Cidades

COMPENSAÇÃO

Revitalização da Praça Itanhangá é aval para nova torre na região do antigo Comper

Responsável pelas obras irá erguer edifício que terá capacidade para 96 unidades habitacionais na quadra de cima da rua Joaquim Murtinho

Continue lendo...

Firmado entre a Prefeitura e a Northern Capital Ltda., o acordo que recomenda revitalização de cinco pontos da Praça Itanhangá será a compensação por um novo edifício com 96 unidades habitacionais, localizado próximo ao antigo Comper. 

Localização da torre única. Foto: Reprodução

Vale lembrar que esse compromisso foi firmado ainda em 18 de agosto do ano passado, para revitalização da Praça Itanhangá, em compensação pela construção de um multiresidencial, localizado na esquina entre as ruas Alberto Neder e Castro Alves. 

Com nome fantasia Evo Evolução Urbana, a Northern fica sujeita - em âmbito administrativo - a não emissão do habite-se desse empreendimento multiresidencial em caso de descumprimento do Termo de Compromisso. 

Importante frisar que esses termos são voltados para os empreendimentos geradores dos chamados "impactos de vizinhança", e servem para adoção de medidas que diminuam ou compensem os impactos de implantação, concretizadas por obras em equipamentos públicos. 

"Para os empreendimentos cujo licenciamento necessitem da elaboração prévia de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), serão expedidas as diretrizes urbanísticas contendo as medidas atenuadoras, mitigadoras e/ou compensatórias relativas aos impactos decorrentes de sua implantação, a serem executadas às custas do empreendedor", esclarece o executivo em nota. 

Como abordado no início dessa semana, a revitalização da Praça recomenda que sejam tratados os seguintes pontos: 

  • Recuperação da pista de caminhada;
  • Recuperação de três pontes de passeio;
  • Revitalização do parque infantil, com pintura e manutenção dos equipamentos e renovação do tanque de areia, com material tratado, antialérgico e atóxico, próprio para este fim;
  • Recuperação da quadra poliesportiva, com pintura, manutenção das grades de proteção e do alambrado e colocação de rede nas balizas;
  • Inserção de placa vertical de identificação, com as informações referentes à requalificação da praça, bem como projetar e implantar monumento, conforme orientações da Planurb. 

Ações ao redor dos anos

Localizado na região central, entre as ruas Chaadi Scaff e Antônio Oliveira Lima, a Praça Itanhangá abriga a nascente do Córrego Vendas, sendo lar, inclusive, para peixes e animais silvestres, como cotias e as mais diversas espécies de pássaros.  

Inaugurada antes da virada do milênio, a praça foi completamente revitalizada pelo Executivo municipal e adotada em seguida pela Fundação Lowtons de Educação e Cultura (FUNLEC) ainda em 16 de junho de 1999.

Foi em 28 de agosto de 2011 que o então prefeito, Nelson Trad Filho (PMDB), inaugurou na Praça Itanhangá uma unidade da academia ao ar livre. De lá para cá, por diversas vezes a praça foi alvo de pedidos de revitalização. 

Em abril de 2015 a então vereadora, Carla Stephanini (PMDB), pediu revitalização da praça. No ano seguinte, o também parlamentar, Dr. Lívio Leite (PSDB), solicitou uma limpeza que trouxesse também nova iluminação para a quadra de futebol. 

Cerca de dois anos depois, o também vereador, Dr. Wilson Sami (MDB), recebeu indicação dos moradores locais que revelavam abandono da Praça Itanhangá, quando foi pedida outra manutenção. 

Já em 2020 a população voltou aos representantes da Casa de Leis para solicitarem mais manutenção, segurança e sinalização, ocasião em que foi firmado o compromisso da pintura de uma faixa de pedestres que daria acesso à Praça Itanhangá. 

 

Assine o Correio do Estado

Vacina no braço

Drive do Corpo de Bombeiros realiza mutirão de vacinação contra a gripe

A imunização acontece hoje e no domingo (13); veja o grupo prioritário e os horários

12/04/2025 15h30

Divulgação PMCG

Continue Lendo...

Neste final de semana, quem ainda não se imunizou deve procurar o Quartel-General do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho, em Campo Grande.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, desde o dia 27 de março, quando a campanha de vacinação teve início, mais de 53,7 mil doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas.

Neste final de semana, a vacinação será no Drive do Corpo de Bombeiros, tanto hoje quanto no domingo (13).

Antecipação

A Cidade Morena antecipou em uma semana a imunização contra a gripe (Influenza), em uma tentativa de ampliar a proteção ao público-alvo, que está suscetível diante do aumento da circulação de vírus respiratórios.

Quem pode se vacinar?

O Ministério da Saúde recomendou que o seguinte grupo receba o imunizante:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
  • Até o momento, em Campo Grande, foram aplicadas 49.023 doses no grupo considerado prioritário.

Procure unidades de saúde

A Prefeitura Municipal de Campo Grande reforçou que, durante a semana, a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família.

Já aos finais de semana, para atender pessoas que não podem comparecer por estarem trabalhando, outros pontos de vacinação estão funcionando em locais estratégicos.

“Todos que se enquadram nos públicos preconizados como prioritários pelo Ministério da Saúde, como pessoas com deficiências, trabalhadores da saúde e da educação e pessoas com doenças pré-existentes, devem buscar as unidades de saúde por estarem mais vulneráveis e expostos aos vírus da Influenza”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

A secretária alertou que, diante do aumento do número de pessoas com síndromes respiratórias, é crucial que o público-alvo receba a vacina o mais rápido possível.

Plantão de Vacinação

Quartel-General do Corpo de Bombeiros
Data: Sábado (12) e domingo (13)
Local: Rua 14 de Julho
Horário:  7h às 11h e das 13h às 17h

Assine o Correio do Estado

Cidades

Morre professor Jânio Batista, conhecido pela luta no movimento comunitário em Campo Grande

O educador e importante liderança comunitária teve complicações durante uma cirurgia e não resistiu, vindo a óbito neste sábado (12) o velório será no final da tarde

12/04/2025 15h15

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

Formado em Filosofia, Jânio Batista de Macedo morreu na manhã deste sábado (12). Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), em Campo Grande.
Jânio sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia. Após o procedimento, ficou internado no CTI, não resistiu e veio a óbito aos 66 anos.

O professor Jânio, como ficou conhecido, assumiu a Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian (Amape) no dia 1º de abril de 2022 e permaneceu como presidente até meados do mesmo ano, em seu quinto mandato.

Natural de Cáceres (MT), Jânio nasceu no dia 30 de agosto de 1959 e mudou-se para o Mato Grosso do Sul na década de 1980, onde trabalhou como professor no Colégio Dom Bosco e na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

Por meio das redes sociais, a Amape lamentou a partida da importante liderança comunitária do bairro:

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso líder e professor Jânio Batista Macedo.
Professor Jânio, como é conhecido, dedicou sua vida à luta pelas causas comunitárias. Reconhecido como uma das lideranças mais importantes de Campo Grande.”

A Federação das Associações de Mato Grosso do Sul (Famems) também lamentou a perda do professor:

“O professor Jânio deixa um legado de dedicação à educação e ao serviço público, sendo uma referência de compromisso e ética em nossa sociedade.”

Velório:
Sábado (12)
Local: Pax Mundial
Endereço: Rua Ernesto Geisel, nº 3887
Hora: 16h30
Sepultamento: 10h, no Cemitério Park Monte das Oliveiras

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).