Homem, que não teve a identidade divulgada, morreu em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque após reagir a abordagem, na noite desta quinta-feira (30), no quadrilátero da Vila Nhanhá - ruas do Aquário e Bom Sucesso e avenidas Ernesto Geisel e das Bandeiras -, em Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, os militares realizavam policiamento preventivo e ostensivo na região, quando abordaram o indivíduo e, em seguida, ele reagiu com uma faca.
Para se defenderem, os policiais revidaram, balearam e desarmaram o criminoso.
O confronto policial ocorreu durante a “Operação Dual”, cujo objetivo é combater o tráfico de drogas que é intenso na região, por meio de abordagem, fiscalização e blitz.
Participaram da operação comandos e batalhões da Polícia Militar: Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE) - Batalhão de Choque (BPMChoque) e Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA).
A Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), da Polícia Civil, também apoiou a ação.
Helicóptero também foi utilizado para reforçar o policiamento.
Durante a operação,
- 1 arma de fogo foi apreendida
- 1 veículo proveniente de furto foi recuperado
- 50 autos de infração foram aplicados
- 15 veículos foram removidos
- 7 pessoas conduzidas à delegacia
“A PMMS e a PCMS reforçam seu compromisso com a segurança da população sul-mato-grossense e seguem atuando de forma integrada com as demais forças de segurança para combater a criminalidade e garantir a ordem pública. Foram promovidas ações estratégicas para aumentar a sensação de segurança da população, prevenindo e coibindo atividades criminosas”, informou a PMMS em nota enviada à imprensa.
NÚMEROS
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 10 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º a 31 de janeiro de 2025, em Mato Grosso do Sul.
Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.