Reajuste do serviço de táxi foi reajustado em Campo Grande, mas ainda não está valendo. Na teoria, o novo valor já está em vigor, mas, na prática, ainda não.
Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por meio da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), reajustou a tarifa do táxi, em 15%, na Capital. O valor não era reajustado desde 2022.
A portaria, atualizando o novo percentual, foi publicada em 12 de setembro em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).
Confira os valores detalhados:
- Bandeira I (quilômetro rodado): reajuste de 15%, passando a R$ 3,86
- Bandeira II (quilômetro rodado): reajuste de 15%, passando a R$ 4,41
- Volume transportado com dimensões superiores a 70 cm x 40 cm x 20 cm: reajuste de 15%, passando a R$ 0,46 (quarenta e seis centavos)
- Reajuste de 11,11% para a bandeirada do Táxi Comum, fixada em R$ 5,00
- Reajuste de 5,14% para a bandeirada do Táxi Aeroporto, fixada em R$ 9,00
- Tarifa técnica da hora parada, perfaz o valor de R$ 30,91
Para os novos valores começarem a valer de fato, é necessário alguns trâmites burocráticos que podem demorar cerca de um mês:
- Solicitar a nova memória à fábrica
- Solicitar selo do Inmetro
- Atualizar a memória dos taxímetros de cada alvará de táxi
Segundo o presidente do sindicato dos taxistas, Flávio Panissa, o novo preço vai começar a circular em um mês, após todos os taxímetros serem atualizados com o novo valor da bandeira.
Cor do táxi em Campo Grande (MS) é branco. Foto: Gerson Oliveira“A tarifa, quando é modificada, tem vigor de imediato. No entanto, depois que entra em vigor, a gente pede a memória para a fábrica e a fábrica encaminha. Essa memória chegou na sexta-feira [19 de setembro], a gente precisa pedir selo do INMETRO, então é um pouco burocrático e demorado ainda. Vai um mês ainda mais ou menos para o valor novo passar a circular. Eu acho que não tem nem 10 carros que colocaram ainda o preço novo”, explicou Panissa ao Correio do Estado.
Taxista, Valdirene Alves, trabalha em um ponto na esquina das ruas 14 de Julho x Marechal Rondon e afirma que o reajuste foi necessário e justo.
“Concordo com o reajuste, foi justo e é o que estávamos pedindo. Pagamos vários impostos e precisamos que esse dinheiro retorne para nós em forma de valorização do nosso trabalho”, pontuou.
TÁXI x UBER
Táxi, automóvel destinado ao transporte de passageiros e provido de taxímetro, foi monopólio até março de 2015 em Campo Grande. Com a chegada do transporte por aplicativo, concorre com Uber, 99 POP, Indrive e Urban há 10 anos consecutivos.
Desde então, o número de alvarás e o movimento caíram proporcionalmente à chegada do transporte por aplicativo na Capital e interior.
Os municípios que possuem transporte por aplicativo em Mato Grosso do Sul são Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Rio Brilhante, Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Costa Rica, Nova Andradina e Naviraí.
De acordo com Panissa, existem 400 alvarás de táxis ativos em Campo Grande no ano de 2025. Na Capital, é padronizado da cor branca.
Segundo o presidente da Aplic-MS, Paulo Pinheiro, existem 62 mil motoristas de aplicativo e 350 mil-500 mil usuários/passageiros em Mato Grosso do Sul. Qualquer veículo (com menos de 10 anos de fabricação), de qualquer cor, pode se tornar Uber.
Em Campo Grande, existia uma "rixa" - ou, talvez, ainda exista nos dias atuais - entre Uber x Táxi. Por ser mais barato, o transporte por aplicativo "tomou" os passageiros do táxi, o que provocou indignação e revolta entre os taxistas.
Por outro lado, em determinada época, o usuário começou a "pegar raiva" do Uber e migrou para o táxi, em razão dos diversos cancelamentos e preços dinâmicos da plataforma. Por fim, ambos têm, sua clientela e passageiros e perduram até os dias atuais.




