Cidades

IGREJA

Por milagre em Campo Grande, jovem será beatificado como "padroeiro da internet"

Corpo de jovem ficará exposto até o dia 17 de outubro em Assis, na Itália

Continue lendo...

Foi aberto ao público na última quinta-feira (1º), o túmulo onde está sepultado o adolescente Carlos Acutis, que será beatificado pelo Vaticano, após reconhecerem o que consideram um milagre realizado por ele, em Campo Grande.

Conhecido como “padroeiro da internet”, por usar a rede como principal meio de levar o evangelho aos fiéis, Carlo nasceu em Londres e cresceu em Milão, na Itália, e em 2006, aos 15 anos, morreu de leucemia.

O milagre reconhecido pelo Vaticano ocorreu em 2010, quando um avô levou seu neto, que tinha problemas no pâncreas, até a paróquia de São Sebastião, na Capital.  

De acordo com a família, o menino foi curado após tocar as roupas com sangue de Carlo Acutis, que estavam expostas na paróquia.

Na época, o padre Marcelo Tenório era quem comandava a igreja, e conta que em todo dia 12 de outubro, data do falecimento de Carlo, realizava as missas com uma relíquia do jovem.  

"O milagre foi reconhecido pela equipe médica e agora ocorrerá a beatificação. Em seguida, terá o processo de canonização, mas, outro milagre precisa ser reconhecido. Vamos começar a postulação da causa em breve. Agora, por conta da pandemia, não estarei presente lá, porém, estou muito feliz com o resultado de todo o nosso trabalho”, afirmou o padre em uma entrevista ao G1.

A cerimônia está marcada para 10 de outubro, às 16:30.

@@NOTICIAS_RELACIONADAS@

Novena

A partir de hoje (3), a Paróquia São Sebastião está realizando novenas como forma de agradecimento pela beatificação de Carlo.

Para o dia da beatificação, o padre informou que foram abertas inscrições via internet, a paróquia atualmente comporta até 200 pessoas.

"Os pedidos excederam em pouco tempo, então estarão os fieis, a família e o pessoal da igreja. Após a beatificação, ele poderá ser cultuado publicamente, e depois vem a segunda etapa, que é o processo que falei antes, de canonização", frizou.  

Conservação do corpo

O bom estado de conservação do corpo impressiona. De acordo com o Vaticano, os restos mortais do jovem foram "recompostos" e o corpo não está 100% intacto. Nas imagens divulgados, Carlos Acutis está de calça jeans e tênis. Ele ficará exposto até 17 de outubro.

"Fizeram a exumação do corpo, o que chamamos de levantamento do cadáver para dizer que a pessoa existe. Neste processo, às vezes, o corpo está intacto, com todos os órgãos perfeitos. No caso dele, o coração estará em um relicário", explicou Tenório.

Ele ainda conta que o caso abriu uma discussão se o corpo está ou não incorrupto, e que existem graus de incorruptibilidade.

Dourados

Adolescente é preso após executar jovem de 21 anos em Dourados

O crime aconteceu no sábado (30), em Dourados. Na delegacia, o adolescente alegou que matou o rapaz após ouvir dele que sua esposa e filhos iriam morrer

03/12/2024 19h00

Menor chegando à delegacia na tarde desta terça-feira

Menor chegando à delegacia na tarde desta terça-feira Foto: Leandro Holsbach/Alerta Dourados

Continue Lendo...

Policiais civis apreenderam, na tarde desta terça-feira (3), o adolescente de 17 anos acusado de assassinar o presidiário do regime semiaberto Paulo Ricardo dos Santos Rodrigues, de 21 anos. O crime ocorreu no sábado (30), no Residencial Cidade Jardim, em Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande.

Conforme informações do site Ligados na Notícia, o menor de idade afirmou aos policiais que, em agosto do ano passado, Paulo Ricardo, conhecido como ‘Paulinho Caxanga’, tentou matar o adolescente e sua esposa. No entanto, eles conseguiram se esconder e, desde então, ambos sofreram ameaças. 

Ainda em depoimento, o adolescente relatou que foi procurar Paulo para 'selar a paz', mas não obteve sucesso após ouvir que iria morrer.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Andrea Alves Pereira, a tensão aumentou ainda mais após 'Caxangá' tentar tirar a vida do irmão do adolescente, o que acirrou ainda mais essa rixa.

O suspeito do crime foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e relatou também aos policiais que a arma utilizada no crime foi comprada por R$4 mil de um desconhecido. Ele afirmou que matou o desafeto após temer pela vida de seu filho de dois meses e pela sua esposa.

Após ser ouvido, o adolescente foi encaminhado para a Unei (Unidade Educacional de Internação) de Dourados ainda na tarde de hoje e está à disposição da Justiça.

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

Sesc fecha convênio que garante 300 vagas para creches em Campo Grande

Em parceria privada, a entidade assina, nesta quarta-feira (04), o convênio para a abertura de vagas em três regiões do município

03/12/2024 19h00

Arquivo Agência Brasil

Continue Lendo...

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MS) assina nesta quarta-feira (04) o convênio que garantirá 300 vagas para creches, em parceria com a Rede Crescer Mais.

A ação faz parte do objetivo da instituição de promover o bem-estar e a transformação social. No total, serão firmados convênios com seis creches em Campo Grande.

Essas creches estão localizadas em três regiões da Cidade Morena, o que deve ampliar a capacidade de atendimento com as 300 vagas. Além disso, haverá investimento em:

  • recursos humanos;
  • capacitação de profissionais;
  • melhoria na qualidade do serviço ofertado.
  •  

“Nosso objetivo é garantir acesso à educação infantil de qualidade, criando um ambiente que dê o apoio ao desenvolvimento integral da criança. Essa parceria reafirma o papel do Sesc como agente de transformação social, comprometido com o bem-estar do trabalhador do comércio e da sociedade”, pontuou Regina Ferro, diretora regional do Sesc-MS.

Suporte às famílias

Um dos focos do convênio é fornecer apoio às famílias que precisam deixar os filhos na creche para poder trabalhar. Com isso, muitas mães que não têm com quem deixar os filhos poderão retornar ao mercado de trabalho.

Melhorias

Muito mais do que oferecer vagas, a parceria quer melhorar a gestão das creches, com doação de computadores e notebooks, além de oferecer aporte financeiro para despesas operacionais, como:

  • energia elétrica;
  • água;
  • telefone;
  • alimentação das crianças;
  • despesas da operação.


Entendendo o impacto da falta de vagas nas creches na sociedade, o Sesc-MS surge como uma opção para atender à necessidade tanto das famílias quanto dos empresários que buscam mão de obra qualificada.

Com as crianças em locais preparados, as mães de volta ao mercado de trabalho, o resultado é o desenvolvimento socioeconômico local. Dessa forma, a entidade "deixa uma pegada" no início de uma parceria coletiva que beneficia a todos.

O evento de assinatura ocorrerá no prédio da Administração Regional do Sesc-MS, às 14h30, e está aberto para toda a população.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).