Cidades

mudança cidade

Revisão do plano diretor deve ser apresentada na Câmara em novembro

Alterações no projeto passam agora por discussão em 74 bairros

RODOLFO CÉSAR

17/06/2017 - 11h16
Continue lendo...

As discussões com moradores de Campo Grande sobre as mudanças propostas para o plano diretor começam a ser feitas a partir desta segunda-feira (19). A Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) é o órgão que vem organizando as reuniões sobre a revisão do plano.

A aprovação do Plano Diretor está atrasado. Conforme legislação, ele deveria ter sido revisado ano pasado, mas houve objeção de diferentes entidades que alegaram falta de discussão e análise com relação às mudanças. A previsão da prefeitura é que em novembro o projeto chegue à Câmara, depois de feita a revisão dos integrantes do Conselho  Municipal de Desenvolvimento e Urbanização (CMDU).

Depois de mobilizações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Associação dos Engenheiros e Arquitetos, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MS), entre outras instituições (no total foram 30), foi possível impedir que o projeto seguisse para a Câmara de Vereadores para votação.

"O Estatuto das Cidades estabelece que a participação direta dos moradores da cidade é fator fundamental na reformulação da legislação que ordena o crescimento das cidades. A retomada dos procedimentos envolverá os 74 bairros e os 2 distritos (Anhandui e Rochedinho), começando pela área central", informou nota da Prefeitura de Campo Grande.

As discussão com população estão previstas para serem encerradas em 28 de julho. Sugestões que possam ser incluídas na proposta serão analisadas e técnicos da prefeitura e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para formatar o projeto de lei de revisão do plano diretor.

Essa compilação final ainda será apresentada em duas audiências públicas com data a ser agendada ainda.

“Vamos aproveitar as sugestões elaboradas pela sociedade e pelas entidades de classe para construir um projeto de lei que contemple os sonhos e as aspirações da maioria, criando um ambiente de desenvolvimento sustentável para Campo Grande das próximas décadas”, disse a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

PRIMEIRAS REUNIÕES

As mudanças do plano diretor começam a ser discutidas com moradores nesta segunda-feira (19), em reuniões marcadas para quem vive nos bairros Bela Vista, São Bento, Itanhangá e será na Escola Bilíngue Harmonia, que fica na Rua José Caetano, 255, no Jardim Bela Vista.

No mesmo dia, moradores da Vila Carvalho podem participar da discussão na Escola Municipal Bernardo Franco Baís (Avenida Calógeras, 405).

Ambos os encontros começam às 18h30 e devem terminar por volta das 20h30.

Mais cedo na segunda-feira, o prefeito Marcos Trad (PSD) faz o lançamento da elaboração do Plano Diretor no gabinete. O evento está marcado para às 9h. "Essa será uma grande oportunidade para toda a sociedade saber, de maneira transparente,  como vamos planejar o crescimento da cidade nos próximos anos”, defendeu.

DETERMINAÇÃO JUDICIAL

A consulta pública sobre o plano diretor foi determinada pela Justiça Estadual, depois que a OAB/MS ingressou com ação civil pública em março deste ano.

A liminar concedida judicialmente impediu que a proposta seguisse para votação dos vereadores sem que antes houvesse reuniões nos bairros.

Como forma de atender às exigências, a Prefeitura de Campo Grande montou um site para disponibilizar as informações sobre o processo de revisão. O calendário de discussões nos bairros também foi divulgado pelo governo municipal e prevê reuniões até o dia 28 de julho.

CUSTO E PROPOSTAS

A prefeitura contratou, em 4 de maio de 2016, a empresa Urbtec-TM Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda para desenvolver a remodelação do plano diretor.

Foram pagos R$ 670 mil e dado prazo de 270 dias para a apresentação do relatório. Esse período encerrou-se em dezembro. O projeto foi aprovado, mas 30 instituições questionaram a falta de debate e alterações feitas no plano, principalmente com relação a taxas que são definidas para cobrança de construções.

Na atual proposta, um dos objetivos é conseguir interligar as saídas da cidade e reduzir os vazios urbanos que ocupam boa parte da Capital nas regiões que dão acessão a São Paulo, Três Lagoas, Cuiabá e Sidrolândia. A revistalização do Centro também consta no projeto.

HOU HOU HOU

Quando desmontar a árvore de Natal?

Árvore de Natal deve ser montada exatamente quatro semanas antes do Natal; veja quando desmontá-la

26/12/2024 11h00

Dia correto de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, Dia de Reis

Dia correto de desmontar a árvore de Natal é 6 de janeiro, Dia de Reis ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Continue Lendo...

O Natal é celebrado mundialmente e anualmente em 25 de dezembro. 

