Cidades

Cidades

Preço da cesta de produtos da Páscoa tem queda de 0,4% no país

Batata-inglesa e cebola apresentaram as maiores quedas

Continue lendo...

Os preços dos produtos mais procurados na semana da Páscoa no país tiveram, na média, queda de 0,43% em comparação ao mesmo período do ano passado. Na Páscoa de 2024, em relação ao feriado de 2023, houve elevação de 20,2%.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (14), foram levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos 11 produtos analisados, seis tiveram alta, e cinco, queda. A diminuição foi verificada de preço da batata-inglesa (-40,5%), cebola (-37,6%), do tomate (-7,6%), arroz (-4,1%) e de pescados (-0,2%). Já as elevações ocorreram no azeite de oliva (12,6%), ovo de galinha (13,2%), azeitona (13,2%), chocolate e achocolatado em pó (15,1%), chocolate em barra e bombom (18,5%) e alho (26,3%).

“O aumento dos chocolates acontece, dentre outros fatores, por causa da quebra na safra dos grandes players do produto no mercado internacional, como é o caso de Gana, na África. Por isso, o item disparou em nível mundial”, explica a FecomercioSP, em nota.

As estimativas da entidade para as vendas na data são positivas. A projeção indica que os supermercados devem faturar 5% a mais em abril, no estado de São Paulo, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. “Entra nessa conta não apenas a Páscoa, mas a conjuntura marcada pelo mercado de trabalho aquecido, o crescimento da renda e a disponibilidade de crédito.”

Assine o Correio do Estado

Papa Francisco

Colapso cardiovascular e AVC foram as causas da morte do Papa Francisco

O Papa se recuperava de uma pneumonia, quadro que o deixou internado por 38 dias.

21/04/2025 16h17

AVC e insuficiência cardíaca foram as causas da morte do Papa

AVC e insuficiência cardíaca foram as causas da morte do Papa Divulgação

Continue Lendo...

Um boletim médico oficial divulgado nesta segunda-feira (21) pela Santa Sé informa que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.AVC e insuficiência cardíaca foram as causas da morte do PapaAVC e insuficiência cardíaca foram as causas da morte do Papa

O relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).

O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são aquelas indicadas acima”, afirmou Arcangeli no relatório.

A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal.

Quadro de bronquite

O Papa Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, que o manteve internado por 38 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos. 

Em fevereiro, o papa foi internado pela primeira vez. Nos dias seguintes, ele começou a ter dificuldade de discursar durante audiências religiosas, onde admitiu publicamente que estava com dificuldade para respirar e pediu para que o auxiliar finalizar a leitura do sermão. 

No dia 14 de fevereiro, o papa foi internado para fazer exames e tratamentos. Três dias depois, o Vaticano informou  que Francisco estava com uma infecção polimicrobiana, que é causada por um ou mais microorganismos. O quadro de saúde do papa foi dito como "complexo". 

No dia 18 de fevereiro, o Vaticano informou que o quadro do papa era mais grave, uma pneumonia bilateral. Ele teve alta no dia 23 de março, onde fez uma breve aparição pública. 

Padroeiro da Internet

Canonização de Carlo Acutis dependerá da escolha do novo Papa

Com a morte do Papa Francisco, a semana de festejos de 21 a 27 de abril foi temporariamente suspensa até a escolha do próximo pontífice

21/04/2025 15h33

Pároco Marcelo Tenório indicando a camiseta do beato que está na Capital

Pároco Marcelo Tenório indicando a camiseta do beato que está na Capital Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A programação da canonização de Carlo Acutis, conhecido como "o padroeiro da internet", será definida após a escolha do sucessor do Papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda-feira (21), em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e um colapso cardiovascular.

Com isso, a Paróquia São Sebastião, que havia preparado uma semana de comemorações de 21 a 27 de abril, suspendeu todas as atividades relacionadas à canonização do santo da internet.

O pároco Marcelo Tenório explicou que a relíquia (uma camiseta do beato) chegou e está guardada.

"Essa relíquia já está em Campo Grande, e nós só a apresentaremos quando houver uma nova data. Iremos cumprir rigorosamente o calendário que havíamos estabelecido, o mesmo cronograma de festas, mas em dias diferentes", explicou o padre.

Canonização


O padre Marcelo Tenório enfatizou que, como o Papa é a autoridade máxima, somente ele pode realizar o rito da canonização ou delegar essa função a um representante.

"O importante é que Francisco já havia assinado o decreto de canonização. Como houve a morte do Papa, não temos esse delegado. E, agora, há também o funeral, que precisa ser preparado. Então, teremos que aguardar a eleição de um novo Papa."

O Papa, em maio de 2024, assinou o "Dicastério das Causas dos Santos", reconhecendo os milagres, entretanto é preciso uma cerimônia para oficializar a canonização. 

Pároco Marcelo Tenório indicando a camiseta do beato que está na CapitalPedaço do coração do beato Carlo Acutis que curou o campo-grandense - Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Canonização e relíquia


A capela guarda a relíquia que o jovem campo-grandense tocou ao receber a cura: trata-se de um pedaço do coração do beato Carlo Acutis.

Como bem acompanhou o Correio do Estado, em 23 de maio de 2024, com autorização do "Dicastério das Causas dos Santos", o Papa Francisco reconheceu o milagre de Carlo Acutis, que concedeu duas graças em Campo Grande, e elevou o status do conhecido "padroeiro da internet" a santo.

Milagres locais

Cerca de sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado na Cidade Morena, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. 

Ainda aos três anos Matheus Lins Vianna já convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular, sendo que o contato com uma relíquia de Carlo, momento em que a criança pediu de forma espontânea 'para parar de vomitar', indicou o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião da qual a capela faz parte. 

"E assim aconteceu, não vomitou mais", expõe o padre em relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis. 

Já em 2020, no dia 10 de outubro, Carlo foi beatificado em função dessa graça concedida, quando em 2017 surgiu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet, quando um campo-grandense de 25 anos entrou em estado vegetativo após uma parada cardíaca. 

Gabriel Terron Nunzio estava em um ponto de ônibus, próximo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016

O milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis. 

Conheça o santo

Natural de Londres, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991, descobrindo uma leucemia violenta que ceifou sua vida após 15 anos, em 12 de outubro de 2006 na comuna italiana de Monza, região da Lombardia.

Habilidoso com informática, em uma época em que a internet engatinhava no mundo, o jovem aproveitou o espaço eletrônico para divulgar materiais cristãos e expôr uma série de milagres eucarísticos. 

Fulminante, a leucemia demonstrou seus primeiros sintomas em setembro de 2006, com o jovem dedicando uma vida católica de devoção a Deus até 12 de outubro de 2006. 

Diante do evento de Carlo, o próprio Papa Francisco reforçou que Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável. 

"Mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", completou o Papa. 

Com seus restos mortais repousando na cidade italiana de Assis, a comunidade local também entrou em festa, como destacou o bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, celebrando que Carlo será proclamado santo. 

"Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Ele poderá ser chamado de "Santo" e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização - explica o prelado. Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes", expõe o bispo em nota pública.

O corpo de Carlo que está no Santuário da Espoliação, ainda em 2022, foi aberto para peregrinação e exposto de modo permanente por dom Domenico Sorrentino após a missa de 1º de junho daquele ano. 

Seu túmulo foi reaberto dias após inaugurada a chamada "porta de São Francisco", que segundo o portal do Vaticano foi "trazida a luz após 800 anos" para que os fiéis revivam o gesto quando o "Pobrezinho" abriu mão de todos os bens terrenos. 

** Colaborou Leo Ribeiro

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).