Polícia Federal (PF), por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Mato Grosso do Sul (FICCO/MS), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, durante a Operação Camp Over, nesta quinta-feira (24), em Dourados e Campo Grande.
A operação foi desencadeada após apreensão de 8 toneladas de maconha, em 30 de junho de 2025, em um esconderijo de drogas localizado em um acampamento, local de mata fechada de difícil acesso, na zona rural de Campo Grande. Na ocasião, uma pessoa foi presa.
Após o flagrante, as forças de segurança começaram a investigar se o esconderijo teria alguma relação com o crime organizado. Então, chegaram a conclusão que dois indivíduos que teriam participado no transporte e armazenamento da droga apreendida.
Na manhã desta quinta feira (24), o FICCO/MS realizou buscas e apreendeu aparelhos celulares, veículos de luxo, dinheiro em espécie, droga, arma de fogo e documentos na comunidade Homex, no bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande.
Os investigados foram presos e encontram-se à disposição da justiça. O nome da Operação, "Camp Over", é uma expressão em inglês que pode ser livremente traduzida para "fim do acampamento".
FICCO/MS une e integra forças de segurança estaduais e federais em Mato Grosso do Sul: Polícia Militar (PMMS), Polícia Civil (PCMS), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen-MS), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Penal Federal (PPF).
As forças de segurança atuam e trabalham juntas contra o crime organizado e organizações/associações/facções criminosas, em combate ao tráfico de drogas e armas; furto, roubo e receptação de cargas e valores; lavagem e ocultação de bens, direitos, valores; entre outros crimes.
A melhor forma de combater o crime organizado é integrar as instituições, pois, cada força de segurança tem seu treinamento, conhecimento e expertise que pode colaborar com as investigações.
Em 28 de maio de 2025, Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 27,2 toneladas de maconha em uma carreta bitrem na BR-163, em Caarapó. Esta é a maior apreensão de maconha realizada pela PRF neste ano no País e a quarta maior da história da PRF.