Muitas casas, comércios e empresas estão decorados com árvores de Natal, guirlandas, coelgos, pinhas, corações, flores, papai noel, pisca pisca, enfeites, bonecos de neve, entre outros. 

Com isso, surge a dúvida: as festividades natalinas encerram na noite de Natal?

A resposta é não. As festividades natalinas encerram no Dia de Reis, celebrado anualmente em 6 de janeiro. Portanto, a árvore de Natal e o presépio devem ser desmontados e guardados neste dia, que neste ano cai em uma segunda-feira. 

A data é marcada pela visita dos três reis magos – Belchior, Baltasar e Gaspar – ao reino, onde comunicam o nascimento de Jesus.

No Brasil, muitas regiões e culturas comemoram a data com festas tipicamente folclóricas chamadas de Folia de Reis ou Ternos de Reis.

De acordo com o catolicismo, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento, mais conhecido como quatro semanas antes do Natal. Em 2024, essa data caiu no dia 1º de dezembro, em um domingo.

ÁRVORE DE NATAL

A árvore de Natal, além de ser um símbolo tradicionalmente associado às celebrações natalinas, carrega significados profundos que permeiam diversas culturas e tradições.

Em sua essência, representa a vida e a renovação, simbolizando a esperança em meio ao inverno, quando muitas árvores perdem suas folhas.

Decorar a árvore com luzes, enfeites e ornamentos coloridos também é uma forma de expressar a alegria e a beleza que a vida oferece.

Segundo uma antiga tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir 12 ornamentos para garantir a felicidade de um lar:

  • Casa: proteção
  • Coelho: esperança 
  • Xícara: hospitalidade
  • Pássaro: alegria    
  • Rosa: afeição
  • Cesta de frutas: generosidade 
  • Peixe: benção de Cristo
  • Pinha: fartura
  • Papai Noel: bondade  
  • Cesta de flores: bons desejos 
  • Coração: amor verdadeiro

Melhorias

Lei põe fim à construção de rodovias "de segunda linha" em MS

Após implantação de centenas de quilômetros de asfalto sem acostamento, prática começará a ser proibida

26/12/2024 09h42

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento. Paulo Ribas/Correio do Estado

Continue Lendo...

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei que torna obrigatória a implantação de acostamento na construção de rodovias estaduais em Mato Grosso do Sul.

Conforme previsto, os projetos deverão apresentar acostamento em ambos os lados, sendo ele com ou sem revestimento asfáltico, de acordo com o padrão de construção adotado para a rodovia.

Os requisitos técnicos construtivos dos acostamentos seguirão as regras estabelecidas no Manual de Implantação Básica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de acordo com as exigências contidas na publicação do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR) nº 742, que dispõe sobre normas a serem aplicadas em projetos e construção de estradas federais e dos órgãos rodoviários estaduais, ou norma que a substituir.

A Lei não se aplica nos casos em que:

  • os trechos das rodovias atravessem áreas urbanas, devidamente delimitadas pelo perímetro urbano, que obedecerão a legislação municipal, bem como, rodovias que interligam cidades com volume médio diário (VMD) inferior a 50 (cinquenta) veículos/dia;
  • os trechos apresentarem condições topográficas e/ou geotécnicas que imponham restrições de ordem técnica ou orçamentária;
  • os trechos contem com implantação de faixa adicional, refúgio, áreas de descanso, belvedere, acessos locais, taper de acesso, faixas de aceleração e desaceleração.

O texto, sancionado pelo governador Eduardo Riedel, começa a valer apenas 180 dias após a publicação, ou seja, no dia 24 de junho de 2025.

Rodovias mais caras

Um dos principais fatores que fazem com que rodovias sejam entregues sem acostamento é a economia no valor da execução. Além disso, as rodovias sem acostamento podem ser finalizadas em um menor período de tempo, o que as torna ideais para entregas políticas.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.Falta de acostamento favorece o acontecimento de acidentes. Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado.

A MS-040, por exemplo, rodovia que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo, não tem acostamento. Ela foi entregue em 2015, no fim da gestão André Puccinelli. Agora, a rodovia faz parte da chamada "Rota da Celulose", e será privatizada. Dentre as melhorias, o projeto já prevê acostamento, que deve custar cerca de R$ 500 milhões.

A MS-112, entre os municípios de Inocência e Cassilândia, também não tem acostamento, o que favorece a ocorrência de acidentes. Além disso, esses acidentes, bem como veículos que estragam no trecho, acabam travando completamente o fluxo da rodovia.

A MS-040 é uma das rodovias estaduais que não possui acostamento.Foto: Paulo Ribas

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).