Polícia

COMUNICAÇÃO ILÍCITA

Polícia Militar apreende drone que lançaria celular para dentro de presídio em Campo Grande

O uso do equipamento para jogar aparelhos de comunicação e drogas nas penitenciárias vem se tornando recorrente no Estado

Continue lendo...

Tentativa de infiltrar celular em presídio falha, e Policia Militar apreende drone e aparelho celular que seria lançado pelo equipamento para dentro do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), localizado no bairro Noroeste.

De acordo com as informações da Policia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), a guarnição do 9º Batalhão da Policia Militar foi acionada na manhã deste domingo (8), para apreender um drone e um celular, na estacão de tratamento de águas, localizado na BR 262.

O equipamento estaria sobrevoando a região em direção ao estabelecimento prisional do Instituto Penal de Campo Grande, quando devido a uma falha técnica, o drone que carregava o celular caiu nas proximidades do presídio.

A polícia militar foi chamada para atender a ocorrência, no local a PM não conseguiu identificar a pessoa que pilotava o drone que foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol).

COMBATE A COMUNICAÇÃO ILÍCITA

Depois da Policia Penal interceptar em flagrante, no mês de maio,  um drone com baterias e fone de ouvido para celulares, que sobrevoava o Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) começou a se empenhar no combate ao uso de aparelhos celulares por detentos nas unidades prisionais do Estado.

Segundo a Agepen, entre as iniciativas destacadas para impedir a comunicação ilícita, foram feitas vistorias periódicas nas celas, escaneamento para inspeção de visitantes, servidores e colaboradores, bem como a utilização de aparelhos de raio-x para examinar os pertences e produtos levados nas penitenciárias.

No Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de Campo Grande, telas foram colocadas sobre os pavilhões e solários na tentativa de impedir o sobrevoo de drones, e a entrada dos objetos ilícitos que são lançados no presídio.

Além disso, transferências estratégicas de indivíduos relevantes para unidades do Complexo da Gameleira têm sido realizadas como parte da estratégia de segurança.

PREFEITURA

Servidor público é preso ao desviar R$ 800 mil dos cofres públicos

Ele exercia o cargo de fiscal de tributos municipais e diretor da tesouraria

10/04/2025 11h45

Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, sul de MS

Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, sul de MS DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Servidor público de Ivinhema, de 50 anos, foi preso por policiais civis da Seção de Investigações Gerais (SIG), após desviar R$ 800 mil dos cofres públicos do município.

Ele exercia o cargo de fiscal de tributos municipais/diretor da tesouraria e controlava as finanças do município de 2019 a 2021.

Conforme apurado pela reportagem, a Polícia Civil, por meio do SIG, prendeu o servidor, na tarde desta quarta-feira (9), em Ivinhema, município localizado a 290 quilômetros de Campo Grande.

Ele foi condenado a 11 anos e 4 meses em regime fechado e vai responder pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Ele está na Delegacia de Polícia (DP) aguardando por audiência de custódia e transferência a penitenciária masculina para o início do cumprimento da pena.

Peculato é um crime cometido por funcionário público que desvia ou se apropria de dinheiro, bens ou valores públicos ou particulares. O crime é praticado contra a administração pública.

Lavagem de dinheiro é um conjunto de práticas financeiras que visam esconder a origem ilícita de bens, direitos e valores. A colocação insere o dinheiro sujo no sistema financeiro.

SIDROLÂNDIA (MS)

Homem aponta espingarda para PM e é baleado; veja o vídeo

Rapaz foi levado ao hospital, onde permaneceu com escolta policial da Força Tática

09/04/2025 08h19

Homem aponta espingarda para PMs e acaba baleado

Homem aponta espingarda para PMs e acaba baleado DIVULGAÇÃO/Redes Sociais

Continue Lendo...

Carpegiane Pereira de Araújo, de 23 anos, foi baleado após apontar uma espingarda para policiais militares, na madrugada desta terça-feira (8), no cruzamento das ruas São Paulo e João Márcio Ferreira Terra, Centro, em Sidrolândia, município localizado a 70 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de uma tentativa de furto a mão armada em uma residência no centro do município e, então, deslocou viaturas até o endereço indicado.

De acordo com o boletim de ocorrência, os militares chegaram no local, visualizaram o indivíduo e deram voz de abordagem. Mas, ele desobedeceu, saiu correndo e apontou a espingarda em direção aos policiais, mas, por algum motivo, não conseguiu disparar.

Para se defenderem, os PMs revidaram, balearam e desarmaram o criminoso. Ele foi atingido no braço esquerdo e caiu no chão.

Em seguida, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e encaminhado ao hospital, onde permaneceu com escolta policial da Força Tática. Não se sabe o seu estado de saúde atual.

Imagens de câmera de segurança de um estabelecimento flagraram o momento do confronto policial. Veja:

O caso foi registrado como Ameaça, Resistência, Lesão Corporal Decorrente de Intervenção Legal de Agente de Estado e Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido na Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia.

NÚMEROS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 24 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 8 de abril de 2025, em Mato Grosso do Sul. 

Desse número, 10 óbitos ocorreram em janeiro, 8 em fevereiro, 2 em março e 4 em abril.

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).