai ter um, como é que funciona? Exatamente, quando nada mudou quanto a questão do telefone de emergência continua sendo um nove zero, inclusive o telefone um nove zero nós estaremos agora
Os 200 policiais que o comandante se refere são os que foram destacados para atuar exclusivamente na operação em Campo Grande.
No total, serão 5 mil policiais atuando para previnir e diminuir os índices de criminalidade na Capital e no interior.
"Inclusive nós estaremos agora encaminhando parte desse desse policiamento especial para o 190, justamente para melhorar a qualidade da recepção dessas ligações", disse.
"E todas essas ligações elas desaguam para o policiamento ordinário ou para o policiamento especial de final de ano, que vai ter um centro apartado do onde é o Copom [Centro de Operações Policiais Militares] nosso, uma sala especial onde vai ter policiais nesse batalhão virtual operacionalizando, controlando o policiamento do dia a dia", explicou o comandante.
Operação Boas Festas
A Operação Boas Festas segue até o dia 9 de janeiro de 2023.
Segundo a Polícia Militar, o reforço do policiamento no período que compreende o Natal e o Ano Novo tem como foco a prevenção e a redução de crimes, além do aumento da segurança e bem estar da população.
As ações preventivas ocorrem em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comerciais, devido às compras para as festas de fim de ano e ao pagamento do 13º salário.
Em Campo Grande, todas as regiões terão reforço no policiamento.
Estão previstas rondas ostensivas e ações educativas e preventivas.
Nos municípios do interior, o reforço do policiamento será feito com foco nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas.
Participarão da Operação as unidades especializadas da PM, como Batalhão de Choque, Bope, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Esquadrão de Cavalaria e Batalhão de Polícia Militar Ambiental.