Polícia

CLONAGEM

Golpes estão sendo aplicados na Capital pelo WhatsApp; saiba como se proteger

Golpistas clonam conta e pedem dinheiro para os contatos da vítima

Continue lendo...

Várias ocorrências de clonagem de contas de WhatsApp estão sendo registradas em Campo Grande. Se trata de um golpe onde estelionatários invadem a conta de uma pessoa e pedem dinheiro para amigos e familiares da vítima, se passando por ela.  

Em muitos casos, os golpistas conseguem o número das vítimas por meio de anúncios no site de vendas OLX. Os golpistas ligam para o anunciante e pedem um código para, supostamente, confirmar a publicação da postagem no site. Mas também há registros de ocorrências que a vítima clicou em spam recebido por conhecidos, e teve o aplicativo clonado.

O pesquisador e docente da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brivaldo Junior explicou como acontece a clonagem. “Depois de conseguir o número de celular, ele é clonado. Aí eles enviam o pedido de ativação do WhatsApp em outro celular e pedem a mensagem para o dono original (que supostamente seria o código de ativação do anúncio). Quando conseguem o código, usam um mecanismo de clonagem e o aplicativo do dono original fica desativado, para de funcionar”.

Foi o que aconteceu com o estudante Alexandre Gomes de Macedo, que fez um anúncio no site e foi vítima do golpe. “Atendi a ligação que era supostamente da OLX, o homem falava muito bem sabe, e nem desconfiei. Foi falta de atenção da minha parte porque estava ocupado quando ele me ligou, mas eu não estava esperando”. Quando o estudante tentou acessar o aplicativo depois de receber a ligação, já não estava mais funcionando, “foi muito rápido, quando parei para perceber já tinha acontecido”.  

Amigos de Alexandre receberam mensagens do número dele falando que precisava realizar uma transferência, mas o aplicativo do banco não estava funcionando. “Ele pediu dinheiro para um monte de gente, sempre o mesmo valor, R$1.850. Que eu saiba ninguém depositou o que pediram”.

Foram registradas 302 ocorrências de invasão de dispositivos informáticos em Campo Grande, de janeiro até início de maio. Houve um aumento de 358% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 68 ocorrências. Segundo informações da secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), este número pode ser ainda maior, pois na hora do registro, o golpe pode entrar como furto qualificado mediante fraude, estelionato ou tentativa de estelionato. “Às vezes, em muitos casos, é necessário perícia nos aparelhos, mas as vítimas não permitem, o que acaba dificultando o registro deste crime. Ou então nem sabem que tiveram o aparelho invadido”, informou a assessoria da Sejusp.

Saiba como se proteger

O pesquisador Brivaldo explica que há duas maneiras de evitar cair no golpe. “É bom evitar disponibilizar o número de telefone nos anúncios da OLX ou em redes sociais, e também ativar o 2FA do WhatsApp (autenticação de duplo fator)”.

Por meio da autenticação, o usuário consegue criar uma segunda senha que só ele sabe, e também cadastrar um e-mail de recuperação. Essa senha é de quatro dígitos e vai passar a ser requisitada regularmente em momentos aleatórios, para confirmar se é realmente o dono da conta que está utilizando o aplicativo. Confira como ativar:

  • Clique em “Ajustes” ou “Configurações”, em seguida em “Conta”;
  • Em seguida, vá em “Confirmação em duas etapas” e “Ativar”;
  • Depois de ativar, cadastre o e-mail de recuperação em “Mudar endereço de e-mail”.

alerta

Idoso sobe de escada em telhado, cai e morre em Campo Grande

Ele foi socorrido em estado gravíssimo, com politraumatismo, mas faleceu na Santa Casa

16/09/2026 11h50

Telhado - imagem de ilustração

Telhado - imagem de ilustração Foto: Bruno Henrique/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Francisco Caetano dos Santos, de 73 anos, morreu após cair de um telhado, que possui quatro metros de altura, na tarde desta terça-feira (15), na Vila Cidade Morena, em Campo Grande.

De acordo com o boletim de ocorrência, o idoso subiu em uma escada para fazer um reparo no telhado de sua residência, quando se desequilibrou e caiu.

Ele ficou inconsciente e teve sangramento na cabeça. Em seguida, a família acionou o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS).

Ele foi socorrido em estado gravíssimo e encaminhado até o Hospital Santa Casa de Campo Grande, onde passou por exames e foi diagnosticado com politraumatismo.

Mas, ele não resistiu e faleceu instantes depois no hospital.

O caso foi registrado como “morte decorrente de fato atípico” na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).

ALERTA

A situação traz um alerta: uma tarefa aparentemente comum pode se transformar, em poucos segundos, em uma tragédia.

Subir no telhado pode parecer uma tarefa simples, mas envolve riscos graves e que podem resultar em ferimentos sérios ou até mesmo em morte.

Além da altura, a pessoa pode perder o equilíbrio, escorregar, pisar em uma telha que não suporta seu peso ou cair.

A recomendação é não subir no telhado por conta própria. Acione um profissional capacitado, que tenha os equipamentos de segurança adequados para realizar o trabalho.

Parque do lageado

Menino de 17 anos assassinado a tiros é a 396ª vítima de homicídio em 2026

Ele foi atingido com quatro tiros na região da face e faleceu na hora

15/09/2026 09h00

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol), onde o caso foi registrado

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol), onde o caso foi registrado Paulo Ribas

Continue Lendo...

Menino, de 17 anos, que não teve o nome divulgado, foi assassinado a tiros, na noite desta segunda-feira (14), em uma conveniência localizada na rua Anselmo Selingard, Parque do Lageado, em Campo Grande. Ele foi atingido com quatro tiros na região da face e faleceu na hora.

Conforme apurado pela reportagem, o menino estava no bar acompanhado de outras pessoas, quando um homem chegou de carro atirando e fugiu logo em seguida.

A princípio, horas antes, a vítima teria se envolvido em uma discussão com outras pessoas nas proximidades do local. Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas ele faleceu antes mesmo da chegada do socorro.

Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe. O Batalhão de Choque (BPMChoque) também deu apoio a ocorrência. Em seguida, a funerária retirou o corpo.

Após o homicídio, houve intensa aglomeração de populares no local. Autoridades competentes vão apurar as causas do assassinato e as circunstâncias da ocorrência.

ESTATÍSTICA

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 396 pessoas foram mortas (homicídio doloso), entre 1º de janeiro e 15 de setembro de 2026, em Mato Grosso do Sul.

Desse número,

  • 354 são homens
  • 34 mulheres
  • 8 não tiveram o sexo divulgado
  • 135 são jovens
  • 203 são adultos
  • 28 são idosos
  • 18 são adolescentes
  • 6 são crianças
  • 6 não tiveram a idade divulgada
  • 108 ocorreram em Campo Grande
  • 288 ocorreram no interior do Estado

Os assassinatos ocorreram em janeiro (29), fevereiro (19), março (35), abril (23), maio (38), junho (37), julho (46), agosto (41) e setembro (20).

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).