Barbosa terá o mesmo formato do realizado na Avenida Bandeirantes e na Rua Brilhante, com o ponto de ônibus ocupando uma das pistas da via.
A previsão é de que a licitação seja lançada no próximo mês.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, a previsão é de que sejam investidos em torno de R$ 40 milhões no corredor e de que as obras durem, pelo menos, 18 meses.
“Ali será um pouco diferente da Brilhante e da Bandeirantes, por estar na região central, então teremos uma iluminação diferente, o mobiliário público também será trocado e haverá requalificação das calçadas. Mas o ponto será o mesmo feito nas duas vias”, contou Fiorese.
A diferença ocorre porque a via está dentro do projeto do Reviva Centro, que também deve lançar edital de licitação para a revitalização das vias localizadas no quadrilátero compreendido entre as avenidas Mato Grosso, Calógeras, Fernando Corrêa da Costa e Rua Padre João Crippa. A concorrência será publicada com a qualificação da Rui Barbosa, em outubro.
A obra da Rui Barbosa faz parte do Corredor sul do transporte coletivo de Campo Grande, onde além das intervenções na via, a Avenida Costa e Silva também terá mudanças.
O projeto completo prevê obras de drenagem, requalificação das vias, recapeamento e as estações de embarque e desembarque de passageiros.
Além desse corredor, também será requalificado o Corredor norte, onde estão previstas obras nas avenidas Cônsul Assaf Trad, Coronel Antonino e Mato Grosso e nas ruas Alegrete e 25 de Dezembro, fazendo a ligação dos terminais General Osório e Nova Bahia.
Os recursos para esses projetos vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, por meio de empréstimo no valor de R$ 110 milhões, com financiamento de mais R$ 91.334.232,00, com contrapartida de R$ 4,8 milhões da prefeitura, totalizando R$ 96,1 milhões, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
SUDOESTE
O único corredor já em fase final de implantação é o sudoeste, com a requalificação já pronta da Avenida Bandeirantes e das Ruas Brilhante e Guia Lopes.
Em julho deste ano, a Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratação de empresa para requalificação da Avenida Marechal Deodoro, no trecho de ligação entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho.
Esta é a última etapa do Corredor Sudoeste do transporte coletivo. A previsão era de que a última etapa fosse iniciada em outubro deste ano; porém, por causa do adiamento das eleições municipais para novembro, nenhuma obra com recursos de convênios pode ser executada.
O investimento previsto é de R$ 12.585.239,82. Serão 1,1 quilômetro de drenagem e 5,5 quilômetros de recapeamento da via, a partir do Terminal Bandeirantes até a rotatória da Avenida Manoel da Costa Lima. A partir da rotatória, inicia-se o trecho em pista dupla, com faixa exclusiva de ônibus rente ao canteiro central, com estações de pré-embarque.
Dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. A Guia Lopes e a Brilhante passaram por instalação de sinalização horizontal e vertical, com instalação de semáforos novos.
Na Rua Brilhante serão instalados semáforos nos cruzamentos com as ruas Argemiro Fialho, Hermenegildo Pereira, Mário Quintanilha, Círiaco Maimone, Manoel Cavalcante Proença, Salim Maluf e Vicente Solari.
Na Rua Guia Lopes, deverão ser sinalizados os cruzamentos com a Rua Paissandu e a Avenida Salgado Filho. Já na Bandeirantes, os 3,8 quilômetros estão recapeados e a sinalização depende ainda de licitação. Segundo o secretário, o certame deve ser publicado “em breve”.
A obra de recapeamento do Corredor sudoeste foi iniciada em fevereiro de 2017, com o serviço na Brilhante.
Depois de pronto, os pontos que ocupam parte de uma faixa da via deixaram alguns motoristas irritados, porém, a ideia agradou aos pedestres.