Cidades

Cidades

São Paulo consegue vingar eliminação da Libertadores

São Paulo consegue vingar eliminação da Libertadores

Redação

06/09/2009 - 20h00
Continue lendo...

     

        Da redação

        Demorou 80 dias, mas o São Paulo enfim conseguiu "vingar" a eliminação sofrida nas quartas de final da Libertadores da América deste ano. No Estádio do Mineirão, onde o time paulista costuma se dar bem contra o rival, a equipe tricolor contou com jogadores que saíram do banco de reservas para virar o duelo para 2 a 1 na tarde deste domingo, bater o algoz Cruzeiro e alcançar a terceira posição do Campeonato Brasileiro.

        Em situação delicada durante a maior parte do jogo, quando foi dominado pelos mandantes, a equipe de Ricardo Gomes usou a estrela de dois atletas que começaram na reserva para voltar a festejar. Marlos e Borges entraram no decorrer do segundo tempo para minimizar os desfalques tricolores e selar a recuperação do time na competição, após duas partidas sem vitórias.

        Com a virada suada, os atuais tricampeões brasileiros sustentam a marca de cinco anos de invencibilidade sobre o Cruzeiro em Minas Gerais. A última vitória celeste sobre o São Paulo ocorreu em 23 de maio de 2004, no mesmo Mineirão. Desde então, foram seis triunfos do clube paulista e quatro empates. No entanto, a lembrança mais recente na cabeça dos paulistas era mesmo a eliminação deste ano, quando perdeu o primeiro jogo em Minas Gerais, por 2 a 1, e foi batida de novo no Morumbi, por 2 a 0.

        Agora, o São Paulo alcança 40 pontos, iguala a marca do Internacional, atual vice-líder e que ainda entra em campo neste domingo, e salta da quarta para a terceira posição, deixando para trás o Goiás. No entanto, permanece quatro atrás do primeiro colocado Palmeiras, desvantagem que tinha antes do início da rodada. Enquanto isso, o Cruzeiro estaciona nos 29 e fica cada vez mais distante do bloco de cima da tabela.

        Assim que a bola rolou no gramado do Mineirão, o São Paulo mostrou não sentir o fato de jogar longe de casa e teve mais posse de bola. Apesar do domínio do jogo, dava sinais claros que sentia as ausências dos organizadores Jorge Wagner e Hernanes e pouco criava. Desta forma, as melhores chances aconteceram mesmo do outro lado do campo, a favor do Cruzeiro.

        Na primeira grande oportunidade, Gilberto bateu falta com força e obrigou Rogério Ceni a fazer grande defesa no ângulo, aos 12min. Em seguida, foi a vez de Jonathan receber passe dentro da área e fazer o camisa um são-paulino se esticar para evitar a abertura do placar. No entanto, no último lance da etapa inicial, o ídolo tricolor nada pôde fazer para evitar a festa mineira.

        Aos 43min, aproveitando um erro na saída de bola dos paulistas, o Cruzeiro abriu o placar com Diego Renan, que recebeu passe de Gilberto e finalizou na saída de Ceni para estufar as redes. E na volta dos vestiários, os mandantes ampliaram a superioridade e quase marcaram aos 2min, primeiro com o mesmo autor do gol, e no rebote com Soares, que mandou para fora.

        Sem conseguir ampliar a vantagem, o Cruzeiro sofreu o castigo aos 16min. Três minutos depois de entrar em campo na vaga de Hugo, o jovem meia Marlos recebeu na esquerda, passou pela marcação mineira e finalizou com a perna esquerda para superar o goleiro Fábio. A nova igualdade no marcador fez com que o time de Adílson Batista se lançasse com maior frequência ao ataque e desse início à grande pressão.

        Mas quem voltou a festejar no Mineirão foi mesmo o São Paulo, em novo contra-ataque e mais um jogador que saiu da reserva. Aos 36min, três minutos depois de substituir Washington, Borges mostrou ter oportunismo para completar um cruzamento de Dagoberto e jogar para o fundo das redes do Cruzeiro, que ainda insistiu até o final, mas não evitou a derrota diante de seus torcedores. (informações do Terra)

Saída

Desembargador federal abandona ações da Lava Jato após punição do CNJ

Loraci Flores de Lima pegou uma suspensão de 60 dias

09/08/2026 20h00

Desembargador Loraci de Lima

Desembargador Loraci de Lima Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O desembargador Loraci Flores de Lima renunciou às ações da antiga Operação Lava Jato sob sua relatoria no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). Ele comunicou a decisão à Corte por meio de um despacho de cinco linhas após ser punido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por supostamente ter ignorado uma determinação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de paralisar processos criminais da Lava Jato. Loraci alega ‘incompatibilidade’ para continuar exercendo sua função jurisdicional nas ações.

O desembargador pegou uma suspensão de 60 dias - sanção, na prática, já cumprida porque havia ficado afastado durante 72 dias liminarmente, no curso do Processo Administrativo Disciplinar. Ele negou o descumprimento de ordem de Toffoli.

Loraci abdicou do acervo da Lava Jato a partir da ‘compreensão firmada pelo CNJ’. Sua decisão atende, segundo ele, o disposto no artigo 122 do Código de Processo Penal - norma que impõe ao magistrado afastamento espontâneo da causa em que haja impedimento ou incompatibilidade, sob pena de as partes contestarem sua permanência nos autos.

As ações que estavam sob a tutela do desembargador tiveram origem na 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, base da Lava Jato.

Recursos e apelações contra sentenças e decisões da 13.ª Vara chegaram ao TRF-4, que fica sediado em Porto Alegre e mantém jurisdição também no Paraná. O TRF-4 ficou, assim, conhecido como o Tribunal da Lava Jato.

A decisão do CNJ atingiu também um colega de Loraci, o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, do TRF-4, igualmente acusado de ignorar determinação de Toffol. Nos autos do Processo Administrativo Disciplinar, seus advogados negaram ‘descumprimento deliberado de decisões’. Segundo os advogados, a decisão foi tomada de forma colegiada e fundamentada.

Por decisão unânime, o Conselho Nacional de Justiça aplicou a pena de disponibilidade por 60 dias aos desembargadores federais Os conselheiros concluíram que Loraci e Thompson descumpriram ordem expressa de Toffoli para suspender ações penais relacionadas à Lava Jato. Nos últimos anos, o magistrado do STF tem proferido uma série de liminares para anular ou suspender os efeitos de provas, delações e atos judiciais da investigação, com base no entendimento de que houve parcialidade e conluio entre o então juiz Sérgio Moro, hoje senador, e procuradores do Ministério Público Federal.

O caso analisado pelo CNJ teve origem em uma decisão da 8.ª Turma do TRF4 sobre a atuação do então juiz da 13.ª Vara Federal de Curitiba Eduardo Appio, sucessor de Moro. Em setembro de 2023, os desembargadores declararam a suspeição de Appio em um processo. Eles ampliaram esse entendimento a todas as ações da operação conduzidas por Appio e anularam os atos praticados por ele.

Ao definir a punição dos desembargadores, o conselheiro relator Rodrigo Badaró afirmou que ‘não há prova conclusiva de incompatibilidade permanente com a magistratura’ e aplicou a sanção de disponibilidade por 60 dias. Como ambos já haviam ficado fora da Corte por 72 dias, a punição foi dada como integralmente cumprida.

 

Bem-estar animal

Atendimento veterinário gratuito será oferecido em bairro da Capital

Consultório Móvel da SUBEA disponibilizará consultas, vacinação e avaliação para castração

09/08/2026 17h31

Divulgação/Subea

Continue Lendo...

Moradores de Campo Grande poderão contar com atendimento veterinário gratuito para cães e gatos entre os dias 10 e 14 de agosto. Durante o período, o Consultório Móvel da Superintendência de Bem-Estar Animal (SUBEA) estará instalado na Praça do Jardim Carioca, na Rua Aracy de Almeida, em frente ao nº 548.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde animal e oferecer atendimento mais próximo às famílias que possuem cães e gatos. Entre os serviços disponibilizados estão consultas veterinárias, vacinação antirrábica, vermifugação, aplicação de carrapaticida e avaliação clínica necessária para o agendamento de castração.

Atendimento por ordem de chegada

Para organizar o atendimento, serão distribuídas diariamente 15 senhas para consultas clínicas e outras 15 senhas destinadas exclusivamente à avaliação para castração. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Para ser atendido, o responsável pelo animal deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência em Campo Grande e CadÚnico atualizado.

Serviço

Período: 10 a 14 de agosto, de segunda a sexta-feira
Local: Praça do Jardim Carioca – Rua Aracy de Almeida, em frente ao nº 548
Serviços: consultas clínicas, vacinação antirrábica, vermifugação, aplicação de carrapaticida e avaliação para castração.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).